Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Guinchat e Menou (1994), o que permite estabelecer uma distinção essencial entre documentos primários, secundários e terciários é sua característica intelectual referente à(ao):
modalidade de utilização.
origem ou proveniência.
tipologia documental.
grau de elaboração.
formato de publicação.
"As bibliotecas podem ser instituições complementares umas das outras, pois nenhuma deve ser considerada auto-suficiente apenas com seus próprios recursos informacionais."
( ANDRADE; VERGUEIRO, 1996, p. 55).
A citação acima enfatiza um princípio em que os autores se referem à atividade de:
approval plans
aquisição cooperativa.
desbaste do acervo.
intercâmbio automatizado.
seleção positiva
Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano, o cabeçalho correto para Casa da Moeda do Brasil é:
Brasil. Casa da Moeda.
Brasil. Ministério da Fazenda. Casa da Moeda
Casa da Moeda (Brasil).
Casa da Moeda do Brasil.
Casa da Moeda - CMB.
Assinale a referência correta para artigo de periódico, de acordo com a norma em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas
FERNANDES, Andréa Gomes & AFONSO, José Roberto Rodrigues. e-Governo no Brasil ; experiências e perspectivas. Revista do BNDES, v. 8, n. 15, p. 21-64. Rio de Janeiro, junho 2001
MONTEIRO FILHA, Dulce Corrêa; CASTRO, Marcial Pequeno Saboya de. Project Finance para a indústria: estruturação de financiamento. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 107-124, dez. 2000.
NASSIF, André , PUGA, Fernando Pimentel. Estrutura e competitividade da indústria brasileira – o que mudou? In: REVISTA do BNDES. Rio de Janeiro, dez. 2004 (v. 11, n. 22, p. 3-19).
SIQUEIRA, Tagore Villarim de. Será que é possível manter a racionalidade em qualquer tomada de decisão?. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, 11 (21) : 177-211, jun. 2004.
VISCONTI, Gabriel Rangel. Arranjos cooperativos e o novo paradigma tecnoeconômico. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, dezembro 2001. v. 8, n. 16, p. 317-344.
O desenvolvimento das redes bibliotecárias e a aplicação de computadores, sob a ação e responsabilidade de um órgão federal, são algumas das contribuições que fortalecem o estabelecimento de um sistema de:
catálogo coletivo.
catálogo em linha.
controle bibliográfico.
bibliografia especializada.
catalogação na fonte.
O título principal deve ser transcrito como aparece, com a mesma redação, mas não necessariamente com a mesma:
fonte.
grafia.
pontuação.
distribuição.
ordem das palavras.
O catálogo arranjado pelo número de chamada, conforme as obras nas estantes, denomina-se:
didascálico.
dicionário.
sistemático.
onomástico.
topográfico.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Assinale a opção que apresenta a catalogação conforme as normas do CCAA2.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Segundo o CCAA2, em obra na qual os autores X e Y são nomeados na folha de rosto, com leiaute que dá destaque para Y, a entrada deve ser por:
Y ou X, com secundária para o escolhido.
Y ou X, com secundária para o não escolhido.
Y, com secundária para X.
X e Y, priorizando o destacado na folha de rosto.
X, com secundária para Y.
Permitir ao leitor concluir que há mais de uma solução para seu problema e auxiliá-lo a verificar suas emoções em paralelo às dos outros são alguns dos objetivos da:
biblioteca.
biblioterapia.
escrita.
literatura.
pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...