Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É um modelo brasileiro para publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet.
SciELO − Scientific Electronic Library Online.
SELO − Science Electronic Library Online.
CIELO − Circulation Electronic Library Online.
CELO − Central Electronic Library Online.
SIELO − Scientific Information Electronic Library Online.
No ambiente Web existem sites especializados que realizam pesquisa e buscam informações. Este tipo de site é comumente denominado
Família, releases ou empresas de busca.
Provedores, hospedeiros ou bancos de busca.
Networking, drivers ou bases de busca.
Portais, downloads ou redes de busca.
Robôs, ferramentas ou motores de busca.
Criado em 1995, o programa que tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia é conhecido como
Linux.
Calco.
Plataforma Lattes.
Prossiga.
Unisyst.
Para permitir o acesso a artigos de revistas especializadas, seja por autor, título ou assunto, uma biblioteca que possua uma grande quantidade de periódicos internacionais
recorrerá aos índices, resumos ou abstracts e outros instrumentos bibliográficos similares.
procurará indexar cada artigo de cada fascículo que recebe, usando um tesauro próprio.
utilizará a CDU para classificar os títulos de periódicos e o AACR2 para registrá-los e descrevê-los.
incluirá a coleção, que possui de cada periódico, no Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas.
publicará regularmente sumários correntes de novos fascículos e os distribuirá para os seus usuários.
Em sistemas de recuperação de informações, existem fatores que identificam os documentos a que se referem, de forma rápida e precisa, como é o caso de uma pesquisa por autor ou por uma determinada lei. Há, porém, fatores que não conduzem a documentos específicos, como é o caso de uma busca por
título ou forma física.
assunto ou ponto de vista.
edição ou tipo de documento.
língua ou editor.
data de publicação ou nível.
Um sistema de recuperação de informações responderá satisfatoriamente às necessidades de informação de seus usuários quando
estabelecer uma ordem de precedência entre os itens recuperados.
oferecer alto nível de revocação, embora com relevância mínima.
apresentar o maior número possível de respostas no mínimo de tempo.
incorporar o maior número de itens úteis ao seu acervo.
proporcionar alta relevância, ainda que a revocação seja baixa.
São fatores que influenciam o desempenho geral de um sistema de recuperação de informações:
a especificidade e a precisão.
a profundidade e a organização.
o controle e a habilidade.
a ponderação e a qualidade.
o tempo e o idioma.
Basicamente, a análise documentária opera com dois tipos de representação do conteúdo dos documentos: o resumo e o índice. No resumo,
empregam-se linguagens documentárias para tratar o conteúdo do texto.
instaura-se uma estrutura informacional diversa do documento original.
mantém-se uma relação de semelhança com o documento original.
usam-se instrumentos para definir equivalências entre o texto e a sua representação.
procura-se um grau de segmentação do texto usando palavras ou sintagmas.
A descrição dos aspectos físicos dos documentos e a análise dos conteúdos de textos estão associadas, no campo da documentação,
ao setor de processos técnicos.
ao conceito de representação.
à catalogação e à classificação de livros.
aos princípios da ciência da informação.
à teoria da lingüística aplicada.
Como a CDD, a CDU é basicamente enumerativa e apresenta um conjunto de classes básicas ou principais, mas tem dispositivos de
enumeração que indicam as facetas dos assuntos.
notação que permitem ao bibliotecário corrigir falhas da tabela.
análise que auxiliam a identificação das classes e subclasses.
revisão que mostram as alterações mais importantes desde a primeira edição.
síntese que lhe dão grande flexibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...