Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Analise a referência abaixo:

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988. 146 p. Recensão de: SILVA, E. T. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 17, n. 2, jul./dez. 1988.

 Para a sua elaboração, além da NBR 6023, foi utilizada também a NBR

  • A.

    6027.

  • B.

    6029.

  • C.

    6022.

  • D.

    6034.

  • E.

    6032.

Em um estudo de usuários, os pesquisadores/bibliotecários solicitaram que os participantes descrevessem a última busca bibliográfica que haviam realizado, detalhando as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Neste caso, estavam utilizando a

  • A.

    Técnica do Incidente Crítico.

  • B.

    Análise de Tarefas e Resolução de Problemas.

  • C.

    Observação Direta.

  • D.

    Metodologia do Diário.

  • E.

    Descrição Direcionada.

Segundo a NBR 10520, a diferença entre notas de rodapé e notas explicativas é que as

  • A.

    explicativas são usadas para comentário, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

  • B.

    de rodapé indicam as fontes consultadas pelo autor.

  • C.

    explicativas trazem indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.

  • D.

    de rodapé remetem para outras partes da obra em que o assunto foi abordado.

  • E.

    explicativas podem também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.

É correto afirmar que os estudos baseados na abordagem

  • A.

    tradicional empregam maior orientação qualitativa, servindo para definir como o sistema pode ser melhor projetado para atender as necessidades de informação dos usuários.

  • B.

    tradicional focalizam o uso de fontes, bases de dados, obras de referência etc., servindo para definir os tipos de materiais a serem incorporados pelas unidades de informação.

  • C.

    alternativa analisam as linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, servindo para determinar a estrutura organizacional da informação dentro de um sistema.

  • D.

    alternativa examinam como o usuário é afetado por uma ou mais barreiras ao uso de um sistema de informação, servindo para medir os vários atributos ou características desse sistema.

  • E.

    tradicional consideram o indivíduo como sendo orientado situacionalmente, servindo para buscar compreender o processo de busca e uso da informação.

A estrutura administrativa de uma biblioteca específica não admite a tomada de decisões por funcionários administrativos de baixo escalão, que atuam em frente de atendimento aos clientes, devendo estes se reportar a seus superiores em cada caso. É correto afirmar que, nesta biblioteca, impera uma estrutura

  • A.

    centralizada.

  • B.

    descentralizada.

  • C.

    colegiada.

  • D.

    comissional.

  • E.

    flexível.

  • A.

    perception-constructing.

  • B.

    de valor agregado.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    da percepção do usuário.

  • E.

    sense-making.

Considere a definição abaixo:

O relatório de uma biblioteca é o conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, ordenado de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo. Não é apenas uma contabilização de dados, mas o resultado de um processo que transforma dados em informação, isto é, que os analisa, atribuindo-lhes significação no contexto da biblioteca.

De autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, ela destaca o papel do relatório da biblioteca como instrumento no processo de planejamento, pois esse documento

  • A.

    possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados e os problemas encontrados.

  • B.

    fornece subsídios para identificar e contextualizar os problemas enfrentados durante o período, bem como para identificar os culpados por seu aparecimento.

  • C.

    propicia a identificação e o estabelecimento de indicadores de qualidade dos serviços.

  • D.

    garante a racionalização dos atos administrativos, possibilitando a transparência na aplicação dos recursos e a participação da comunidade nas decisões mais importantes.

  • E.

    facilita a elaboração de uma política de relações públicas da biblioteca.

Segundo Henry Mintzberg, o gestor deve exercer diversos papéis e atividades. Entre outras coisas, ele deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado) e ter a capacidade de transformá-las em desenvolvimento para a unidade de informação. Nesse caso, ele está desempenhando o papel de

  • A.

    coletor.

  • B.

    símbolo.

  • C.

    disseminador.

  • D.

    empreendedor.

  • E.

    negociador.

Ao realizar estudos de uso, os bibliotecários podem

  • A.

    dispensar ajuda especializada, por se tratar de uma técnica de fácil aplicação.

  • B.

    obter poucas informações para as atividades de descarte.

  • C.

    invadir a privacidade dos usuários.

  • D.

    sempre contar com dados prontamente disponíveis, tanto os de uso interno como externo.

  • E.

    ter problemas para a interpretação dos dados.

Segundo o Manifesto da IFLA sobre a Internet, as barreiras para a circulação da informação devem ser removidas, especialmente aquelas que favorecem a desigualdade, a pobreza e o desespero. Em outras palavras, a comunidade bibliotecária deve apoiar estratégias visando

  • A.

    ao planejamento de serviços eletrônicos de informação.

  • B.

    à implementação de bibliotecas nas comunidades desfavorecidas.

  • C.

    à promoção da liberdade intelectual como direito de cada indivíduo.

  • D.

    ao desenvolvimento da acessibilidade à Internet.

  • E.

    à criação de bibliotecas virtuais em âmbito nacional e local.

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