Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Entre as principais listas de discussão na área da biblioteconomia e da ciência da informação no Brasil, é possível citar a

  • a.

    Bibliotecários e a Mediadores.

  • b.

    Biblioclipping e a Mediadores.

  • c.

    Biblio-progressistas e a Bib_virtual.

  • d.

    Bib_virtual e a Bibliotecários.

  • e.

    Biblioclipping e a Biblio-progressistas.

No Brasil, há vários periódicos de acesso online na área da biblioteconomia e da ciência da informação. É possível apontar, entre eles,

  • a.

    Encontros Bibli, da UFF.

  • b.

    Informação & Sociedade, da UFPB.

  • c.

    Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, da UNB.

  • d.

    Ciência da Informação, da USP.

  • e.

    Informação&Informação, da UFMG.

Entre os parâmetros empregados pela ciência da informação para avaliar a qualidade das fontes e dos sistemas de informação encontram-se

  • A. objetividade, internacionalidade, conselho editorial, duração e legitimidade.
  • B. caráter científico, originalidade, arbitragem por pares, periodicidade e utilidade.
  • C. abrangência, acessibilidade, atualidade, confiabilidade, precisão e validade.
  • D. seletividade, resumo, palavras-chave, uso, retrospectividade e inovação.
  • E. disponibilidade, exaustividade, padronização, pontualidade e visibilidade.

O conceito de mediação da informação, proposto por Oswaldo Francisco de Almeida Junior, enfatiza a idéia de

  • A. interferência.
  • B. neutralidade.
  • C. proximidade.
  • D. quantificação.
  • E. contingencialidade.

Na aplicação da gestão do conhecimento às unidades de informação, é possível dizer que estas últimas têm como seu ativo tangível

  • A.

    o ambiente.

  • B.

    o conhecimento tácito.

  • C.

    o conhecimento explícito.

  • D.

    a cultura organizacional.

  • E.

    o capital intelectual.

"Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais".

A definição acima, apresentada por Maria Christina Barbosa de Almeida em seu livro "Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação", refere-se

  • a.

    ao diagnóstico organizacional.

  • b.

    à avaliação de serviços.

  • c.

    à análise de contexto.

  • d.

    ao planejamento estratégico.

  • e.

    aos indicadores de desempenho.

O texto As We May Think, publicado em 1945, é relacionado por alguns autores com o surgimento

  • A. da indexação automática.
  • B. da biblioteconomia.
  • C. do serviço de referência.
  • D. da ciência da informação.
  • E. dos alertas bibliotecários.

O relatório anual constitui um instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca. Nesse sentido, ele possibilita

  • a.

    a revisão de metas e propósitos estabelecidos.

  • b.

    uma forma de diálogo com os clientes, demonstrando a efetividade dos recursos aplicados no serviço.

  • c.

    um processo de aprofundamento do plano de trabalho em desenvolvimento.

  • d.

    um momento de reflexão em que se analisa a situação existente e se avaliam os resultados alcançados e os problemas encontrados.

  • e.

    a definição de projetos prioritários.

No caso de dúvida sobre a necessidade de determinado material ao acervo da biblioteca, o profissional pode, ao invés de descartá-lo, colocá-lo em local reservado, de forma a poder, no correr do tempo, melhor avaliar essa necessidade. Conhecida como remanejamento, essa providência deve, no entanto, possibilitar

  • a.

    período de remanejamento que não exceda um semestre.

  • b.

    perfeito estado físico dos itens remanejados.

  • c.

    ocupação de pouco espaço físico.

  • d.

    identificação como material em análise.

  • e.

    acessibilidade do material.

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se o gráfico que, por meio das coordenadas cartesianas, mostra o comportamento de uma variável específica, durante um período de tempo definido, e que pode também ser utilizado para acompanhar o atendimento a questões de referência ou empréstimo interbibliotecas.

Essa ferramenta é conhecida como

  • A. carta de tendências.
  • B. diagrama de dispersão.
  • C. gráfico espinha-de-peixe.
  • D. diagrama de Pareto.
  • E. análise do campo de forças.
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