Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, a respeito das medidas de eficácia e eficiência, utilizadas para avaliar serviços de informação.
A melhoria da infra-estrutura de um serviço de informação, tais como equipamentos, espaço físico e pessoal, implica, necessariamente, aumento na eficácia do serviço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a preservação e manutenção de coleções.
Uma medida para acondicionamento correto do acervo, visando-se sua preservação, é dispor os livros na estante de tal forma que haja uma ligeira folga entre um e outro.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a preservação e manutenção de coleções.
Os tradicionais filmes plásticos e fitas adesivas de uso geral são indicados para a recuperação de livros danificados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a preservação e manutenção de coleções.
Umidificadores e condicionadores de ar não são recomendáveis para controle dos fatores ambientais ou físico-químicos que afetam a preservação do acervo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O processo de referência compreende várias etapas, que vão desde o problema que provoca uma necessidade de informação à solução desse problema. Assinale a opção correta acerca desse processo.
Na entrevista de referência, os "seis criados honestos" de Kipling (O que? Por que? Quando? Como? Onde? Quem?) aplicam-se nessa seqüência fixa, ou seja, não podem ser aplicados simultaneamente.
Entre os tipos de questões de referência, a pergunta "Você tem algo sobre fabricação de tecidos?" é classificada como consulta de localização de fatos.
Uma das etapas do processo de referência é a definição da estratégia de busca, que envolve análise minuciosa do tema objeto da pergunta do usuário e tradução para um enunciado apropriado à linguagem do sistema de busca.
A introdução das buscas em linha nos serviços de referência modificou substancialmente a natureza da interação bibliotecário-usuário na entrevista de referência.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Diante do volume de informação produzida e disponível para acesso, os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) desempenham o importante papel de manter os usuários informados sobre os progressos que ocorrem em sua área de atuação. Sobre a DSI, assinale a opção correta.
As tecnologias da informação provocaram mudanças na essência dos serviços de DSI, mas a forma de oferecimento desses serviços se mantém inalterada.
As fontes de informação utilizadas na DSI são bases de dados bibliográficas, bases de dados de sumários de periódicos e de outros documentos, bases de dados de texto integral, sítios da Internet e bases de dados multimídia.
Uma das características que distingue a DSI de outros serviços de alerta é o perfil do usuário, sempre modificado de acordo com a mudança da necessidade de informação desse usuário.
A DSI é um serviço personalizado, isto é, direcionado para atender apenas o usuário individualmente, segundo as necessidades de informação específicas desse usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.
As atividades de relações públicas visam prioritariamente satisfazer as necessidades do consumidor, com lucro.
Prêmios e vale-brindes são atividades típicas de propaganda.
A publicação de matéria não-paga sobre uma organização em jornal é uma publicidade a respeito dessa organização.
É considerada marketing qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços por patrocinador identificado.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os números da Classificação Decimal Universal (CDU) apresentados na tabela acima, julgue os itens a seguir, quanto à correta correlação entre o assunto especificado e o número de classificação.
Relações internacionais e desenvolvimento econômico no Brasil e Chile — 338.1+327 (81/83)
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às etapas descritas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A primeira etapa envolve a compreensão do conteúdo do documento, a identificação dos conceitos que representam o conteúdo e a seleção dos conceitos que são úteis à recuperação de informação.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os números da Classificação Decimal Universal (CDU) apresentados na tabela acima, julgue os itens a seguir, quanto à correta correlação entre o assunto especificado e o número de classificação.
Manual de relações internacionais entre Brasil e Estados Unidos da América - 327 (81+73) (035)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...