Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao consultar uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em “borboletas” encontrou diferentes obras sobre o assunto, porém, em lugares distintos da coleção: uma obra sobre a vida das borboletas estava classificada em 595.789, enquanto uma outra abordando a criação de borboletas foi encontrada em 638.5789 e uma terceira que tratava das borboletas como um recurso natural foi localizada na classe de economia em 333.9557. Essa situação ocorreu porque a

  • A.

    classificação da coleção deve seguir as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um mesmo assunto.

  • B.

    biblioteca em questão usou diferentes edições da CDD, que sofreu uma série de alterações em suas tabelas, sem proceder às reclassificações necessárias.

  • C.

    falta de uma política de classificação para orientar a organização do acervo ocasionou a dispersão de um mesmo assunto em hierarquias distintas.

  • D.

    estrutura do sistema dá ênfase às facetas mais gerais dos assuntos, recurso que pode ser aplicado para evitar a multiplicação de uma mesma notação.

  • E.

    CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe, dependendo do seu contexto.

Na Classificação Decimal Universal, a barra “/” tem a função de unir o primeiro e o último de uma série de números consecutivos no sistema para formar um assunto mais específico que não existe nas tabelas.

A afirmativa acima está

  • A.

    incorreta; o sinal indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual dois elementos têm o mesmo valor.

  • B.

    incorreta; o sinal serve para formar uma categoria ou um conceito abrangente não indicados nas tabelas.

  • C.

    correta; o símbolo permite a composição de notações com um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos.

  • D.

    incorreta; o sinal é usado para ligar dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto.

  • E.

    correta; o símbolo é usado para indicar aspectos sob os quais um assunto pode ser considerado.

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares especiais têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas divisões principais ou pelas subdivisões auxiliares comuns, tendo a sua aplicação limitada à classe a qual estão subordinados. Entre eles, encontramos a série

  • A.

    ...1/...9, que indica a extensão de um número principal para especificar aspectos não previstos na tabela.

  • B.

    01/.09, que indica a síntese de assuntos compostos mediante o uso de notações compostas.

  • C.

    00/.99, que indica aspectos relativos à teoria, estudos, atividades, processos, operações etc.

  • D.

    -1/-9, que indica elementos, técnicas, componentes, propriedades, estado, gênero etc.

  • E.

    ‘1/‘9, que indica os aspectos pelos quais um assunto pode ser visto pelo autor do documento.

Em unidades de informação, os objetivos de um projeto devem atender a seis princípios. São eles: coerência, necessidade, aceitabilidade,

  • A.

    exequibilidade, motivação e simplicidade.

  • B.

    complexidade, clareza e provisão de recursos.

  • C.

    importância, disponibilidade e promoção.

  • D.

    envolvimento, política institucional e novidade.

  • E.

    participação, viabilidade e proposição.

Considere as afirmativas abaixo sobre Planejamento.

I. É o oposto da improvisação.

II. Não é um processo contínuo, mas um acontecimento.

III. Faz acontecer.

IV. Compensa incertezas, mas não mudanças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

James McGee e Laurence Prusak abordam alguns estilos gerenciais, de acordo com a melhoria da disseminação da informação e da troca de informação na organização, que afetam diretamente a gestão de recursos humanos. Entre eles está o da anarquia, que

  • A.

    garante que a classificação da informação e o seu fluxo sejam feitos pelos líderes da organização, que podem ou não partilhar a informação após coletá-la.

  • B.

    se trata de uma abordagem em que o gerenciamento é apoiado exclusivamente nas novas tecnologias.

  • C.

    tem por base que cada unidade ou departamento cuida e define suas próprias informações de acordo com suas necessidades, repassando apenas o mínimo à organização em geral.

  • D.

    se constitui em uma ausência completa de uma gerência de informação, baseando-se na capacidade do indivíduo para obter e gerenciar sua própria informação.

  • E.

    se trata de uma abordagem baseada no consenso e na negociação de elementos de informação-chave e no fluxo da informação para a organização.

Em bibliotecas e unidades de informação, o planejamento

  • A.

    pode ocorrer de forma independente, definindo objetivos, traçando prioridades ou avaliando alternativas de curso de ação.

  • B.

    situa-se no nível estratégico.

  • C.

    é um processo linear, com cada fase ocorrendo apenas após o término total da anterior.

  • D.

    inicia-se pelo diagnóstico das forças restritivas e propulsoras de seu ambiente.

  • E.

    deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização a que pertencem.

Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento

  • A.

    tem início e fim predeterminados.

  • B.

    está acima de questões políticas.

  • C.

    se beneficia mais de hierarquias que de mercados.

  • D.

    requer investimentos financeiros consideráveis.

  • E.

    é facilmente assimilada, pois o compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos naturais.

Segundo Sueli Angélica do Amaral, “é admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada”. Esses problemas terminológicos

  • A.

    devem-se à falta de disciplinas relacionadas ao marketing nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.

  • B.

    estão relacionados com a resistência dos profissionais à adoção de novas ideias.

  • C.

    agravam-se com a inexistência de glossário mercadológico voltado para a área de informação.

  • D.

    têm pouco impacto na aplicação dos preceitos do marketing em serviços de informação.

  • E.

    cresceram nos últimos anos, em função da diminuição no número de pesquisas relacionadas ao marketing de informação.

Constituem planos gerais de ação, guias genéricos que definem linhas mestras, orientam a tomada de decisão e dão estabilidade à organização.

A definição acima, de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se

  • A.

    aos objetivos.

  • B.

    às políticas.

  • C.

    aos programas.

  • D.

    aos procedimentos.

  • E.

    às metas.

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