Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Avalie as afirmativas abaixo, relativas ao planejamento.
I. O interesse pelo planejamento existiu desde o início do século XX, mas, nesse primeiro momento, estava voltado ao controle de métodos, padrões, capacidade e incentivos de produção.
II. As funções da administração são intimamente relacionadas em interação dinâmica, em que o planejamento precede todas as demais funções.
III. As pressões das organizações no sentido de manter ou cortar custos e ampliar e melhorar a qualidade de serviços e programas tornou o planejamento indispensável ao exercício da administração.
Ocorre que
todas apresentam incorreções; na I, o interesse pelo planejamento é muito mais recente que o assinalado; na II, não existe precedência do planejamento sobre as demais funções; e na III, há uma supervalorização do impacto do planejamento nas organizações.
todas estão corretas; essas afirmativas contextualizam adequadamente o planejamento.
a I está incorreta; na verdade, em seu início, o planejamento priorizava a participação do ser humano nas empresas.
a II está incorreta; não ocorre qualquer tipo de interação entre as funções da administração.
a III está incorreta; o planejamento ganha destaque em função da globalização e da concorrência internacional.
A figura abaixo é conhecida como
Gráfico de Pareto.
Diagrama de Ishikawa.
Gráfico Espinha de Peixe.
Carta de Controle.
Carta de Tendências.
Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à Lei, bem como enviando as autoridades competentes relatórios documentados sobre fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada, é função
da Federação Nacional de Associações de Bibliotecários.
do Conselho Federal de Biblioteconomia.
dos Sindicatos de Bibliotecários.
dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
de todas as associações e órgãos da área, coordenados pelo Conselho Federal de Biblioteconomia.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em documentação jurídica, o maior problema relativo ao controle bibliográfico da doutrina reside na dificuldade de identificação dos documentos publicados, sendo as bibliografias uma das principais formas de controlar esse tipo de informação.
A afirmativa acima está
correta, pois as bibliografias são importantes para o controle, a organização e a recuperação da informação jurídica descritiva.
correta, considerando que, ao lado dos catálogos, as bibliografias promovem o conhecimento das decisões jurídicas por parte dos cidadãos e dos juristas.
incorreta, já que a indexação de acórdãos é que constitui uma das principais formas de controle bibliográfico da doutrina.
incorreta, porque o maior problema de controle bibliográfico nessa área é a superabundância de normas doutrinárias.
incorreta, porquanto a doutrina é, obrigatoriamente, publicada em diários oficiais, o que torna possível ter acesso a todo o seu universo.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na documentação jurídica, a função da ementa jurisprudencial é
facilitar a busca da informação, possibilitando, também, o conhecimento do assunto que está sendo objeto de pronunciamento judicial, dando uma ideia geral do que o documento contém.
alterar, em geral parcialmente, as disposições da Constituição vigente, a fim de torná-la mais viável, ou de incorporar-lhe disposições apropriadas ao desenvolvimento técnico e social da nação.
provocar um novo exame dos autos para emenda ou modificação da primeira sentença por meio do encaminhamento da questão ao próprio juiz, a outro juiz ou ao tribunal.
suprir eventual omissão ou sanar contradição ou obscuridade existente no julgado para viabilizar, dentro da mesma relação jurídica processual, a uniformização da jurisprudência interna.
manifestar um posicionamento, resolução ou decisão tomados por um órgão judicial colegiado, argumentando sobre a aplicabilidade de determinado direito a uma situação fática específica.
Considere as afirmativas abaixo sobre marketing.
I. O website reflete os objetivos empresariais materializados em páginas Web e dirigidos a determinado público-alvo. Em uma análise detalhada de seu conteúdo, pode-se perceber que suas funcionalidades se relacionam com as ações estratégicas de marketing.
II. Uma vez que as possibilidades de utilização da Internet como canal de marketing são múltiplas, é necessário criar uma representação que reflita a maneira como a Web está sendo utilizada na oferta de produtos e serviços.
