Questões sobre Organização e tratamento da informação

Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No sistema de Classificação Decimal Dewey (CDD) a repetição freqüente de esquemas-padrão, principalmente nas Tabelas Auxiliares, visando fixar na memória a estrutura do sistema e também detalhes menores é:

  • A. Síntese.
  • B. Ordem de Citação.
  • C. Índice Relativo.
  • D. Hierarquia.
  • E. Recursos Mnemônicos

A linguagem documentária tem sua importância aumentada atualmente, quando é preciso contar com mecanismos que desempenhem o papel de filtros para a recuperação da informação, considerando o enorme volume de dados e conhecimentos disponíveis na Internet. Entretanto, para exercer esse papel, a linguagem documentária

  • A. deve usar a linguagem natural para não comprometer a comunicação.
  • B. é ineficaz, pois seus recursos, como a indexação, estão ultrapassados.
  • C. não pode ser formulada de modo aleatório.
  • D. não produz os resultados esperados em ambientes informacionais.
  • E. precisa ser totalmente redimensionada.

Se nenhum lugar de publicação, distribuição etc., provável ou não, puder ser determinado, na catalogação de um item, deve-se registrar a abreviatura s.l. (sine loco) ou seu equivalente em alfabeto não-latino. Essa recomendação aplica-se a vários tipos de itens, com a exceção de:

  • A. gravações de som.
  • B. gravações de vídeo.
  • C. publicações seriadas.
  • D. materiais cartográficos.
  • E. manuscritos.

Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos essenciais na referência de artigos de periódicos, ordenados corretamente, de acordo com a NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT.

  • A.

    Autor(es), título do artigo, subtítulo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, data ou intervalo de publicaç

  • B.

    Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.

  • C.

    Autor(es), data ou intervalo de publicação, título do artigo, subtítulo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.

  • D.

    Autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, data ou intervalo de publicação.

  • E.

    Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.

De acordo com o estabelecido na norma que dispõe sobre a numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003, da ABNT), é correto afirmar que:

  • A.

    o indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na seqüência do assunto e separado por qualquer sinal gráfico.

  • B.

    deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.

  • C.

    o título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por espaços.

  • D.

    quando for necessário enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possua título, esta deve ser subdividida em nova numeração.

  • E.

    são empregados algarismos romanos e arábicos na numeração.

Assinale a referência correta, segundo os padrões da NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT:

  • A.

    ALBAGLI, S. <strong<Novos espaços de regulação na era da informação e do conhecimento. In: LASTRES, H.M.M.; ALBAGLI, S. (Coord.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

  • B.

    BARROSO, A. & GOMES, E. Tentando entender a gestão do conhecimento. In: Revista de Administração Pública, v. 33, n. 2, mar./abr. 1999, p. 147-170. Disponível em: Acesso em: 20 dez. 2005.

  • C.

    SANTOS, Gildenir Carolino; Passos, Rosemary. O papel das bibliotecas e dos bibliotecários às portas do século XXI: considerações sobre a convivência da informação impressa, virtual e digital. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Santa Catarina. Santa Catarina: [s.n.], 2000. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2005.

  • D.

    ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 3, p. 14-24, set./dez. 2000.

  • E.

    NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão e escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção aprender e ensinar com textos, v. 11). 215 p.

Dentre as afirmativas abaixo, com relação à apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002, da ABNT), apenas uma está correta. Assinale-a.

  • A.

    As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.

  • B.

    Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) segue a indicação da data.

  • C.

    Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se os prenomes por extenso.

  • D.

    As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, ordenadas cronologicamente.

  • E.

    A enumeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, seqüencialmente, do início ao fim do texto.

Na elaboração do tesauro, quando a obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto, mediante a formação de comitês para discussão acerca dos termos que irão compor sua estrutura, foi usado o processo:

  • A. indutivo.
  • B. conceitual.
  • C. empírico.
  • D. estalagmite.
  • E. analítico.

O formato de catalogação legível por máquina que prevê que os parágrafos se apliquem a todos os tipos de material, incluindo gravação sonora, programas de computador, mapas e outros tipos de materiais não convencionais, ao invés de usar outros grupos de marcação para cada tipo de publicação é o:

  • A.

    CALCO;

  • B.

    MARC

  • C.

    MARC I;

  • D.

    MARC 21;

  • E.

    LC.

Para a elaboração da referência de teses, dissertações, trabalho de conclusão de curso etc., segundo a NBR 6023- Informação e documentação- Referências – Elaboração, o procedimento correto é:

  • A.

    ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986;

  • B.

    ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986;

  • C.

    ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 102p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – São Paulo: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,1986;

  • D.

    ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo;

  • E.

    ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102p. Dissertação (Ciências Sociais) – São Paulo: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...