Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a referência bibliográfica abaixo:
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.
Segundo a NBR 6023, os elementos essenciais dessa referência são:
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p., 21 cm.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15).
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). ISBN 85-228- 0268-8.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
De acordo com F. W. Lancaster, existem fatores que afetam a qualidade da indexação, entre os quais,
experiência, exaustividade e falta de coerência, ligados ao indexador.
sintaxe, imprecisão e conteúdo temático, ligados ao vocabulário.
extensão, idioma e qualidade da estrutura, ligados ao documento.
tipo de indexação, política e produtividade, ligados ao processo.
ruídos, condições climáticas e instalações, ligados ao ambiente.
Considere as referências bibliográficas abaixo:
I. BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. p.16-29. Anais... São Paulo: USP, 1994.
II. SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.
III. LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25 abr. 1999, p. 3.
IV. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em:
V. AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, Edição especial, v. 38, n. 9, set. 1984.
Está correto o que consta APENAS nas referências
III e V.
II e III.
I e III.
IV e V.
II e IV.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Atenção: Avalie o esquema abaixo para responder às questões de números 34 e 35.
Um jurista interessado na jurisprudência sobre a questão da inelegibilidade nas leis eleitorais faz uma busca usando termos autorizados em duas bibliotecas que utilizam diferentes sistemas de indexação. De acordo com o esquema, as Bibliotecas 1 e 2 utilizam, respectivamente,
cabeçalhos de assuntos e representações de termos.
a linguagem controlada e a linguagem natural.
a indexação pré-coordenada e a indexação pós-coordenada.
palavras-chave e conceitos descritores.
o catálogo sistemático e o índice relativo alfabético.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Avalie as afirmativas abaixo sobre indexação e recuperação da informação:
I. Existem diversos fatores que afetam o desempenho de um sistema de recuperação de informações e seu potencial em termos de revocação e relevância, entre os quais a especificidade. Quanto maior a especificidade, maior será a probabilidade de alcançar alta relevância.
II. Uma série de falhas pode ocorrer no processo de indexação e influir nos resultados de uma pesquisa. Quando um indexador atribui a um documento o termo a, quando deveria ser atribuído o termo b, haverá falha na precisão.
Na verdade,
a primeira está incorreta; quanto maior a especificidade, menor será a relevância.
ambas estão corretas; revocação, relevância, precisão e especificidade são importantes indicadores para avaliar as necessidades do usuário.
ambas estão incorretas; quanto maior a exaustividade, maior a relevância e a falha acontecerá na indexação.
a segunda está incompleta; devido ao erro na atribuição de termos, haverá falha não apenas na precisão, mas também na revocação.
a segunda está incorreta; em caso de erro na indexação, a falha afetará a estratégia de busca.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Atenção: Avalie o esquema abaixo para responder às questões de números 34 e 35.
Devido aos sistemas de indexação utilizados,
o controle terminológico da Biblioteca 2 combina os termos no momento da indexação.
a Biblioteca 1 recupera um número maior de documentos do que a Biblioteca 2.
o controle terminológico da Biblioteca 1 faz aumentar a revocação e diminuir a precisão.
o resultado da busca na Biblioteca 1 é mais consistente e relevante do que o da Biblioteca 2.
a Biblioteca 2 recupera documentos mais específicos e precisos do que a Biblioteca 1.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Uma série de falhas pode ocorrer no processo de indexação e influir nos resultados de uma busca. Quando um indexador atribui a um documento o termo A quando deveria ser atribuído o termo B, ocorrerão falhas
no número de consultas registradas pelo sistema.
na uniformidade e na exaustividade.
na indexação pré e pós-coordenada.
no tempo de resposta do sistema.
na revocação e na precisão.
A web tradicional foi desenvolvida para ser entendida pelos usuários, enquanto a web semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas. No seu desenvolvimento, são usados, entre outros recursos,
agentes inteligentes, que são programas capazes de operar sobre as informações e identificar os seus significados e as relações entre eles.
taxonomias, que são metodologias criadas para garantir uma comunicação livre de ambiguidades baseada em conteúdo.
linguagens de marcação de documentos como a HTML, que estruturam as informações de maneira a descrever conteúdo, significado e apresentação.
protocolos como o Open Archives Iniciative, que possibilitam a interoperabilidade entre provedores, catálogos e indexadores.
mecanismos de inferência, que são ferramentas projetadas para a geração de modelos conceituais legíveis por computadores.
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
I. O princípio hierárquico do sistema significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para a parte também vale para o todo.
II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, em seguida, aplicá- lo à obra em classificação.
Pode-se afirmar que
ambas estão corretas; a hierarquia é expressa por meio da estrutura e da notação do sistema, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.
ambas estão incorretas; o princípio diz que tudo o que vale para o todo vale também para a parte e, ao localizar um número no índice, é preciso verificá-lo nas tabelas.
a primeira está incorreta; o princípio hierárquico significa que existe uma ordem de citação básica a ser seguida para se obter um mínimo de consistência na classificação.
a segunda está incorreta; o índice relativo foi incorporado por Dewey depois da criação do sistema, visando a facilitar a sua disseminação e utilização.
a segunda está incompleta; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página nas tabelas.
Tendo como modelo a classificação das ciências de Francis Bacon, a Classificação Decimal de Dewey possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais − gênero, espécie, matéria, espaço e tempo − e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.
A afirmativa acima está
incompleta, pois cada uma das dez classes principais consiste de dez subdivisões e estas, por sua vez, repartem-se indefinidamente.
incorreta, pois sabe-se que existem inúmeros temas interdisciplinares e ou transdisciplinares que dificilmente se encaixariam na divisão de Bacon.
correta, uma vez que o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, o que representou um grande avanço à época.
correta, embora esse modelo de organização de conhecimentos já não seja reconhecido atualmente por apresentar relações inconsistentes.
incorreta, porque as suas classes são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...