Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são intangíveis.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    implicam em facilidade de avaliação pelo cliente.

Em uma conferência realizada nos EUA, em 1876, Samuel Sweet Green apresenta a primeira proposta para o estabelecimento de um "serviço de referência" formalizado nas bibliotecas. É correto afirmar, assim, que o Serviço de Referência surge em concomitância com

  • A.

    a criação da ALA e o surgimento dos estudos de usuários.

  • B.

    o surgimento da Ciência da Informação e dos estudos de usuários.

  • C.

    as cinco leis de Ranganathan e as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas.

  • D.

    a Classificação Decimal de Dewey e a criação da ALA.

  • E.

    as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas e o surgimento da Ciência da Informação.

Entre as edições da NBR 6023 de 1989 e 2002, é possível localizar como diferença:

  • a.

    sobrenome do autor em maiúscula (edição de 1989) e sobrenome do autor em minúscula (edição de 2002).

  • b.

    volta da segunda linha abaixo da 3a letra da primeira linha (edição de 1989) e a volta da segunda linha em diante abaixo da 1a letra da primeira linha (edição de 2002).

  • c.

    a 1a edição de uma obra não deve ser indicada na referência (edição de 1989) e a 1a edição de uma obra deve sempre ser indicada na referência (edição de 2002).

  • d.

    a data de uma publicação deve ser indicada logo após a editora (edição de 1989) e a data deve ser indicada logo após o local de publicação (edição de 2002).

  • e.

    a série deve ser apresentada entre parênteses (edição de 1989) e a série não deve ser apresentada entre parênteses (edição de 2002).

Um artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico deve ser referenciado, de acordo com a NBR 6023, do seguinte modo:

  • a.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Localizado em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • b.

    Ribeiro, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • c.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Localizado em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • d.

    Ribeiro, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • e.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

Em desenvolvimento de coleções, o documento formal que pode servir como instrumento de planejamento e guia diário para a tomada de decisões é

  • a.

    o manual de aquisição.

  • b.

    o guia do acervo.

  • c.

    a lista de desiderata.

  • d.

    o catálogo de aquisições recentes.

  • e.

    a política de desenvolvimento de coleções.

Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da

  • A.

    entrevista de referência, incluída na negociação da questão.

  • B.

    estratégia de busca, parte da análise da mensagem.

  • C.

    negociação da questão, logo após a análise da resposta.

  • D.

    análise da mensagem, como parte da busca.

  • E.

    análise da resposta, inserida na entrevista de referência.

Uma atividade muito importante da Formação e Desenvolvimento de Coleções é o estudo ou conhecimento da comunidade. Nesse sentido, é importante que o bibliotecário busque informações com aqueles indivíduos que ocupam uma posição na comunidade que lhes permite conhecer mais profundamente as necessidades de informação daqueles que lhes são contemporâneos. Esses indivíduos são genericamente conhecidos como

  • a.

    grupos de foco.

  • b.

    agentes de informação.

  • c.

    information brokers.

  • d.

    informantes-chave.

  • e.

    grupos de acompanhamento.

A Rede Virtual de Bibliotecas, ex-Rede SABI, é uma rede cooperativa que

  • A.

    possibilita a pesquisa nos sistemas de informação de bibliotecas oficiais.

  • B.

    proporciona acesso aos bancos de dados bibliográficos de universidades.

  • C.

    traz informações sobre o acervo dos arquivos dos tribunais de justiça.

  • D.

    reúne coleções e recursos de bibliotecas da administração federal.

  • E.

    organiza o portal dos centros de documentação dos ministérios.

Entre os instrumentos auxiliares à seleção destacam-se as resenhas, publicadas em diversos veículos informativos. Para os bibliotecários, as mais úteis costumam ser aquelas veiculadas em

  • a.

    seções especializadas da imprensa escrita diária.

  • b.

    periódicos especializados.

  • c.

    revistas gerais.

  • d.

    sites da internet.

  • e.

    seções literárias dos jornais.

Para localizar informações sobre “punições para crimes tributários no Brasil”, um usuário consulta uma base de dados que utiliza a linguagem natural para indexar os documentos. Sua estratégia de pesquisa emprega operadores lógicos da seguinte forma: “punições e crimes tributários e Brasil”. Embora a base possua 200 documentos sobre o tema da pesquisa, o resultado inclui apenas 95 itens. Para obter uma recuperação mais satisfatória, a melhor opção é

  • A.

    relacionar os termos nas mais variadas combinações, aumentando a probabilidade de uma recuperação mais precisa.

  • B.

    não empregar quaisquer operadores lógicos nem booleanos, pois eles limitam a pesquisa e, assim, prejudicam o resultado.

  • C.

    usar o recurso da pós-coordenação, ou seja, pesquisar cada termo em separado, depois comparar os resultados e selecionar os itens adequados.

  • D.

    usar o recurso da pré-coordenação, formulando uma expressão de busca ou cabeçalho de assunto, assim: “Crimes tributários − Brasil − Punições”.

  • E.

    combinar outros operadores, como na estratégia “crimes tributários e Brasil e punições ou penas ou ato correcional”.

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