Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O setor responsável por atender o usuário, constituindo-se no cartão de visitas da biblioteca. É o primeiro contato do usuário com a biblioteca. Denomina-se:

  • A. Referência.
  • B. Circulação.
  • C. Tratamento técnico.
  • D. Catalogação.
  • E. Atendimento/recepção.

No âmbito nacional, toda biblioteca pública deve estar registrada no(a):

  • A. Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
  • B. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).
  • C. Arquivo Nacional.
  • D. Agência Brasileira do ISBN.
  • E. Federação Internacional de Associações de Bibliotecários (IFLA).

Considere as duas definições abaixo, relacionadas à qualidade de um serviço.

I. Qualidade prevista ou esperada: nasce da combinação de necessidades, interesses, elementos adquiridos de conhecimento sobre a estrutura que oferece o serviço; é fruto de um processo de transformação de expectativas genéricas em expectativas específicas.

II. Qualidade percebida: é aquilo que o cliente “sente” haver recebido da experiência do serviço sobre a satisfação de suas exigências e suas prioridades.

Tendo em vista essas definições, quando a qualidade prevista é menor que a qualidade percebida, o resultado é

  • A. satisfação.
  • B. grande satisfação.
  • C. insatisfação.
  • D. grande insatisfação.
  • E. indiferença.

Quanto à avaliação, é correto afirmar que

  • A. a comparação é um elemento marginal ao processo.
  • B. o grau de detalhamento pretendido é irrelevante na determinação do nível de avaliação.
  • C. ela deve fazer parte integrante do processo de gestão.
  • D. a eficácia de uma biblioteca deve ser medida em função de seus usuários.
  • E. os limites impostos pelos recursos disponíveis não a afetam.

Em relação aos projetos em bibliotecas, é correto afirmar que

  • A. seus objetivos devem propor aspectos de valores que contribuam para exaltar a presença e a função da biblioteca dentro da sociedade à qual oferece seus serviços.
  • B. conseguir os recursos para financiamento é tarefa da administração superior e os bibliotecários só devem envolver-se nela quando isto lhes for expressamente solicitado.
  • C. quanto mais pessoas estiverem engajadas na equipe de um projeto, maior é a probabilidade dela ser coesa e do projeto ser bem sucedido.
  • D. mais que processos de aprendizagem e formação, a introdução da gestão por projetos em bibliotecas pressupõe a presença de processos de trabalho bem definidos e controlados.
  • E. existe nas bibliotecas, a nível institucional em um primeiro momento e a nível organizacional depois, uma clara opção a favor de metodologias e de instrumentos de gestão que possam assegurar aos projetos validez e eficácia estratégica e de resultado.

Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.

I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.

II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.

III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.

IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, devendo ser feita por especialistas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. III e IV.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.

I. Dever em relação à classe.

II. Dever em relação aos colegas.

III. Dever em relação aos usuários e clientes.

a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.

b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

c. Acatar a legislação profissional vigente

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A. Ia; IIb; IIIc.
  • B. Ic; IIa; IIIb.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ic; IIb; IIIa.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

A complexidade das unidades de informação impõe ao bibliotecário gestor a compreensão de funções gerenciais interdependentes e necessárias para que a unidade subsista, cumprindo objetivos e conquistando metas planejadas. Nesse contexto, a função gerencial de planejamento numa unidade de informação implica:

  • A. a tomada de decisão sobre a competência de determinados trabalhos;
  • B. a execução do trabalho, propriamente dito;
  • C. o acompanhamento do trabalho, para que seja feito como planejado;
  • D. o alcance de determinada situação, de modo mais eficiente e efetivo;
  • E. a análise e o diagnóstico das potencialidades existentes.

As políticas de unidades de informação, tais como a política de formação e desenvolvimento de coleções e a política de preservação, constituem instrumentos de planejamento que:

  • A. orientam a tomada de decisão e a ação, definindo linhas mestras e dando estabilidade à organização;
  • B. estabelecem métodos rotineiros de execução de atividades e o modo exato de sua realização;
  • C. quantificam os objetivos, que devem ser expressos com clareza, em termos de resultados a alcançar;
  • D. consistem numa situação futura esperada ou que se pretende atingir, para a concretização da missão institucional;
  • E. consistem numa situação futura esperada ou que se pretende atingir, para a concretização da missão institucional;

No que se refere à organização e à administração de bibliotecas, julgue os itens seguintes. Publicações, sítio da unidade de informação, cursos e projetos são considerados produtos da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...