Lista completa de Questões sobre Classificação Decimal de Dewey (CDD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estrutura da CDD é concebida dentro de esquema hierárquico, em que as ideias e os conceitos são representados por:
Na Classificação Decimal de Dewey, os conceitos são representados de acordo com relações de coordenação, de subordinação e de superordenação. Em geral, as classes, em qualquer nível, são subordinadas à classe de nível imediatamente superior; coordenadas com uma ou mais classes de mesmo nível; e superordenadas a uma ou mais classes de nível inferior.
A afirmativa acima está
correta; trata-se do critério da especificidade, que determina o nível de precisão e a extensão dos assuntos.
correta; trata-se do mecanismo da decimalidade, que divide o universo em grandes classes.
correta; trata-se do princípio de hierarquia, expresso por meio da estrutura e da notação.
incorreta; trata-se do caráter analítico-sintético, desenvolvido pela Classificação Decimal Universal.
incorreta; trata-se de relações semânticas, aplicáveis apenas a linguagens documentárias como os tesauros.
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD):
I. A notação é expressa em algarismos arábicos e representa o significado da classe e a sua relação com outras classes. O primeiro dígito representa a classe principal, o segundo indica a divisão e o terceiro indica a seção.
II. A classe 000 é a mais geral, sendo usada para classificar obras não limitadas a uma disciplina específica, por exemplo, enciclopédias, jornais, periódicos gerais. Essa classe também é usada para disciplinas especializadas que tratam a informação de maneira geral, como ciência da computação, bibliografia, biblioteconomia e ciência da informação, jornalismo etc.
É correto afirmar:
A primeira está incorreta; a notação é um sistema de símbolos usado para descrever um assunto específico, independente da sua relação com outros assuntos.
Ambas estão incorretas; o segundo dígito indica a subclasse e o terceiro indica a divisão, e a disciplina ciência da computação aparece na classe 600 − Tecnologia.
A primeira está incompleta; além de algarismos arábicos, a notação utiliza letras e uma série de símbolos e sinais, como pontos, aspas e asteriscos, para compor notações complexas e cada vez mais específicas.
A segunda está incorreta; a classe 000 é destinada apenas a obras genéricas que tratam de vários assuntos ou aspectos a partir de diferentes pontos de vista.
Ambas estão corretas; a notação oferece uma linguagem universal para identificar as classes, e as classes 100 a 900 abrangem uma grande disciplina ou um grupo de disciplinas relacionadas entre si.
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
I. O princípio hierárquico do sistema significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para a parte também vale para o todo.
II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, em seguida, aplicá- lo à obra em classificação.
Pode-se afirmar que
ambas estão corretas; a hierarquia é expressa por meio da estrutura e da notação do sistema, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.
ambas estão incorretas; o princípio diz que tudo o que vale para o todo vale também para a parte e, ao localizar um número no índice, é preciso verificá-lo nas tabelas.
a primeira está incorreta; o princípio hierárquico significa que existe uma ordem de citação básica a ser seguida para se obter um mínimo de consistência na classificação.
a segunda está incorreta; o índice relativo foi incorporado por Dewey depois da criação do sistema, visando a facilitar a sua disseminação e utilização.
a segunda está incompleta; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página nas tabelas.
Tendo como modelo a classificação das ciências de Francis Bacon, a Classificação Decimal de Dewey possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais − gênero, espécie, matéria, espaço e tempo − e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.
A afirmativa acima está
incompleta, pois cada uma das dez classes principais consiste de dez subdivisões e estas, por sua vez, repartem-se indefinidamente.
incorreta, pois sabe-se que existem inúmeros temas interdisciplinares e ou transdisciplinares que dificilmente se encaixariam na divisão de Bacon.
correta, uma vez que o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, o que representou um grande avanço à época.
correta, embora esse modelo de organização de conhecimentos já não seja reconhecido atualmente por apresentar relações inconsistentes.
incorreta, porque as suas classes são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão.
Ao consultar uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em borboletas encontrou diferentes obras sobre o assunto, porém, em lugares distintos da coleção: uma obra sobre a vida das borboletas estava classificada em 595.789, enquanto uma outra abordando a criação de borboletas foi encontrada em 638.5789 e uma terceira que tratava das borboletas como um recurso natural foi localizada na classe de economia em 333.9557. Essa situação ocorreu porque a
classificação da coleção deve seguir as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um mesmo assunto.
biblioteca em questão usou diferentes edições da CDD, que sofreu uma série de alterações em suas tabelas, sem proceder às reclassificações necessárias.
falta de uma política de classificação para orientar a organização do acervo ocasionou a dispersão de um mesmo assunto em hierarquias distintas.
estrutura do sistema dá ênfase às facetas mais gerais dos assuntos, recurso que pode ser aplicado para evitar a multiplicação de uma mesma notação.
CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe, dependendo do seu contexto.
Biblioteconomia - Classificação Decimal de Dewey (CDD) - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O sistema decimal de Dewey foi criado no século XIX para a organização de itens de acervos bibliográficos, sendo que sua atualização ocorre a cada 7(sete) anos. Tal sistema é considerado de classificação decimal porque
adota como princípio fundamental a divisibilidade do todo, que é o conhecimento, em dez partes, distribuídos em disciplinas e subdisciplinas.
adota números arábicos como notação, não permitindo que a divisão de conhecimentos ocorra mais que dez vezes.
enumera o conhecimento em dez classes, não permitindo o crescimento e a atualização dos ramos do conhecimento.
sua notação não permite menos que dez dígitos para representar um determinado assunto, existindo entre o terceiro e o quarto dígito um ponto decimal.
Biblioteconomia - Classificação Decimal de Dewey (CDD) - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
As tabelas do sistema CDD (Classificação Decimal de Dewey), oferecem os meios para representar os números complexos tão exatamente quanto possível. São usadas quando é necessário especificar aspectos de um assunto não expresso nos números opcionais dos esquemas. Faça a correspondência da 1ª coluna com a segunda.
A sequência CORRETA é:
4, 3, 5, 1, 2.
1, 4, 3, 5, 2.
1, 4, 5, 2, 3.
3, 4, 1, 5, 2.
5, 4, 3, 1, 2.
Biblioteconomia - Classificação Decimal de Dewey (CDD) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A partir da 20ª Edição da Classificação Decimal de Dewey CDD, o índice alfabético sofreu completa reforma, diminuindo muito o número de remissivas; permaneceram, porém, as remissivas cruzadas, nas quais adotou-se o recurso de elementos verbais, quase parentéticos, que contextualizam, com maior clareza, o termo a que se referem é chamado de
integradores.
dígitos de controle.
qualificadores.
termos combinatórios.
agrupamentos.
Biblioteconomia - Classificação Decimal de Dewey (CDD) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Na Classificação Decimal de Dewey, síntese é
o processo, operação ou recurso empregado para a formação de notações que representam assuntos compostos, ou aspectos de assunto para os quais não há números prontos nas tabelas.
a operação cujo objeto é separar os elementos compostos de uma notação, em elementos distintos.
o processo de apresentação, num todo coerente, de informações ou dados técnicos, já disponíveis sobre um assunto.
o recurso cujo objetivo é evitar, tanto quanto possível, as repetições ou discrepâncias na apresentação dos dados sobre os assuntos.
a recuperação e seleção de assuntos contidos em um documento, em função de critérios pré-determinados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...