Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Approval plans são compromissos contratuais entre uma biblioteca e um fornecedor, visando a aquisição de materiais de informação. Um aspecto essencial à elaboração desses compromissos é
a inclusão de materiais retrospectivos.
o estabelecimento de prazos para recebimento do material.
a definição do perfil da biblioteca.
o controle das remessas, feito exclusivamente pela biblioteca.
a definição de responsabilidade pela devolução de itens enviados equivocadamente.
Segundo as modernas teorias de administração, o conjunto de trabalhadores/colaboradores de uma organização é considerado o seu bem mais importante, representando
seu capital intelectual.
seu mercado cativo.
seu ativo cultural.
sua clientela preferencial.
seu mercado interno.
A estrutura administrativa de uma determinada biblioteca prevê a tomada de decisões por funcionários administrativos de baixo escalão, que atuam no atendimento aos clientes. Nesse caso, pode-se dizer que a estrutura adotada é
colegiada.
desburocratizada.
descentralizada.
desregulamentada.
flexível.
As estruturas administrativas comissionais privilegiam as decisões tomadas coletivamente. Para isso, estabelecem, formalmente,
mecanismos de consulta à comunidade, por meio de referendos.
instâncias de deliberação, distribuídas pelos vários níveis administrativos.
instrumentos de acesso ao conhecimento, como as intranets institucionais.
a obrigatoriedade de recurso a assessores especializados.
ferramentas para avaliação e obtenção de indicadores de desempenho.
Em desenvolvimento de coleções, a expressão "seleção negativa" é aplicada
ao armazenamento compacto.
ao remanejamento.
à avaliação da coleção.
ao controle do acervo.
ao descarte.
O nível estratégico de administração tem, como sua principal característica,
zelar pelo livre fluxo de informações interna e externa.
cuidar do relacionamento e da integração interna da organização.
cuidar das operações da organização.
dar direção à organização, adaptando-a ao meio ambiente.
proporcionar técnicas que possibilitem aumentar a eficácia organizacional.
Em administração, eficácia é fazer
o que é viável.
as coisas da melhor maneira.
aquilo que deve ser feito.
as atividades que geram maior lucro.
apenas o essencial.
Metas são
valores definidos dos objetivos a serem alcançados ao longo do tempo.
regras de decisão repetitivas com base na estratégia estabelecida.
aspectos concretos que a organização deverá alcançar para seguir a estratégia estabelecida.
elementos ambientais cuja influência a organização visa a alterar.
dados concretos que evidenciam o papel que desempenha a organização no meio ambiente.
Conhecimento é o conjunto de princípios, regras, modelos mentais e memórias no qual a ação humana está enraizada. Considera-se que ele é constituído de três dimensões, a
explícita, a implícita e a estratégica.
explícita, a tácita e a cultural.
estruturada, a semi-estruturada e a não-estruturada.
socializada, a privada e a organizacional.
qualificada, a não-qualificada e a tecnológica.
A entidade que tem seus interesses voltados para o âmbito da pesquisa e da pós-graduação em Ciência da Informação, no Brasil, é a
FEBAB.
ABEBD.
ABECIN.
ANCIB.
SINBIESP.
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