Questões sobre Serviços de informação

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Um serviço de informação altamente receptivo é aquele que estimula sua clientela a expressar suas dúvidas, reclamações, sugestões e opiniões, demonstrando um entusiástico interesse em conhecer suas necessidades, pontos de vista, preferências e grau de satisfação. Essa característica do serviço de informação denomina-se

  • A. receptividade.
  • B. reflexividade.
  • C. responsabilidade.
  • D. responsividade.

Robots, Abstract, Expires e Refresh são

  • A. elementos link para otimizar a indexação pelos mecanismos de busca.
  • B. exemplos de indexação de registro de metadados.
  • C. formatos concernentes à indexação automática.
  • D. metatags para definir políticas de indexação por mecanismos de busca.

Considerando a ética e a privacidade de dados, julgue os itens a seguir. As questões de ética aplicada à prestação dos serviços de informação restringem-se aos aspectos relacionados à privacidade de acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as tecnologias de informação, tais como as redes de informação eletrônicas e os serviços de provisão e acesso, julgue os itens subseqüentes. A universalização dos serviços de provisão e acesso à informação é condição necessária, ainda que não suficiente, para a inserção dos indivíduos como cidadãos. No Brasil, o crescimento recente das telecomunicações tem democratizado o uso do telefone, mas o acesso às redes de informação eletrônicas ainda está restrito a poucos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de sistemas de informação, julgue o item a seguir. Os sistemas de informação são considerados fundamentais para as organizações, principalmente os sistemas de informação para a tomada de decisão, que são sistemas de informação de apoio gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de recursos e serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.

Para eliminar barreiras existentes entre usuários potenciais e fontes de informação na divulgação dos serviços de informação à comunidade, particularmente durante a implantação desses serviços, basta oferecer explicações sucintas relativas ao serviço, à sua importância e utilidade, ao tipo de informação que é oferecida e ao modo de acessá-la.

  • C. Certo
  • E. Errado

No serviço de disseminação seletiva da informação, a retroalimentação refere-se

  • A.

    à redefinição dos perfis de usuário.

  • B.

    às sugestões dos usuários para o enriquecimento do acervo.

  • C.

    ao encaminhamento freqüente de informações aos usuários.

  • D.

    à pesquisa bibliográfica que satisfaça as exigências dos usuários.

  • E.

    à prospecção externa visando adequar o acervo à demanda.

A respeito de recursos e serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.

Entre as unidades de administração e serviços de uma biblioteca pública, o ponto de serviço caracteriza-se por ser uma unidade independente que recebe e administra suas próprias verbas e contrata seu próprio pessoal, atuando em conjunto com as demais unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva sistêmica considera que as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos, pois se constituem como um conjunto de elementos que, reunidos em um fim comum, se relacionam e interatuam entre si e com seu entorno. Essa perspectiva implica

  • A. reconhecer as principais características dos serviços, como condicionantes ao exercício da gestão e à qualidade percebida pelos usuários.
  • B. centrar a atenção sobre o aspecto humano da organização, nem sempre observado no processo de decisão.
  • C. priorizar o papel da estrutura organizacional como esquema formal ou normativo que a organização segue na atribuição de autoridade, responsabilidades e distribuição de tarefas.
  • D. submeter a atuação de bibliotecas e serviços de informação aos mesmos princípios que dirigem a atividade da totalidade do aparelho estatal.
  • E. conceber o funcionamento holístico, dinâmico e adaptativo das unidades de informação.

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.

IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.

V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.

Está correto o que se afrima APENAS em

  • A. I, III e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. III, IV e V.
Provas e Concursos

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