Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca de conceitos e tipologias da informação, fundamentos da ciência da informação no contexto da sociedade atual e conceitos de biblioteconomia, arquivologia e museologia.
O coração, por meio de seus músculos e cartilagens, consegue bombear o sangue a pressões suficientes para que chegue a artérias distantes
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, quanto à organização e tratamento da informação, ao controle bibliográfico dos registros do conhecimento e à catalogação.
A relação entre informação e conhecimento pode ser observada a partir de três aspectos: enquanto o conhecimento é atomizado e fragmentado, a informação é estruturada e coerente; enquanto o conhecimento é transitório, a informação é significativamente duradoura; enquanto o conhecimento é um fluxo de mensagens, a informação é um estoque de conhecimentos.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, que se referem à representação do conhecimento.
Uma classificação documentária é dita enumerativa quando identifica características de assuntos, os quais são decompostos visando uma síntese.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à formação, ao mercado de trabalho, à legislação e ética profissional do moderno profissional da informação, o bibliotecário, julgue os itens a seguir.
Atualmente, são apontados oito grandes campos de trabalho associados à transferência da informação ou à geração do conhecimento, em razão do número de profissionais que emprega. São eles: o computador, o apoio administrativo, a biblioteca, os serviços de informação, o ensino e o treinamento, os responsáveis por publicações nos campos da pesquisa, o campo das finanças e o do técnico.
A Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos de uma organização. Resumidamente, pode-se entender que segundo Nonaka & Takeuchi (1997) o conhecimento pode ser de duas formas, tácito e explícito, e que transitar de um tipo a outro pode se dar por 4 diferentes processos, conforme o diagrama:
Analisando esse diagrama, pode-se afirmar que
conhecimento tácito é aquele que está declarado, explicado, e conhecimento explícito é aquele que não pode ser exteriorizado por palavras. Assim, o conhecimento tácito nos leva a entender o chamado know-how, ou a maneira como pessoas especiais fazem coisas diferentes.
o processo que transfere o conhecimento tácito de uma pessoa para conhecimento tácito em outra pessoa é conhecido como combinação. É o processo que gera conhecimento compartilhado.
externalização é uma forma de conversão que envolve diferentes conjuntos de conhecimento explícito controlado por indivíduos, e os mecanismos de troca podem ser reuniões, conversas entre indivíduos, conversas pessoais ou através de sistemas computacionais.
processo de internalização pode ser encontrado em grupos de discussão de Web sites, em que profissionais tentam traduzir suas experiências para diversos públicos.
socialização é o processo de transferência do conhecimento tácito de uma pessoa para criá-lo em outra. É basicamente experimental, um processo entre indivíduos, ativo que envolve a captura de conhecimento por meio da interação, da troca de experiências, resultando em aquisição de habilidades e modelos mentais comuns.
Um dos modelos existentes para sistematizar o processo de busca de informação (PBI) é o modelo de Carol Kuhlthau, que considera este uma atividade construtivista do usuário para encontrar significado a partir da informação, na qual ele se insere para ampliar seus conhecimentos sobre determinado problema ou assunto. A compreensão desse processo (PBI) exige análise sob 3 focos:
Gerencial (procedimentos de trabalho), Tecnológico (software e hardware) e Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema).
Tecnológico (ferramentas utilizadas pelo sistema), Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema) e Organizacional (sistema de recuperação da informação).
Organizacional (sistema de recuperação de informação), Conteúdo (sistema de processamento técnico do material) e Educacional (treinamento recebido pelo usuário).
Físico (ações realmente executadas), Afetivo (sentimentos experimentados durante o processo de busca) e Cognitivo (idéias relacionadas tanto ao processo de busca quanto ao conteúdo).
Físico (identificação do repertório de experiências e de conhecimento já adquirido pelo usuário), Cognitivo (comportamento do grupo social e profissional a que pertence) e Tecnológico (ferramentas conhecidas pelos usuários).
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: O planejamento faz o tempo trabalhar a nosso favor, pois
O planejamento estratégico baseia-se na análise externa do ambiente organizacional, utilizando dados quantitativos e qualitativos de longo prazo, resultando em uma postura proativa de seus dirigentes. Busca-se, dessa forma, antever o futuro, trazendo-o para o presente e indagando-se o que deve a organização estar fazendo hoje a fim de melhor preparar-se para as incertezas e turbulências previsíveis que poderão afetar as suas atividades. Em relação ao planejamento estratégico, é INCORRETO afirmar:
O planejamento é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função específica que, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Marque a sequência correta.
Quanto aos objetivos dos relatórios como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de bibliotecas, marque V para os verdadeiros e F para os não verdadeiros.
( ) Análise da situação existente e diagnóstico das necessidades e problemas.
( ) Instrumento de marketing da biblioteca e aprimorar os serviços da biblioteca.
( ) Identificar pontos fortes e fracos e oferecer recursos materiais.
( ) Obter o perfil dos usuários da biblioteca e ofertar a acessibilidade do acervo.
Assinale a sequência correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...