Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que está de acordo com a técnica de elaboração de questionário nos exemplos de perguntas/respostas abaixo.
Você considera o atendimento da biblioteca
Muito bom Bom Regular Ruim.
Como você considera o espaço da biblioteca?
Muito Bom Ruim.
Você conhece e utiliza a biblioteca da instituição?
Sempre Às vezes Raramente Nunca.Você considera o espaço da biblioteca suficiente e adequado?
Sim NãoBiblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.
Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.
Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.
Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.
A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.
O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.
Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.
As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.
As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.
Julgue os itens a seguir à luz da legislação relativa ao exercício profissional e ao código de ética do bibliotecário.
O exercício da profissão de bibliotecário é permitido aos portadores de diploma de pós-graduação em Ciência da Informação, Documentação ou Biblioteconomia, não sendo exigido, nesses casos, o bacharelado em Biblioteconomia.
Julgue os itens a seguir à luz da legislação relativa ao exercício profissional e ao código de ética do bibliotecário.
É obrigatória a citação do número de registro no conselho regional de biblioteconomia em todos os documentos de responsabilidade profissional.
Assinale a opção correta quanto às características das bibliografias.
A publicação de bibliografias nacionais é função exclusiva das bibliotecas nacionais, pois estas são responsáveis pelo depósito legal.
As bibliografias são obras de leitura e estudo que fornecem dados relativos à produção bibliográfica de determinado país ou de um conjunto de países.
As bibliografias retrospectivas são publicadas em geral no formato de documentos periódicos.
As bibliografias correntes, também denominadas índices, indexam, em geral, novos livros e artigos de periódicos e são publicadas, com freqüência variada, de modo regular.
A administração de bibliotecas e centros de documentação é um processo cíclico em que as funções têm interação dinâmica e o planejamento precede todas as demais funções. Acerca dos instrumentos utilizados no planejamento em bibliotecas e centros de documentação, assinale a opção correta.
Nas bibliotecas e nos centros de documentação, os manuais de serviço e as normas são guias gerais de ação que definem as linhas mestras que orientam a tomada de decisão.
A automação de uma biblioteca ou centro de documentação é um exemplo de um projeto, pois contém um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas e coordenadas para serem alcançados objetivos específicos, em tempo e espaço determinados.
O regulamento da biblioteca ou centro de documentação rege a instituição e contém a sua constituição, suas competências e suas atribuições.
A produção diária de processamento técnico de 10 documentos por bibliotecário é um exemplo de um objetivo traçado para uma biblioteca ou para centros de documentação.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação da informação ocorre por meio de processo formal ou informal. Com relação a esses processos, julgue os itens que se seguem.
Uma das características do processo de comunicação informal é a ausência de interação direta.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação da informação ocorre por meio de processo formal ou informal. Com relação a esses processos, julgue os itens que se seguem.
A comunicação formal compreende principalmente as publicações primárias, nas quais se apresentam os resultados das pesquisas.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação da informação ocorre por meio de processo formal ou informal. Com relação a esses processos, julgue os itens que se seguem.
Os dois processos — o formal e o informal — possuem o mesmo grau de estabilidade e, quanto à cronologia, a comunicação informal antecede a formal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...