III. As funcionalidades do website devem ser projetadas considerando-se as características do composto de marketing próprio do produto ou serviço ofertado pelo empreendimento por meio da Internet.
Ocorre que
todas as afirmativas estão corretas.
apenas as afirmativas I e II estão corretas; a afirmativa III subestima as possibilidades de uso da Internet sob o ponto de vista do marketing.
apenas as afirmativas I e III estão corretas; as possibilidades de utilização da Internet como canal de marketing são bastante limitadas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas; a análise de conteúdo do website não permite perceber a relação entre suas funcionalidades e as ações estratégicas de marketing.
todas as afirmativas estão incorretas.
A Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. Em seu artigo quinto, ela define como contrafação
a cópia de um ou vários exemplares de uma obra literária, artística ou científica ou de um fonograma, de qualquer forma tangível.
o ato mediante o qual a obra é colocada ao alcance do público, por qualquer meio ou procedimento.
a reprodução não autorizada.
toda fixação de sons de uma execução ou interpretação ou de outros sons, ou de uma representação de sons que não seja uma fixação incluída em uma obra audiovisual.
a obra que ainda não foi objeto de publicação.
A Lei nº 9.674, de 26 de junho de 1998, dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário e determina outras providências. Segundo essa legislação,
a designação "Bibliotecário", incluída no Quadro das Profissões Liberais, Grupo 19, da Consolidação das Leis do Trabalho, é privativa dos Bacharéis em Biblioteconomia.
o exercício da função de Bibliotecário é privativo dos bibliotecários inscritos nos quadros do Conselho Federal de Biblioteconomia.
a pena de cassação do exercício profissional acarretará ao infrator a suspensão do direito de exercer a profissão, em todo o território nacional, durante um período de até 10 anos, definido pelo Conselho Federal.
as pessoas não habilitadas que exercerem a profissão regulamentada na Lei estão sujeitas ao pagamento de multa, a ser definida pelo Conselho Federal.
são equivalentes, para todos os efeitos, os diplomas de Bibliotecário, de Bacharel em Biblioteconomia, de Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e de Bacharel em Gestão da Informação, expedidos até a data da Lei por escolas oficialmente reconhecidas e registradas nos órgãos competentes, de acordo com a legislação em vigor.
Segundo a Resolução CFB nº 42 de 11 de janeiro de 2002, que dispõe sobre Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia, o Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:
aceitar encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento.
fazer comentários desabonadores sobre a atuação profissional apenas quando tiver certeza de fatos e ocorrências.
evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios.
criticar os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, proporcionando à categoria avançar na formulação de uma visão crítica sobre a atuação profissional.
quando no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão apenas com o intuito de possibilitar sua melhoria profissional.
Em relação às técnicas de resumo, analise:
I. O resumo mantém uma relação de contiguidade e de semelhança com o texto que lhe dá origem, já que procura reter a sua estrutura informacional.
II. O resumo é um caso particular de paráfrase seletiva que consiste em: a) extrair de um texto informações julgadas essenciais e b) reformular essas informações de maneira a se chegar a um novo texto coerente e coesivo.
III. A seleção é uma das operações centrais dos processos que visam a obter representações condensadas. Pressupõe a atribuição de valor ao conjunto de informações do texto, respeitando a hierarquia estabelecida pelo próprio autor.
Pode-se afirmar que
III está incorreta: a seleção não deve atribuir valor às informações; ao contrário, deve ser isenta e imparcial.
I está incorreta: o resumo não mantém relação de semelhança com o texto original, pois se constitui em um texto novo e independente.
II está incorreta: o resumo é um caso típico de paralinguagem, que consiste em selecionar palavras- chave para representar um texto.
I, II e III estão corretas: tratam de características importantes que devem ser consideradas na elaboração de resumos.
I, II e III estão incorretas: na primeira, o resumo não retém a estrutura informacional do texto; na segunda, objetiva elaborar novas informações; e na terceira, a hierarquia é dada pelo resumidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...