Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Lista completa de Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. As tabelas principais contêm a classificação de assunto. Cada tabela representa uma classe dividida em subdivisões hierárquicas, que partem do geral para o particular.

II. As tabelas principais representam o aspecto sintético do sistema.

III. A notação é decimal, sendo que as tabelas principais contêm números que podem ser expandidos para alcançar especificidade dos assuntos.

IV. As tabelas auxiliares exprimem o caráter enumerativo do sistema, pois contêm as características recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a certos assuntos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares comuns podem ser empregados em qualquer lugar das tabelas principais, enquanto os auxiliares especiais assumem diferentes significados conforme o contexto em que se encontram.

A afirmativa acima está

  • A.

    correta; a ocorrência dos auxiliares especiais é bastante limitada no sistema, não podendo ser usados fora da classe em que vêm listados.

  • B.

    correta; os números auxiliares comuns podem ocorrer independentemente de um número principal ou precedê-lo na arrumação dos catálogos.

  • C.

    correta; com o objetivo de formar notações compostas, as tabelas auxiliares comuns e especiais são relacionadas apenas uma vez nas tabelas.

  • D.

    incorreta; os auxiliares comuns e especiais designam características repetitivas gerais que são aplicadas apenas onde indicado.

  • E.

    incorreta; as notações dos auxiliares especiais são empregadas com o mesmo significado em qualquer parte do sistema.

Na construção da notação 34:331 – Direito do trabalho, usando-se a Classificação Decimal Universal, foi utilizado o sinal de

  • A.

    divisão, em que a síntese entre dois ou mais números indica um conceito não existente na tabela.

  • B.

    divisão, em que a síntese entre dois ou mais números indica um conceito não existente na tabela.

  • C.

    coordenação, que liga dois ou mais números separados para indicar um assunto composto.

  • D.

    extensão, em que uma série de números da mesma classe forma um assunto mais amplo.

  • E.

    relação, em que o significado não muda mesmo que a ordem das classes for invertida.

A Classificação Decimal Universal é baseada na Classificação de Dewey, por isso, ambas são classificações basicamente enumerativas. Contudo, a CDU difere da CDD em certos aspectos, como nos casos

  • A.

    do conceito de relação e da divisão por assuntos.

  • B.

    dos mecanismos de síntese e da organização por disciplinas.

  • C.

    da inversão na ordem de citação e dos auxiliares especiais.

  • D.

    da linguagem universal e do sistema notacional.

  • E.

    das edições em vários idiomas e das subdivisões independentes.

A Classificação Decimal Universal utiliza um recurso chamado intercalação que permite ao classificador mudar a ordem de citação das facetas de acordo com a ênfase que deseja dar a um conjunto de obras. Por exemplo, esse recurso permite que

  • A.

    os auxiliares comuns dependentes possam assumir uma posição invertida com a notação principal.

  • B.

    as subdivisões auxiliares especiais com ponto zero sejam inseridas nas subdivisões diretas de uma classe ou subclasse.

  • C.

    os sinais de ordenação e de subgrupamento possam ser deslocados ao longo da notação principal ou auxiliar.

  • D.

    os sinais de coordenação e de extensão sejam empregados entre classes principais e entre subdivisões auxiliares independentes.

  • E.

    as subdivisões auxiliares de lugar e de tempo possam ser usadas como infixos em qualquer nível de um número principal.

Existe um dispositivo na Classificação Decimal Universal que consiste no uso de uma mesma notação para representar um determinado conceito em mais de um lugar das tabelas. A aplicação desse dispositivo, indicado pelo sinal ≅, resulta em uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos por uma mesma sequência de algarismos. Esse dispositivo é conhecido por

  • A.

    “subdividir como” e significa que o número que segue o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o antecede.

  • B.

    “remissiva ver também” e denota conceitos específicos e recorrentes no âmbito do conceito mais geral discriminado pelo sinal.

  • C.

    “hospitalidade” e possibilita a repetição de subdivisões sempre que o sinal está indicado sem alterar o valor original da sequência de notações.

  • D.

    “divisão paralela” e indica que o número que precede o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o segue.

  • E.

    “extensibilidade” e reproduz os números que aparecem após o sinal para recombinação ou síntese de conceitos em outra classe.

O avanço apresentado pela Classificação Decimal Universal em relação à Classificação Decimal de Dewey se deve, basicamente, a três fatores:

I. a possibilidade de representar assuntos complexos por meio de mecanismos de combinação;

II. a incorporação da análise por facetas;

III. a adoção do princípio da divisão do conhecimento em disciplinas.

O que consta em

  • A.

    I, II e III está correto; esses três fatores representaram importantes inovações e um grande diferencial no desenvolvimento da CDU frente à CDD.

  • B.

    I está incorreto; trata-se, na verdade, do aumento da capacidade de síntese, em que é possível relacionar assuntos que estão em classes diferentes.

  • C.

    II está incorreto; na realidade, a análise por facetas é um recurso utilizado por ambas as classificações em um nível bastante desenvolvido.

  • D.

    III está incorreto; de fato, as duas classificações são baseadas em disciplinas, as quais correspondem aos grandes ramos do conhecimento.

  • E.

    I, II e III está incorreto; o avanço da CDU se deu graças à criação dos auxiliares especiais, do mecanismo de inversão e do conceito de relação.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. Os auxiliares comuns assumem significados diversos dentro das tabelas principais, conforme o contexto em que aparecem.

II. As subdivisões auxiliares comuns dividem-se em dependentes e independentes. Os independentes são assim chamados porque podem ser empregados sozinhos para formar um número de classificação para um documento.

III. Os auxiliares comuns e especiais são usados para construir números de classificação compostos. Esses números são sempre construídos por meio da síntese de elementos de mais de um lugar das tabelas.

IV. Os auxiliares com função de coordenação, extensão, relação e ordenação podem ser empregados com qualquer número das tabelas e até mesmo em inversão com a notação principal, tomando a posição de primeiro ponto de acesso ao conteúdo dos documentos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Na Classificação Decimal Universal, as tabelas principais contêm a classificação de assuntos e representam o aspecto sintético do sistema. Por sua vez, as tabelas auxiliares comportam as características comuns e recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a determinados assuntos. A afirmativa acima está

  • A.

    incorreta; as tabelas auxiliares só podem ser aplicadas a determinados assuntos.

  • B.

    incorreta; as tabelas principais expressam o aspecto enumerativo do sistema.

  • C.

    incorreta; as tabelas auxiliares comportam a estrutura notacional do sistema.

  • D.

    correta; as tabelas auxiliares representam diversas facetas do conhecimento.

  • E.

    correta; as tabelas principais são baseadas na classificação decimal de Dewey.

A biblioteca de um tribunal que adota a Classificação Decimal Universal pretende organizar a sua coleção de dicionários especializados de acordo com o idioma das obras. A solução para o problema é

  • A.

    optar pela classe 030 para obras de referência seguida dos auxiliares de língua.

  • B.

    justapor à notação de assunto as subdivisões de língua seguidas das subdivisões de forma.

  • C.

    dar prioridade à notação de forma para dicionários na composição do número de classificação.

  • D.

    acrescentar ao número do assunto as subdivisões de forma seguidas das subdivisões de língua.

  • E.

    utilizar os auxiliares comuns de língua como primeiro ponto de acesso da notação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...