Questões sobre Classificação Decimal de Dewey (CDD)

Lista completa de Questões sobre Classificação Decimal de Dewey (CDD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estrutura da CDD é concebida dentro de esquema hierárquico, em que as ideias e os conceitos são representados por:

  • A. esquemas isolados.
  • B. relações de interação e esquemas isolados.
  • C. relações de ambiguidade, de superposição.
  • D. relações de assimilação, de aproximação, de ambiguidade.
  • E. relações de coordenação, de subordinação e de superordenação.

Na Classificação Decimal de Dewey, os conceitos são representados de acordo com relações de coordenação, de subordinação e de superordenação. Em geral, as classes, em qualquer nível, são subordinadas à classe de nível imediatamente superior; coordenadas com uma ou mais classes de mesmo nível; e superordenadas a uma ou mais classes de nível inferior.

A afirmativa acima está

  • A.

    correta; trata-se do critério da especificidade, que determina o nível de precisão e a extensão dos assuntos.

  • B.

    correta; trata-se do mecanismo da decimalidade, que divide o universo em grandes classes.

  • C.

    correta; trata-se do princípio de hierarquia, expresso por meio da estrutura e da notação.

  • D.

    incorreta; trata-se do caráter analítico-sintético, desenvolvido pela Classificação Decimal Universal.

  • E.

    incorreta; trata-se de relações semânticas, aplicáveis apenas a linguagens documentárias como os tesauros.

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD):

I. A notação é expressa em algarismos arábicos e representa o significado da classe e a sua relação com outras classes. O primeiro dígito representa a classe principal, o segundo indica a divisão e o terceiro indica a seção.

II. A classe 000 é a mais geral, sendo usada para classificar obras não limitadas a uma disciplina específica, por exemplo, enciclopédias, jornais, periódicos gerais. Essa classe também é usada para disciplinas especializadas que tratam a informação de maneira geral, como ciência da computação, bibliografia, biblioteconomia e ciência da informação, jornalismo etc.

É correto afirmar:

  • A.

    A primeira está incorreta; a notação é um sistema de símbolos usado para descrever um assunto específico, independente da sua relação com outros assuntos.

  • B.

    Ambas estão incorretas; o segundo dígito indica a subclasse e o terceiro indica a divisão, e a disciplina ciência da computação aparece na classe 600 − Tecnologia.

  • C.

    A primeira está incompleta; além de algarismos arábicos, a notação utiliza letras e uma série de símbolos e sinais, como pontos, aspas e asteriscos, para compor notações complexas e cada vez mais específicas.

  • D.

    A segunda está incorreta; a classe 000 é destinada apenas a obras genéricas que tratam de vários assuntos ou aspectos a partir de diferentes pontos de vista.

  • E.

    Ambas estão corretas; a notação oferece uma linguagem universal para identificar as classes, e as classes 100 a 900 abrangem uma grande disciplina ou um grupo de disciplinas relacionadas entre si.

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

I. O princípio hierárquico do sistema significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para a parte também vale para o todo.

II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, em seguida, aplicá- lo à obra em classificação.

Pode-se afirmar que

  • A.

    ambas estão corretas; a hierarquia é expressa por meio da estrutura e da notação do sistema, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.

  • B.

    ambas estão incorretas; o princípio diz que tudo o que vale para o todo vale também para a parte e, ao localizar um número no índice, é preciso verificá-lo nas tabelas.

  • C.

    a primeira está incorreta; o princípio hierárquico significa que existe uma ordem de citação básica a ser seguida para se obter um mínimo de consistência na classificação.

  • D.

    a segunda está incorreta; o índice relativo foi incorporado por Dewey depois da criação do sistema, visando a facilitar a sua disseminação e utilização.

  • E.

    a segunda está incompleta; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página nas tabelas.

Tendo como modelo a classificação das ciências de Francis Bacon, a Classificação Decimal de Dewey possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais − gênero, espécie, matéria, espaço e tempo − e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.

A afirmativa acima está

  • A.

    incompleta, pois cada uma das dez classes principais consiste de dez subdivisões e estas, por sua vez, repartem-se indefinidamente.

