Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A distinção entre instituições de ensino superior, estabelecida pelo Ministério da Educação, reflete também em diferentes tipos de bibliotecas universitárias, as quais devem ter critérios específicos de avaliação. Acerca de bibliotecas universitárias e da avaliação de seus serviços, julgue os itens de 70 a 75.
As bibliotecas de universidades devem atuar no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; as de centros universitários devem privilegiar a prestação de serviços orientados às atividades de ensino de excelência.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A distinção entre instituições de ensino superior, estabelecida pelo Ministério da Educação, reflete também em diferentes tipos de bibliotecas universitárias, as quais devem ter critérios específicos de avaliação. Acerca de bibliotecas universitárias e da avaliação de seus serviços, julgue os itens de 70 a 75.
Considerando um enfoque sistêmico, a biblioteca universitária é um microssistema de informação, parte do macrossistema acadêmico, a universidade, no qual a geração de conhecimentos é o objeto.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A distinção entre instituições de ensino superior, estabelecida pelo Ministério da Educação, reflete também em diferentes tipos de bibliotecas universitárias, as quais devem ter critérios específicos de avaliação. Acerca de bibliotecas universitárias e da avaliação de seus serviços, julgue os itens de 70 a 75.
Considerando a permanente mudança dos formatos documentários para registro do conhecimento e seu modo de acesso, a biblioteca universitária deixa de cumprir a função de armazenamento do conhecimento gerado pela universidade e passa a dedicar-se à organização e acesso ao conhecimento.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Ao estabelecer critérios de avaliação de serviços e produtos, o bibliotecário poderá relevar o conjunto de características ou especificações, dentro de uma unidade de informação, que definam a capacidade de atender a necessidades implícitas ou explícitas. Nesse caso, o critério escolhido será o de
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A distinção entre instituições de ensino superior, estabelecida pelo Ministério da Educação, reflete também em diferentes tipos de bibliotecas universitárias, as quais devem ter critérios específicos de avaliação. Acerca de bibliotecas universitárias e da avaliação de seus serviços, julgue os itens de 70 a 75.
Padrões quantitativos com base no tamanho do acervo não se adaptam à avaliação da qualidade das bibliotecas universitárias. Dessa maneira, a taxa de crescimento anual do acervo é uma medida que não deve ser aplicada na avaliação dessas bibliotecas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A distinção entre instituições de ensino superior, estabelecida pelo Ministério da Educação, reflete também em diferentes tipos de bibliotecas universitárias, as quais devem ter critérios específicos de avaliação. Acerca de bibliotecas universitárias e da avaliação de seus serviços, julgue os itens de 70 a 75.
O SERVQUAL é um modelo de avaliação de serviços que adota um conjunto de dimensões fundamentais para qualidade, tais como confiabilidade, receptividade, segurança, empatia e tangibilidade.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à gestão da qualidade de unidades de informação, julgue os itens a seguir.
Em bibliotecas universitárias, a satisfação do cliente é a finalidade principal da aplicação da metodologia conhecida como 5S, que se refere aos conceitos de utilização, de tempo certo, de autodetecção, de melhoria contínua e de disciplina.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Estabelecimento de políticas, tomada de decisão e controle e avaliação constituem funções da administração que necessitam estar articuladas de forma sistêmica. Acerca dessas funções em bibliotecas, julgue os itens de 54 a 57.
Os objetivos de uma biblioteca provêm, sobretudo, de suas relações externas. Por outro lado, as medidas administrativas necessárias à realização dos objetivos dependem das relações internas à própria biblioteca e de sua relação com a entidade que a mantém.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses estudos, julgue os itens de 63 a 67.
A comunidade de uma biblioteca especializada é restrita aos usuários reais que a utilizam. As demandas desses usuários orientam o planejamento bibliotecário e o desenvolvimento de coleções.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a análise documentária e representação da informação, julgue os itens a seguir.
Em uma biblioteca especializada, em que é necessária a adoção de uma política de indexação mais exaustiva, a quantidade de documentos que são indexados sob determinado termo diminui na medida em que a base de dados cresce de tamanho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...