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Ao construir uma notação usando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária acrescentou ao número principal três diferentes subdivisões padrão, que ela considerou pertinentes à obra, seguindo a ordem em que elas aparecem na tabela. O procedimento da profissional está
O sistema de classificação mais difundido nas bibliotecas é a Classificação Decimal de Dewey (CDD). Pode ser dividida em 10 classes e subdivididas, apresentando as subseções que vêm após um ponto. Assinale a alternativa INCORRETA:
Seguindo as instruções da Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário classificou o livro Comentários ao Código Eleitoral e à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, assuntos que, na obra, apresentam tratamento equivalente e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro, no número que aparece primeiro nas tabelas da CDD. A decisão do profissional está
Empregando a Classificação Decimal de Dewey para classificar um livro, um bibliotecário seguiu as seguintes etapas, na ordem em que aparecem:
I. Definição da forma
II. Definição do foco disciplinar
III. Definição do assunto
O procedimento do bibliotecário é
Utilizando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária classificou uma obra que trata, de maneira equivalente, do direito de família, do direito das coisas e do Estatuto da Criança e do Adolescente em direito das coisas, assunto que vem primeiro nas tabelas. Essa profissional fez a classificação de forma
Considere os dois agrupamentos abaixo relativos à Classificação Decimal Universal:
I. 351.82-036.5 − Regulamentação da indústria de plástico.
II. 347.133/.135 − Ação jurídica.
III. 341+377 − Direito internacional e ensino técnico.
a. Notação criada por síntese, une números não consecutivos para formar um conceito não indicado no sistema.
b. À notação principal foi adicionado o auxiliar comum de materiais, sendo aplicável a todas as classes e usado como sufixo.
c. Notação em que números consecutivos aparecem ligados para indicar um assunto amplo.
A correlação correta entre os agrupamentos é
Em relação à Classificação Decimal de Dewey, considere:
I. O sistema oferece dupla abordagem: algumas obras são agrupadas com base em seu assunto, enquanto outras são classificadas de acordo com a sua forma ou gênero.
II. As subdivisões padrão da Tabela 1 não se aplicam apenas a dicionários, enciclopédias e periódicos, mas representam também certos modos de tratamento, cobrindo aspectos teóricos ou históricos dos assuntos.
III. As subdivisões padrão não podem ser usadas a menos que o sistema assim o indique por meio de notas de instrução.
IV. Para aplicar as notações de áreas geográficas da Tabela 2, é necessário acrescentar ao número principal a subdivisão padrão -09 da Tabela 1. Contudo, nos casos em que houver instruções específicas, podem ser acrescentadas diretamente aos números das tabelas principais.
V. A ordem de citação relativa às tabelas auxiliares é bastante flexível, podendo ser adaptada às necessidades de cada biblioteca.
É correto o que se afirma APENAS em
Sobre a Classificação Decimal de Dewey, considere:
I. Nenhum princípio é mais fundamental para a CDD do que este: as partes da classificação são dispostas por assunto, e não por disciplina.
II. O primeiro algarismo de uma notação indica a classe principal. Os zeros são empregados para completar a notação até a extensão mínima obrigatória de três algarismos.
III. O terceiro algarismo de cada número de três dígitos indica a seção. Um ponto decimal é colocado após o terceiro algarismo, depois do qual prossegue a divisão por dez até o grau específico de classificação que se fizer necessário.
IV. Tudo o que é válido em relação às partes é válido também em relação ao todo: esse importante conceito é conhecido como força hierárquica.
V. Se dois assuntos receberem tratamento semelhante em uma obra e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, deve-se classificar a obra no assunto cujo número vier primeiro nas tabelas.
É correto o que se afirma APENAS em
A estrutura enumerativa da Classificação Decimal de Dewey serviu de base para o desenvolvimento da Classificação Decimal de Direito, cujo objetivo foi expandir e aprofundar a classe 340, adaptando-a ao ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, a CDDir incorporou uma série de recursos da Classificação Decimal Universal, incluindo o sistema notacional e alguns mecanismos de síntese.
A afirmativa acima está
De acordo com a 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey, as notas que indicam que a totalidade ou parte do conteúdo de um número foi deslocada para um número mais geral na mesma hierarquia, ou foi abandonada por completo são as notas:
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