  • B.

    incorreta, pois sabe-se que existem inúmeros temas interdisciplinares e ou transdisciplinares que dificilmente se encaixariam na divisão de Bacon.

  • C.

    correta, uma vez que o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, o que representou um grande avanço à época.

  • D.

    correta, embora esse modelo de organização de conhecimentos já não seja reconhecido atualmente por apresentar relações inconsistentes.

  • E.

    incorreta, porque as suas classes são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão.

Ao consultar uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em “borboletas” encontrou diferentes obras sobre o assunto, porém, em lugares distintos da coleção: uma obra sobre a vida das borboletas estava classificada em 595.789, enquanto uma outra abordando a criação de borboletas foi encontrada em 638.5789 e uma terceira que tratava das borboletas como um recurso natural foi localizada na classe de economia em 333.9557. Essa situação ocorreu porque a

  • A.

    classificação da coleção deve seguir as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um mesmo assunto.

  • B.

    biblioteca em questão usou diferentes edições da CDD, que sofreu uma série de alterações em suas tabelas, sem proceder às reclassificações necessárias.

  • C.

    falta de uma política de classificação para orientar a organização do acervo ocasionou a dispersão de um mesmo assunto em hierarquias distintas.

  • D.

    estrutura do sistema dá ênfase às facetas mais gerais dos assuntos, recurso que pode ser aplicado para evitar a multiplicação de uma mesma notação.

  • E.

    CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe, dependendo do seu contexto.

O sistema decimal de Dewey foi criado no século XIX para a organização de itens de acervos bibliográficos, sendo que sua atualização ocorre a cada 7(sete) anos. Tal sistema é considerado de classificação decimal porque

  • A.

    adota como princípio fundamental a divisibilidade do todo, que é o conhecimento, em dez partes, distribuídos em disciplinas e subdisciplinas.

  • B.

    adota números arábicos como notação, não permitindo que a divisão de conhecimentos ocorra mais que dez vezes.

  • C.

    enumera o conhecimento em dez classes, não permitindo o crescimento e a atualização dos ramos do conhecimento.

  • D.

    sua notação não permite menos que dez dígitos para representar um determinado assunto, existindo entre o terceiro e o quarto dígito um ponto decimal.

As tabelas do sistema CDD (Classificação Decimal de Dewey), oferecem os meios para representar os números complexos tão exatamente quanto possível. São usadas quando é necessário especificar aspectos de um assunto não expresso nos números opcionais dos esquemas. Faça a correspondência da 1ª coluna com a segunda.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    4, 3, 5, 1, 2.

  • B.

    1, 4, 3, 5, 2.

  • C.

    1, 4, 5, 2, 3.

  • D.

    3, 4, 1, 5, 2.

  • E.

    5, 4, 3, 1, 2.

A partir da 20ª Edição da Classificação Decimal de Dewey – CDD, o índice alfabético sofreu completa reforma, diminuindo muito o número de remissivas; permaneceram, porém, as remissivas cruzadas, nas quais adotou-se o recurso de elementos verbais, quase parentéticos, que contextualizam, com maior clareza, o termo a que se referem é chamado de

  • A.

    integradores.

  • B.

    dígitos de controle.

  • C.

    qualificadores.

  • D.

    termos combinatórios.

  • E.

    agrupamentos.

Na Classificação Decimal de Dewey, síntese é

  • A.

    o processo, operação ou recurso empregado para a formação de notações que representam assuntos compostos, ou aspectos de assunto para os quais não há números prontos nas tabelas.

  • B.

    a operação cujo objeto é separar os elementos compostos de uma notação, em elementos distintos.

  • C.

    o processo de apresentação, num todo coerente, de informações ou dados técnicos, já disponíveis sobre um assunto.

  • D.

    o recurso cujo objetivo é evitar, tanto quanto possível, as repetições ou discrepâncias na apresentação dos dados sobre os assuntos.

  • E.

    a recuperação e seleção de assuntos contidos em um documento, em função de critérios pré-determinados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...