Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a regra 21.31B2 do AACR2, uma compilação de leis que governam mais de uma jurisdição deve ter entrada sob

  • A.

    os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores, se não houver mais de três.

  • B.

    o cabeçalho estabelecido para a jurisdição que vier em destaque ou primeiro na obra.

  • C.

    o título coletivo da obra seguindo as regras estabelecidas para coletâneas.

  • D.

    o cabeçalho estabelecido para a entidade legislativa apropriada.

  • E.

    o título uniforme estabelecido para a jurisdição que promulgou as leis.

  • A.

    21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • B.

    21 cm. Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • C.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). ISBN 85-228-0268-8.

  • D.

    Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • E.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

Em relação ao AACR2, considere:

I. As revisões feitas no capítulo 9 dividem-se em duas categorias: alterações para alinhar as regras ao ISBD(ER) e alterações para acomodar a natureza específica dos recursos eletrônicos.

II. A fonte principal de informação para recursos eletrônicos é o título da tela.

III. Para descrever um recurso eletrônico publicado em série, devem ser usados os capítulos 9 e 12.

IV. A área do tipo e extensão do recurso registra o número de unidades físicas do suporte físico usando algarismos arábicos seguidos do tipo de suporte, por exemplo, 1 DVD ou 2 disquetes para computador.

V. Para recursos de acesso remoto, é preciso especificar sempre o modo de acesso, que deve ser registrado na área das notas.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    III e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que

  • A.

    os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.

  • B.

    muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.

  • C.

    é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.

  • D.

    os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.

Os sistemas de armazenamento e recuperação da informação desempenham uma série de funções tanto de entrada quanto de saída da informação. Na etapa de saída, observam-se funções estreitamente ligadas à interação entre usuário e sistema, ou seja, a

  • A.

    política de seleção, que orienta a aquisição de documentos para o sistema baseada nas necessidades do usuário.

  • B.

    estratégia de busca, que envolve o processo de análise da questão de busca e a sua tradução para a linguagem do sistema.

  • C.

    organização da informação, que inclui os processos técnicos de catalogação, classificação e indexação dos documentos.

  • D.

    construção de bases de dados bibliográficas, que servirão como suporte e como pontes na recuperação da informação.

  • E.

    avaliação do sistema, que é realizada por meio de indicadores como cobertura, exaustividade, precisão, tempo de resposta e formato.

Ao catalogar a obra cuja página de rosto aparece abaixo, usando o AACR2, um bibliotecário escolheu corretamente a seguinte entrada principal:

  • A.

    Brasil. Tribunal Regional Federal da 2a Região − com entrada secundária para a jurisdição que promulgou a lei.

  • B.

    Brasil. [Lei no 98, de 26 de agosto de 1997] − com entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal.

  • C.

    Tavares, José F. (coord.) − com entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para o tribunal e a lei.

  • D.

    Regulamento geral do TRF-2a Região − com entradas secundárias sob os cabeçalhos para o tribunal e a lei.

  • E. Rio de Janeiro (Estado). Tribunal Regional Federal da 2a Região − com entradas secundárias para a lei e o coordenador.

Um dos grandes desafios no marketing da informação é

  • A.

    adaptar os princípios do marketing à área de serviços.

  • B.

    quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.

  • C.

    convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.

  • D.

    tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.

  • E.

    desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.

O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,

  • A.

    zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.

  • B.

    promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.

  • C.

    evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.

  • D.

    atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.

  • E.

    garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.

A Lei no 9.674, de 25 de junho de 1998,

  • A.

    definiu a obrigatoriedade de contratação de bibliotecários em bibliotecas escolares.

  • B.

    definiu a estrutura e forma de atuação dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.

  • C.

    dispôs sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

  • D.

    propôs nova denominação para os profissionais da área de informação.

  • E.

    regulamentou o exercício da profissão por técnicos de Documentação, definindo regras para atuação desses profissionais.

  • A.

    [http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm]. 08/03/1999.

  • B.

    Consulta online em 8 de março de 1999.

  • C.

    [Material disponível na internet].

  • D.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...