Questões de Biblioteconomia da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Com relação às tabelas auxiliares da CDU, julgue os itens seguintes e marque a opção correta abaixo.

I. Os sinais auxiliares: forma, lugar, raça e tempo, são chamados de biterminais, porque podem ser utilizados em qualquer posição da notação.

II. O sinal auxiliar de relação, chamado de ordenação, fixa a ordem dos números na composição notacional.

III. No sinal auxiliar de língua, a expressão notacional =03. significa traduzido de.

IV. Na tabela auxiliar de tempo, a ordem de magnitude começa sempre com o menor para o maior, correspondendo ao princípio de progressão indutiva.

V. Na tabela de ponto de vista genérico, que é formado por dois números principais, um antes e outro depois do .000. , o segundo número sempre influencia o primeiro.

  • A.

    apenas I e IV estão certos.

  • B.

    apenas II e V estão certos.

  • C.

    apenas I e III estão certos.

  • D.

    apenas III e V estão certos.

  • E.

    apenas II e IV estão certos.

Em indexação, o índice que constitui o método mais simples de produção de índices impressos por computador e é um índice rotado, derivado, em sua forma mais comum, dos títulos de publicações, é conhecido pela sigla

  • A.

    KWAC

  • B.

    KWOC

  • C.

    SLIC

  • D.

    KWIC

  • E.

    NEPHIS

Em indexação, o resumo crítico

  • A.

    é aquele redigido por especialistas que além de fazer um resumo do documento, dão suas opiniões sobre o documento resumido.

  • B.

    é a apresentação concisa apenas dos pontos principais do documento.

  • C.

    informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

  • D.

    é o que traz entre-títulos, como histórico, objetivo, método, resultado e conclusões, para facilitar a rápida visualização do texto.

  • E.

    é o que se destina a ser descrições completas do conteúdo dos documentos correntes.

Nas unidades de informação, a aquisição de material informacional, por meio do programa que consiste em um acordo pré-estabelecido entre duas instituições, com o compromisso mútuo de fornecimento de publicações das próprias entidades, de obras duplicadas ou retiradas do acervo ou de obras recebidas em doação, mas sem interesse para incorporação ao acervo, chama-se

  • A.

    aquisição planificada.

  • B.

    aquisição cooperativa.

  • C.

    permuta.

  • D.

    doação institucional.

  • E.

    doação solicitada.

Uma das formas de aquisição de documentos para o acervo de unidades de informação é a compra por licitação. A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a devida qualificação, denomina-se

  • A.

    tomada de preços.

  • B.

    convite.

  • C.

    concorrência.

  • D.

    leilão.

  • E.

    concurso.

Nas unidades de informação, os seguintes dados: a) estado atual do acervo, seus pontos fortes e fracos; b) a comunidade a ser servida; c) outros recursos disponíveis, tanto localmente como por meio de empréstimo entre bibliotecas, são itens indispensáveis para iniciar

  • A.

    a elaboração de uma política para o desenvolvimento de coleções.

  • B.

    o planejamento organizacional da biblioteca.

  • C.

    o programa de avaliação de produtos e serviços.

  • D.

    a gestão operacional da biblioteca.

  • E.

    as atividades específicas, aos usuários.

A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing

  • A.

    direto.

  • B.

    diferenciado.

  • C.

    de massa.

  • D.

    concentrado.

  • E.

    integrado.

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  • A.

    diretrizes gerais.

  • B.

    estratégias escolhidas.

  • C.

    políticas de implementação.

  • D.

    etapas a serem seguidas.

  • E.

    funções operacionais.

As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para

  • A.

    reduzir a resistência na implantação do marketing.

  • B.

    melhorar o desempenho das unidades de informação.

  • C.

    promover a oferta de produtos e serviços.

  • D.

    detectar as necessidades institucionais.

  • E.

    escolher o tipo de marketing mais adequado.

A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é

  • A.

    o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.

  • B.

    o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.

  • C.

    o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.

  • D.

    o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.

  • E.

    a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.

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