Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
De acordo com a NBR6027 Informação e documentação - sumário apresentação, a definição de sumário é:
enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede;
lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto;
lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto;
lista de palavras representativas do conteúdo do documento, escolhidas, preferentemente, em vocabulário controlado;
lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
A NBR 6028, Informação e documentação resumo apresentação, define que o resumo que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa dispensar a consulta ao original, é o:
indicativo;
telegráfico;
conclusivo;
crítico;
informativo.
Conjunto de procedimentos utilizados para exprimir o conteúdo dos documentos com objetivo de facilitar sua localização ou consulta define
a representação descritiva.
a análise documentária.
a referência bibliográfica.
o resumo informativo.
o processamento técnico.
As linguagens documentárias são conjuntos de termos utilizados para representar conteúdos de documentos. Podem ser classificadas, quanto à ordenação dos conceitos, em
verticais e horizontais.
sistemáticas e sintáticas.
livres e fechadas.
essenciais e relacionais.
pré e pós-coordenadas.
Ao indexar um documento sobre sindicatos no Mato Grosso do Sul, o bibliotecário poderia representar esse conteúdo de três formas:
combinatória.
pós-coordenada.
alfabética.
pré-coordenada.
estruturada.
De modo geral, as listas de cabeçalhos de assunto são organizadas alfabeticamente, indicando termos preferenciais e não preferenciais. Os usuários são remetidos dos assuntos gerais para os mais específicos e vice-versa, por meio da expressão
TG, empregada para remeter aos termos genéricos.
ver, utilizada também para enviar termos não adotados para os adotados.
ver também, usada ainda para relações associativas.
TR, aplicada para determinar todos os termos relacionados.
UP, utilizada para indicar relações de equivalência.
Nos sistemas de classificação bibliográfica, como a CDU, predominam
a articulação léxica e a codificação numérica.
as estruturas flexíveis para a análise de assuntos.
as associações livres entre assuntos multidisciplinares.
a interdisciplinaridade e a remissão unívoca a conceitos.
as relações de subordinação entre os termos.
A Classificação Decimal Universal (CDU) é considerada uma expansão da Classificação de Dewey, porém detalhando as subdivisões dos assuntos e alterando a notação que
foi construída a partir das perspectivas lingüística e interdisciplinar.
passou a incorporar sinais gráficos para descrever assuntos compostos.
proporcionou um grau maior de expressividade a assuntos específicos.
incluiu relações lógicas e coerentes entre assuntos e sua representação.
introduziu aspectos mais técnicos e ideológicos no processo de análise.
Para a montagem da notação, a CDU sugere uma seqüência em que os números de classificação deverão ser citados – a ordem de citação, que consiste basicamente: Número principal (classes 0 a 9); Auxiliares especiais (ponto zero; hífen; apóstrofo); seguidos nessa ordem dos Auxiliares comuns:
tempo, forma, língua, ponto de vista, lugar e raça.
raça, tempo, ponto de vista, lugar, língua e forma.
lugar, raça, tempo, forma, língua e ponto de vista.
ponto de vista, lugar, raça, tempo, forma e língua.
forma, língua, ponto de vista, lugar, raça e tempo.
Atenção: Considere a ficha abaixo para responder às questões de números 32 e 33
No AACR2, a descrição bibliográfica está dividida em oito áreas. Os elementos em negrito dizem respeito à área dedetalhes do tipo de publicação.
indicação de responsabilidade.
descrição da edição.
notas e observações.
modalidades de autoridade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...