Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Considere a página de rosto abaixo.
Ao catalogar o item seguindo o AACR2, um bibliotecário determinou corretamente como entrada principal:
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Utilizando o AACR2 para catalogar um recurso eletrônico disponível apenas por acesso remoto, uma bibliotecária registrou o modo de acesso na área da descrição física. Neste caso, o procedimento está
A tarefa de um bibliotecário é organizar fontes terciárias de informação, portanto, ele se ocupa da coleção de
Biblioteconomia - Fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Em relação às fontes de informação jurídica, considere:
I. Para recuperar a doutrina sobre a legislação federal relativa ao meio ambiente, um deputado deverá consultar o Repositório de Documentos Legislativos do Senado Federal.
II. Órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Ministério do Trabalho são considerados fontes de informação jurídica.
III. O Sistema de Legislação Informatizada gerencia e recupera normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império.
IV. O Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Penal são exemplos de conjuntos de disposições legais relativas a um ramo do direito.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro lista as modalidades de cooperação para o desenvolvimento de coleções e, o segundo, as características dessas modalidades:
I. Desenvolvimento cooperativo.
II. Aquisição coordenada.
III. Aquisição conjunta.
a. Duas ou mais bibliotecas concordam que cada uma terá certas áreas de responsabilidade primária de coleta e que elas permutarão tais materiais uma com a outra de forma gratuita.
b. Duas ou mais bibliotecas concordam em comprar certos materiais e/ou partilhar o(s) custo(s) a eles associado(s) e um ou mais membros em armazená-los.
c. Os membros fazem um pedido em comum por um produto ou serviço e cada membro recebe o produto/serviço.
A correlação correta dos dois agrupamentos é
Após preparar um ensaio sobre aspectos éticos do direito na atualidade, a ser publicado em uma revista da área, um juiz pede a uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3a Região para resumir o documento. Seguindo as normas e práticas pertinentes em vigor, a profissional deverá elaborar um resumo
Em relação aos resumos, considere:
I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.
II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.
III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.
IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livros, e até 300 palavras para livros e teses.
V. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, como em: A resolução de conflitos no trabalho que comprometem a produtividade exige uma reorganização estrutural para reduzir a instabilidade social e/ou um programa de treinamento para reduzir conflitos de ponto de vista.
Está correto o que consta APENAS em
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Suponha que dois bibliotecários da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recolocaram nas estantes dois grupos de livros classificados pela Classificação Decimal Universal − CDU, conforme as respectivas ordens abaixo:
Considerando a ordem de arquivamento da CDU, a atividade executada pelo bibliotecário
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Na Classificação Decimal Universal, o recurso de intercalação
I. é o emprego de um auxiliar como infixo, e não como prefixo ou sufixo de um número principal.
II. tem por objetivo tornar mais útil o arranjo de documentos ou de suas referências quando classificados.
III. só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, ou seja, parênteses ou aspas: os auxiliares comuns de forma, lugar, raça e tempo.
Em relação a esse recurso,
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Em relação à Classificação Decimal Universal e seus mecanismos de síntese, considere os dois agrupamentos abaixo:
I. 398.34(=214.58):354(44)
II. =16(0.032)::355
III. 324347.2+339-055.2
IV. (084.1)-035.51/2
a. Auxiliar comum de língua; Auxiliar comum de forma; Sinal de ordenação.
b. Auxiliar comum de raça; Sinal de relação simples; Auxiliar comum de lugar.
c. Auxiliar comum de forma; Auxiliar comum de materiais; Sinal de extensão.
d. Auxiliar comum de tempo; Sinal de coordenação; Auxiliar comum de pessoas.
A correlação correta dos dois agrupamentos é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...