Questões sobre Organização e tratamento da informação

Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a NBR6027 – Informação e documentação - sumário – apresentação, a definição de sumário é:

  • A.

    enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede;

  • B.

    lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto;

  • C.

    lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto;

  • D.

    lista de palavras representativas do conteúdo do documento, escolhidas, preferentemente, em vocabulário controlado;

  • E.

    lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

A NBR 6028, Informação e documentação – resumo – apresentação, define que o resumo que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa dispensar a consulta ao original, é o:

  • A.

    indicativo;

  • B.

    telegráfico;

  • C.

    conclusivo;

  • D.

    crítico;

  • E.

    informativo.

Conjunto de procedimentos utilizados para exprimir o conteúdo dos documentos com objetivo de facilitar sua localização ou consulta define

  • A.

    a representação descritiva.

  • B.

    a análise documentária.

  • C.

    a referência bibliográfica.

  • D.

    o resumo informativo.

  • E.

    o processamento técnico.

As linguagens documentárias são conjuntos de termos utilizados para representar conteúdos de documentos. Podem ser classificadas, quanto à ordenação dos conceitos, em

  • A.

    verticais e horizontais.

  • B.

    sistemáticas e sintáticas.

  • C.

    livres e fechadas.

  • D.

    essenciais e relacionais.

  • E.

    pré e pós-coordenadas.

Ao indexar um documento sobre sindicatos no Mato Grosso do Sul, o bibliotecário poderia representar esse conteúdo de três formas:

 

  • A.

    combinatória.

  • B.

    pós-coordenada.

  • C.

    alfabética.

  • D.

    pré-coordenada.

  • E.

    estruturada.

De modo geral, as listas de cabeçalhos de assunto são organizadas alfabeticamente, indicando termos preferenciais e não preferenciais. Os usuários são remetidos dos assuntos gerais para os mais específicos e vice-versa, por meio da expressão

  • A.

    TG, empregada para remeter aos termos genéricos.

  • B.

    ver, utilizada também para enviar termos não adotados para os adotados.

  • C.

    ver também, usada ainda para relações associativas.

  • D.

    TR, aplicada para determinar todos os termos relacionados.

  • E.

    UP, utilizada para indicar relações de equivalência.

Nos sistemas de classificação bibliográfica, como a CDU, predominam

  • A.

    a articulação léxica e a codificação numérica.

  • B.

    as estruturas flexíveis para a análise de assuntos.

  • C.

    as associações livres entre assuntos multidisciplinares.

  • D.

    a interdisciplinaridade e a remissão unívoca a conceitos.

  • E.

    as relações de subordinação entre os termos.

A Classificação Decimal Universal (CDU) é considerada uma expansão da Classificação de Dewey, porém detalhando as subdivisões dos assuntos e alterando a notação que

  • A.

    foi construída a partir das perspectivas lingüística e interdisciplinar.

  • B.

    passou a incorporar sinais gráficos para descrever assuntos compostos.

  • C.

    proporcionou um grau maior de expressividade a assuntos específicos.

  • D.

    incluiu relações lógicas e coerentes entre assuntos e sua representação.

  • E.

    introduziu aspectos mais técnicos e ideológicos no processo de análise.

Para a montagem da notação, a CDU sugere uma seqüência em que os números de classificação deverão ser citados – a ordem de citação, que consiste basicamente: Número principal (classes 0 a 9); Auxiliares especiais (ponto zero; hífen; apóstrofo); seguidos nessa ordem dos Auxiliares comuns:

  • A.

    tempo, forma, língua, ponto de vista, lugar e raça.

  • B.

    raça, tempo, ponto de vista, lugar, língua e forma.

  • C.

    lugar, raça, tempo, forma, língua e ponto de vista.

  • D.

    ponto de vista, lugar, raça, tempo, forma e língua.

  • E.

    forma, língua, ponto de vista, lugar, raça e tempo.

Atenção: Considere a ficha abaixo para responder às questões de números 32 e 33

No AACR2, a descrição bibliográfica está dividida em oito áreas. Os elementos em negrito dizem respeito à área de

  • A.

    detalhes do tipo de publicação.

  • B.

    indicação de responsabilidade.

  • C.

    descrição da edição.

  • D.

    notas e observações.

  • E.

    modalidades de autoridade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...