Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do tratamento de homógrafos nos tesauros, considere:
I. A sua distinção é um meio de promover representações consistentes, tanto na entrada (indexação), quanto na saída (busca).
II. Embora na língua geral o fenômeno não ocorra, na área técnica ele é mais frequente do que se imagina.
III. Em geral, é possível distinguir significados diferentes com o emprego de um qualificador entre parênteses, sem necessidade de toda uma nota explicativa.
IV. O qualificador, entretanto, não é parte integrante do descritor.
V. Consideram-se os termos em questão como descritores, com uma entrada para cada um deles, es tabelecendo- se uma relação associativa.
Está correto o que se afirma APENAS em
Na construção de um tesauro, a forma dos termos deve seguir certas diretrizes, entre as quais:
I. Um termo de indexação deve consistir, preferivelmente, em um substantivo ou frase substantiva.
II. Os substantivos que representam entidades mensuráveis devem ser expressos na forma plural.
III. Verbos na forma infinitiva e participial são também adotados como descritores autônomos, mas não em sua forma flexionada.
Verifica-se que
Seguindo as instruções da Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário classificou o livro Comentários ao Código Eleitoral e à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, assuntos que, na obra, apresentam tratamento equivalente e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro, no número que aparece primeiro nas tabelas da CDD. A decisão do profissional está
Empregando a Classificação Decimal de Dewey para classificar um livro, um bibliotecário seguiu as seguintes etapas, na ordem em que aparecem:
I. Definição da forma
II. Definição do foco disciplinar
III. Definição do assunto
O procedimento do bibliotecário é
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Considere os números da Classificação Decimal Universal abaixo.
I. −055.2-347.96 − Magistradas
II. −037.1 − Fibras vegetais
III. .01.342.8 − Teoria do direito eleitoral
É correto afirmar que
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Em relação à Classificação Decimal Universal, avalie os dois agrupamentos abaixo.
I. Colchetes [ ]
II. Dois pontos duplos ::
III. Parênteses 0 (0 )
a. São utilizados para fixar a ordem dos números que compõem uma notação composta.
b. São usados para estabelecer subgrupos algébricos quando dois ou mais números principais se encontram ligados por um sinal de adição ou dois pontos.
c. Indicam a forma ou apresentação de um documento que trata de um assunto representado por um número principal.
A correlação correta entre os agrupamentos é
Basicamente, a estrutura da norma RDA (Recursos: Descrição e Acesso) é composta por dez seções, sendo
I. Seções 1-4: instruções para registrar relações entre as entidades.
II. Seções 5-10: instruções para registrar os atributos de entidades.
Verifica-se que
Em relação aos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, avalie os dois agrupamentos abaixo.
I. Obra
II. Expressão
III. Manifestação
IV. Item
a. É o que hoje se entende como exemplar, um ser único na biblioteca.
b. Criação intelectual ou artística em si, desconsiderando o suporte, idioma, edição, editora etc.
c. Realização da produção intelectual ou artística, compreende traduções etc.
d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo.
A correlação correta entre os agrupamentos é
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Em relação ao Capítulo 21 − Escolha dos Pontos de Acesso do AACR2, considere:
I. A entrada de uma obra emanada de uma ou mais entidades deve ser sob o cabeçalho estabelecido para a entidade correspondente, se a obra for de natureza administrativa, um decreto do executivo com força de lei, uma coleção de trabalhos de conferência, entre outras categorias.
II. A entrada de uma obra pelo título principal ou pelo título uniforme deve ser feita quando se tratar, por exemplo, de uma coleção de obras por diferentes pessoas ou entidades, de regulamentos ou decisões de tribunais, de sessões legislativas etc.
III. A entrada de uma obra, de uma coletânea de obras, ou excertos de uma ou mais obras de um autor pessoal é feita sob o cabeçalho estabelecido para essa pessoa, esteja ou não mencionada no item que estiver sendo catalogado.
IV. Quando se tratar de leis que governam uma jurisdição, a entrada deve ser sob o cabeçalho estabelecido para essa jurisdição, acrescentando a ele um título uniforme.
V. Se, em uma obra de responsabilidade compartilhada, a responsabilidade principal for atribuída a uma pessoa ou entidade, a entrada deve ser sob o título da obra, com entradas secundárias sob o cabeçalho estabelecido para aquela pessoa ou entidade principal, se não houver mais de duas.
É correto o que se afirma APENAS em
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Para descrever a Revista Brasileira de Direito Eleitoral em versão on-line, um bibliotecário deverá empregar regras do AACR2 relativas a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...