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Ao consultar uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em borboletas encontrou diferentes obras sobre o assunto, porém, em lugares distintos da coleção: uma obra sobre a vida das borboletas estava classificada em 595.789, enquanto uma outra abordando a criação de borboletas foi encontrada em 638.5789 e uma terceira que tratava das borboletas como um recurso natural foi localizada na classe de economia em 333.9557. Essa situação ocorreu porque a
classificação da coleção deve seguir as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um mesmo assunto.
biblioteca em questão usou diferentes edições da CDD, que sofreu uma série de alterações em suas tabelas, sem proceder às reclassificações necessárias.
falta de uma política de classificação para orientar a organização do acervo ocasionou a dispersão de um mesmo assunto em hierarquias distintas.
estrutura do sistema dá ênfase às facetas mais gerais dos assuntos, recurso que pode ser aplicado para evitar a multiplicação de uma mesma notação.
CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe, dependendo do seu contexto.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na Classificação Decimal Universal, a barra / tem a função de unir o primeiro e o último de uma série de números consecutivos no sistema para formar um assunto mais específico que não existe nas tabelas.
A afirmativa acima está
incorreta; o sinal indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual dois elementos têm o mesmo valor.
incorreta; o sinal serve para formar uma categoria ou um conceito abrangente não indicados nas tabelas.
correta; o símbolo permite a composição de notações com um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos.
incorreta; o sinal é usado para ligar dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto.
correta; o símbolo é usado para indicar aspectos sob os quais um assunto pode ser considerado.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares especiais têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas divisões principais ou pelas subdivisões auxiliares comuns, tendo a sua aplicação limitada à classe a qual estão subordinados. Entre eles, encontramos a série
...1/...9, que indica a extensão de um número principal para especificar aspectos não previstos na tabela.
01/.09, que indica a síntese de assuntos compostos mediante o uso de notações compostas.
00/.99, que indica aspectos relativos à teoria, estudos, atividades, processos, operações etc.
-1/-9, que indica elementos, técnicas, componentes, propriedades, estado, gênero etc.
1/9, que indica os aspectos pelos quais um assunto pode ser visto pelo autor do documento.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em unidades de informação, os objetivos de um projeto devem atender a seis princípios. São eles: coerência, necessidade, aceitabilidade,
exequibilidade, motivação e simplicidade.
complexidade, clareza e provisão de recursos.
importância, disponibilidade e promoção.
envolvimento, política institucional e novidade.
participação, viabilidade e proposição.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Considere as afirmativas abaixo sobre Planejamento.
I. É o oposto da improvisação.
II. Não é um processo contínuo, mas um acontecimento.
III. Faz acontecer.
IV. Compensa incertezas, mas não mudanças.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
James McGee e Laurence Prusak abordam alguns estilos gerenciais, de acordo com a melhoria da disseminação da informação e da troca de informação na organização, que afetam diretamente a gestão de recursos humanos. Entre eles está o da anarquia, que
garante que a classificação da informação e o seu fluxo sejam feitos pelos líderes da organização, que podem ou não partilhar a informação após coletá-la.
se trata de uma abordagem em que o gerenciamento é apoiado exclusivamente nas novas tecnologias.
tem por base que cada unidade ou departamento cuida e define suas próprias informações de acordo com suas necessidades, repassando apenas o mínimo à organização em geral.
se constitui em uma ausência completa de uma gerência de informação, baseando-se na capacidade do indivíduo para obter e gerenciar sua própria informação.
se trata de uma abordagem baseada no consenso e na negociação de elementos de informação-chave e no fluxo da informação para a organização.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em bibliotecas e unidades de informação, o planejamento
pode ocorrer de forma independente, definindo objetivos, traçando prioridades ou avaliando alternativas de curso de ação.
situa-se no nível estratégico.
é um processo linear, com cada fase ocorrendo apenas após o término total da anterior.
inicia-se pelo diagnóstico das forças restritivas e propulsoras de seu ambiente.
deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização a que pertencem.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento
tem início e fim predeterminados.
está acima de questões políticas.
se beneficia mais de hierarquias que de mercados.
requer investimentos financeiros consideráveis.
é facilmente assimilada, pois o compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos naturais.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Sueli Angélica do Amaral, é admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada. Esses problemas terminológicos
devem-se à falta de disciplinas relacionadas ao marketing nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.
estão relacionados com a resistência dos profissionais à adoção de novas ideias.
agravam-se com a inexistência de glossário mercadológico voltado para a área de informação.
têm pouco impacto na aplicação dos preceitos do marketing em serviços de informação.
cresceram nos últimos anos, em função da diminuição no número de pesquisas relacionadas ao marketing de informação.
Constituem planos gerais de ação, guias genéricos que definem linhas mestras, orientam a tomada de decisão e dão estabilidade à organização.
A definição acima, de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se
aos objetivos.
às políticas.
aos programas.
aos procedimentos.
às metas.
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