Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O setor responsável por atender o usuário, constituindo-se no cartão de visitas da biblioteca. É o primeiro contato do usuário com a biblioteca. Denomina-se:
No âmbito nacional, toda biblioteca pública deve estar registrada no(a):
Considere as duas definições abaixo, relacionadas à qualidade de um serviço.
I. Qualidade prevista ou esperada: nasce da combinação de necessidades, interesses, elementos adquiridos de conhecimento sobre a estrutura que oferece o serviço; é fruto de um processo de transformação de expectativas genéricas em expectativas específicas.
II. Qualidade percebida: é aquilo que o cliente sente haver recebido da experiência do serviço sobre a satisfação de suas exigências e suas prioridades.
Tendo em vista essas definições, quando a qualidade prevista é menor que a qualidade percebida, o resultado é
Quanto à avaliação, é correto afirmar que
Em relação aos projetos em bibliotecas, é correto afirmar que
Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.
I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.
II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.
III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.
IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, devendo ser feita por especialistas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.
I. Dever em relação à classe.
II. Dever em relação aos colegas.
III. Dever em relação aos usuários e clientes.
a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.
c. Acatar a legislação profissional vigente
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é
A complexidade das unidades de informação impõe ao bibliotecário gestor a compreensão de funções gerenciais interdependentes e necessárias para que a unidade subsista, cumprindo objetivos e conquistando metas planejadas. Nesse contexto, a função gerencial de planejamento numa unidade de informação implica:
As políticas de unidades de informação, tais como a política de formação e desenvolvimento de coleções e a política de preservação, constituem instrumentos de planejamento que:
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere à organização e à administração de bibliotecas, julgue os itens seguintes. Publicações, sítio da unidade de informação, cursos e projetos são considerados produtos da biblioteca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...