Questões sobre Serviços de informação

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Em relação à etapa de implementação do diagnóstico organizacional em unidades de informação, ela abrange a

  • A. formulação do problema ou de questões de pesquisa.
  • B. análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação.
  • C. definição da equipe que deverá liderar o processo de desenvolvimento do diagnóstico.
  • D. consulta a relatórios, manuais de serviço e outros documentos produzidos na instituição.
  • E. definição da metodologia a ser utilizada para a coleta de dados.

Analise os dois agrupamentos abaixo, que se referem a exemplos de perguntas ou questionamentos que o bibliotecário pode utilizar na entrevista de referência e suas categorizações.

I. Que materiais você já viu?

II. Se você puder me dizer sobre o que está trabalhando, eu poderei ter uma ideia melhor sobre o que pode ajudá-lo.

III. Sim. E o que mais?

IV. Você quer material avançado ou alguma coisa mais básica?

a. Fechada.

b. Aberta.

c. Neutra.

d. Encorajadora.

A correlação correta entre os dois agrupamentos é:

  • A. Id; IIa; IIIb; IVc.
  • B. Ia; IIc; IIIb; IVd.
  • C. Ic; IIb; IIIa; IVd.
  • D. Ib; IIc; IIId; IVa.
  • E. Ia; IId; IIIc; IVb.

Segundo Carol Kuhlthau, o processo de busca de informação ocorre em seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação, com um estágio adicional de avaliação. Segundo essa autora, o estágio mais difícil de todo o processo é aquele no qual estudante ou usuário espera ser capaz de ir diretamente para a fase de coleta da informação e finalizar a tarefa, mas tem que antes aprender o suficiente sobre o tema geral, para então formar uma perspectiva pessoal e um foco para o seu trabalho. Trata-se do estágio de

  • A. exploração.
  • B. seleção.
  • C. iniciação.
  • D. formulação.
  • E. coleta.

Quando necessidade e desejo de informação se reconhecem e o processo de busca de informação é iniciado, ocorre

  • A. a demanda.
  • B. o uso.
  • C. a satisfação.
  • D. o impacto.
  • E. a relevância.

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue os itens que se seguem. Um sistema especialista jurídico é um conjunto de programas de computador associado a uma base de conhecimento que permite o diagnóstico, a extração de conclusões ou a apresentação de planos de ação no âmbito da área jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um magistrado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região solicitou à bibliotecária de referência da instituição uma lista abrangente de fontes doutrinárias que tratavam do trabalho infantil e sua relação com o direito brasileiro. Para essa tarefa, a bibliotecária consultou a

  • A. Bibliografia Brasileira de Direito.
  • B. Biblioteca Digital de Legislação.
  • C. Bibliografia da Justiça Federal.
  • D. Consulta Unificada do Tribunal Superior do Trabalho.
  • E. Base de Informações Legislativas.

Ao preparar uma ação de responsabilidade civil contra uma empresa de telefonia, um defensor público do Estado de Roraima solicita à bibliotecária uma lista de acórdãos em inteiro teor que possam lhe servir de base para suas reivindicações. A profissional deverá fazer uma busca

  • A. na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.
  • B. no Sistema de Informações do Congresso Nacional.
  • C. na Biblioteca da Defensoria Pública do Estado de Roraima.
  • D. no Sistema de Jurisprudência do Tribunal de Justiça de Roraima.
  • E. na Biblioteca Digital do Senado Federal.

O portal LexML, especializado em informação jurídica e legislativa, provê compartilhamento de dados entre órgãos dos três poderes nas três esferas administrativas de governo, com o objetivo de garantir que um documento seja encontrado mesmo que ocorra mudança de endereço na internet.

A afirmativa está

  • A. incorreta; o sistema reúne instituições cooperantes em nível federal.
  • B. correta; o compartilhamento de dados é feito com a norma ISO 2709.
  • C. incorreta; trata-se de uma biblioteca digital sobre ju risprudência, apenas.
  • D. correta; seu objetivo é realizado por meio de hiperlinks persistentes.
  • E. incorreta; a mudança de endereço inviabiliza o acesso aos documentos.

Entre os serviços oferecidos pela Rede de Bibliotecas da Justiça Federal da Primeira Região disponíveis na internet, encontram-se

  • A. catálogo de livros e renovação de empréstimo.
  • B. banco de atos normativos e assistência virtual.
  • C. banco de teses e normalização bibliográfica.
  • D. catálogo de obras raras e disseminação seletiva.
  • E. base de acórdãos e levantamento bibliográfico.

As pesquisas sobre imagem organizacional têm mostrado a necessidade de entender as motivações das pessoas no ato de satisfazer suas necessidades individuais. No que diz respeito às unidades de informação, é necessário

  • A. definir o comportamento informacional dos usuários, quais são suas percepções, atitudes e tomadas de decisão.
  • B. incorporar a visão dos usuários à instituição, instigando-os a participar da gestão da biblioteca.
  • C. transformar o ambiente de trabalho, criando modelos de participação mais interativos.
  • D. garantir que as decisões dos usuários sejam acatadas pelos diversos escalões administrativos.
  • E. entender que o usuário tem sempre razão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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