Questões sobre Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing

Lista completa de Questões sobre Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os objetivos específicos do diagnóstico organizacional está o de

  • A. descobrir problemas ainda não identificados.
  • B. garantir aos mantenedores que um ambiente de planejamento permeia todas as atividades.
  • C. proporcionar maior tranquilidade aos gerentes para as necessárias tomadas de decisão.
  • D. mensurar a adequação da equipe à missão e cultura organizacionais.
  • E. compreender a natureza ou causa dos problemas ou desafios apresentados.

Costuma-se identificar várias fases no ciclo de vida de um projeto. Aquela que envolve a aprovação do projeto e a mobilização de meios e recursos para sua implementação é a de

  • A. implementação.
  • B. desenvolvimento.
  • C. estruturação.
  • D. avaliação.
  • E. preparação.

A definição;

Grupo de projetos relacionados, administrados de forma coordenada, a fim de obter benefícios e controle que não seriam obtidos por sua administração individual.

Refere-se a

  • A. gerência de projetos.
  • B. meta.
  • C. plano.
  • D. processo.
  • E. programa.

É aquela que tem como objetivo servir à coletividade e é mantida por recursos públicos. Possui acervos gerais, mais focados em literatura de lazer e fontes de informação como dicionários e enciclopédias. Referimonos à:

  • A. Biblioteca Escolar.
  • B. Biblioteca Pública.
  • C. Biblioteca Especializada.
  • D. Biblioteca Universitária.

Quando se pensa em promoção da imagem organizacional da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois deve-se considerar que a imagem

  • A. corresponde àquilo que, em marketing, costuma ser definido como variável não controlada.
  • B. é fruto dos mecanismos de comunicação predominantes na sociedade.
  • C. é consequência do tipo de atividade desenvolvida pela unidade de informação.
  • D. depende da aplicação de políticas públicas favoráveis ao acesso à informação.
  • E. é produto da visão que o usuário tem a respeito dos serviços oferecidos.

No continuum entre biblioteca tradicional e biblioteca digital, são usadas tanto fontes de informação eletrônicas quanto em papel. O enunciado acima refere-se à denominada

  • A. biblioteca especial.
  • B. biblioteca especializada.
  • C. biblioteca híbrida.
  • D. biblioteca técnica.
  • E. biblioteca seletiva.

O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos processos de trabalho exigiu competências técnicas e conceituais, por exemplo, quando o Bibliotecário atua na área de Marketing.

Nesse contexto, qual das competências elencadas implica poder de análise, avaliação e síntese da informação em Marketing aplicado a bibliotecas?

  • A. Criação de pacotes informacionais dirigidos a públicos distintos
  • B. Verificação de custos ligados à aquisição de material informacional
  • C. Domínio de sistemas de mediação e de transferência da informação
  • D. Desenvolvimento de ferramentas de representação do conhecimento
  • E. Compartilhamento de métodos de previsão e planejamento estratégico

Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.

Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva

  • A. focalizar produtos.
  • B. garantir a qualidade dos serviços.
  • C. fidelizar clientes por longo tempo.
  • D. implementar produtos informacionais.
  • E. surpreender os usuários com inovações.

Ao processo de gestão que estabelece o diálogo permanente entre a unidade de informação e o cliente, registrando e medindo a demanda por produtos, a eficiência dos meios de comunicação utilizados, a eficácia da própria comunicação com o cliente e a efetividade das transações estabelecidas no contexto do sistema de informações, denomina-se marketing

  • A. estrutural
  • B. comercial
  • C. social
  • D. direto
  • E. referencial

Para atingir os objetivos estratégicos, as organizações precisam manter e gerenciar informações de diversos tipos. Tais informações precisam ser classificadas de acordo com o público que a utiliza e o objetivo que esse público precisa alcançar. Seguindo este preceito, a informação, em função do nível organizacional, é classificada como

  • A. administrativa, personalizada e integrada.
  • B. estratégica, tática e operacional.
  • C. geral, intermediária e específica.
  • D. política, gerencial e tecnológica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...