Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
No sistema de Classificação Decimal Dewey (CDD) a repetição freqüente de esquemas-padrão, principalmente nas Tabelas Auxiliares, visando fixar na memória a estrutura do sistema e também detalhes menores é:
A linguagem documentária tem sua importância aumentada atualmente, quando é preciso contar com mecanismos que desempenhem o papel de filtros para a recuperação da informação, considerando o enorme volume de dados e conhecimentos disponíveis na Internet. Entretanto, para exercer esse papel, a linguagem documentária
Se nenhum lugar de publicação, distribuição etc., provável ou não, puder ser determinado, na catalogação de um item, deve-se registrar a abreviatura s.l. (sine loco) ou seu equivalente em alfabeto não-latino. Essa recomendação aplica-se a vários tipos de itens, com a exceção de:
Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos essenciais na referência de artigos de periódicos, ordenados corretamente, de acordo com a NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT.
Autor(es), título do artigo, subtítulo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, data ou intervalo de publicaç
Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
Autor(es), data ou intervalo de publicação, título do artigo, subtítulo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
Autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, data ou intervalo de publicação.
Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
De acordo com o estabelecido na norma que dispõe sobre a numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003, da ABNT), é correto afirmar que:
o indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na seqüência do assunto e separado por qualquer sinal gráfico.
deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.
o título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por espaços.
quando for necessário enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possua título, esta deve ser subdividida em nova numeração.
são empregados algarismos romanos e arábicos na numeração.
Assinale a referência correta, segundo os padrões da NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT:
ALBAGLI, S. <strong<Novos espaços de regulação na era da informação e do conhecimento. In: LASTRES, H.M.M.; ALBAGLI, S. (Coord.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
BARROSO, A. & GOMES, E. Tentando entender a gestão do conhecimento. In: Revista de Administração Pública, v. 33, n. 2, mar./abr. 1999, p. 147-170. Disponível em:
SANTOS, Gildenir Carolino; Passos, Rosemary. O papel das bibliotecas e dos bibliotecários às portas do século XXI: considerações sobre a convivência da informação impressa, virtual e digital. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Santa Catarina. Santa Catarina: [s.n.], 2000. Disponível em:
ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 3, p. 14-24, set./dez. 2000.
NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão e escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção aprender e ensinar com textos, v. 11). 215 p.
Dentre as afirmativas abaixo, com relação à apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002, da ABNT), apenas uma está correta. Assinale-a.
As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.
Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) segue a indicação da data.
Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se os prenomes por extenso.
As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, ordenadas cronologicamente.
A enumeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, seqüencialmente, do início ao fim do texto.
Na elaboração do tesauro, quando a obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto, mediante a formação de comitês para discussão acerca dos termos que irão compor sua estrutura, foi usado o processo:
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O formato de catalogação legível por máquina que prevê que os parágrafos se apliquem a todos os tipos de material, incluindo gravação sonora, programas de computador, mapas e outros tipos de materiais não convencionais, ao invés de usar outros grupos de marcação para cada tipo de publicação é o:
CALCO;
MARC
MARC I;
MARC 21;
LC.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Para a elaboração da referência de teses, dissertações, trabalho de conclusão de curso etc., segundo a NBR 6023- Informação e documentação- Referências Elaboração, o procedimento correto é:
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986;
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986;
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 102p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) São Paulo: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,1986;
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo;
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102p. Dissertação (Ciências Sociais) São Paulo: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...