Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação às tabelas auxiliares da CDU, julgue os itens seguintes e marque a opção correta abaixo.
I. Os sinais auxiliares: forma, lugar, raça e tempo, são chamados de biterminais, porque podem ser utilizados em qualquer posição da notação.
II. O sinal auxiliar de relação, chamado de ordenação, fixa a ordem dos números na composição notacional.
III. No sinal auxiliar de língua, a expressão notacional =03. significa traduzido de.
IV. Na tabela auxiliar de tempo, a ordem de magnitude começa sempre com o menor para o maior, correspondendo ao princípio de progressão indutiva.
V. Na tabela de ponto de vista genérico, que é formado por dois números principais, um antes e outro depois do .000. , o segundo número sempre influencia o primeiro.
apenas I e IV estão certos.
apenas II e V estão certos.
apenas I e III estão certos.
apenas III e V estão certos.
apenas II e IV estão certos.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em indexação, o índice que constitui o método mais simples de produção de índices impressos por computador e é um índice rotado, derivado, em sua forma mais comum, dos títulos de publicações, é conhecido pela sigla
KWAC
KWOC
SLIC
KWIC
NEPHIS
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em indexação, o resumo crítico
é aquele redigido por especialistas que além de fazer um resumo do documento, dão suas opiniões sobre o documento resumido.
é a apresentação concisa apenas dos pontos principais do documento.
informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
é o que traz entre-títulos, como histórico, objetivo, método, resultado e conclusões, para facilitar a rápida visualização do texto.
é o que se destina a ser descrições completas do conteúdo dos documentos correntes.
Biblioteconomia - Políticas de seleção e de aquisição - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Nas unidades de informação, a aquisição de material informacional, por meio do programa que consiste em um acordo pré-estabelecido entre duas instituições, com o compromisso mútuo de fornecimento de publicações das próprias entidades, de obras duplicadas ou retiradas do acervo ou de obras recebidas em doação, mas sem interesse para incorporação ao acervo, chama-se
aquisição planificada.
aquisição cooperativa.
permuta.
doação institucional.
doação solicitada.
Biblioteconomia - Políticas de seleção e de aquisição - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Uma das formas de aquisição de documentos para o acervo de unidades de informação é a compra por licitação. A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a devida qualificação, denomina-se
tomada de preços.
convite.
concorrência.
leilão.
concurso.
Biblioteconomia - Políticas de seleção e de aquisição - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Nas unidades de informação, os seguintes dados: a) estado atual do acervo, seus pontos fortes e fracos; b) a comunidade a ser servida; c) outros recursos disponíveis, tanto localmente como por meio de empréstimo entre bibliotecas, são itens indispensáveis para iniciar
a elaboração de uma política para o desenvolvimento de coleções.
o planejamento organizacional da biblioteca.
o programa de avaliação de produtos e serviços.
a gestão operacional da biblioteca.
as atividades específicas, aos usuários.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing
direto.
diferenciado.
de massa.
concentrado.
integrado.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as
diretrizes gerais.
estratégias escolhidas.
políticas de implementação.
etapas a serem seguidas.
funções operacionais.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para
reduzir a resistência na implantação do marketing.
melhorar o desempenho das unidades de informação.
promover a oferta de produtos e serviços.
detectar as necessidades institucionais.
escolher o tipo de marketing mais adequado.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é
o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.
o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.
o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.
o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.
a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...