Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No planejamento de um serviço de disseminação seletiva da informação, os bibliotecários da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pretendem identificar, numa fase conhecida como diagnóstico, o número de usuários potenciais e os recursos informacionais disponíveis na instituição.

O plano dos profissionais está

  • A. correto; o diagnóstico é a fase inicial do planejamento e consiste na análise do contexto e dos ambientes interno e externo.
  • B. correto; nessa fase são definidos os recursos a serem monitorados, o tipo de conteúdo e os métodos de entrega do pacote informacional.
  • C. incorreto; a quantidade de usuários e os recursos informacionais são identificados na fase chamada definição da política.
  • D. incorreto; é na fase da estruturação que serão definidos usuários e recursos, assim como a equipe e o fluxo do serviço.
  • E. correto; é por meio dessa fase que se identificam mudanças nas necessidades dos usuários e se desenvolvem novos produtos.

Com o avanço tecnológico da Internet, uma série de mudanças vem ocorrendo na implementação de serviços de disseminação seletiva da informação, dentre as quais incluem-se

  • A. os novos meios de envio do material e a participação direta do bibliotecário.
  • B. a democratização dos meios e a prática dos colégios invisíveis.
  • C. o uso de novos recursos de informação e a autonomia do usuário.
  • D. o emprego de resumos na seleção e a valorização do acervo da biblioteca.
  • E. os diferentes formatos de fontes e a alteração dos perfis de interesse.

Como responsável pelo planejamento de um serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região definiu, em uma etapa denominada diagnóstico, o objetivo, o público-alvo, a periodicidade do serviço e as suas características.

Neste caso, o procedimento da equipe está

  • A. incorreto; objetivo e características são definidos durante a estruturação do serviço, juntamente com a divisão de tarefas da equipe.
  • B. incorreto; no diagnóstico, avalia-se o contexto da instituição, identificando os usuários potenciais e os recursos informacionais existentes.
  • C. correto; ainda durante o diagnóstico, são definidos os materiais a serem monitorados, a natureza do conteúdo e a forma de acesso à informação.
  • D. correto; a implementação do serviço terá sucesso se as etapas do planejamento forem realizadas em conformidade com a política institucional.
  • E. correto; as características do serviço dependem das necessidades dos usuários, dos recursos humanos disponíveis, da tecnologia e do custo.

Ao construir a estratégia de busca, após a negociação da questão, o bibliotecário de referência

I. analisa o tema da q uestão, identificando seus conceitos e relações.

II. seleciona os termos do enunciado de busca adequados à linguagem usada pelo sistema da biblioteca.

III. identifica as fontes adequadas que possam conter informações relevantes para a questão do usuário.

Neste caso,

  • A. as afirmações I, II e III estão incorretas; tratam-se de ações que se situam na esfera do processo de busca propriamente dito.
  • B. as afirmações I, II e III estão corretas; as buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia é flexível para comportar uma mudança de rumo.
  • C. a afirmação I está incorreta; a análise do tema é feita durante a negociação da questão, etapa dedicada ao esclarecimento da necessidade de informação do usuário.
  • D. a afirmação II está incorreta; nessa etapa, o bibliotecário formula a estratégia de busca usando operadores booleanos, de truncamento, de proximidade etc.
  • E. a afirmação III está incorreta; um bibliotecário bem preparado e eficiente realiza a busca em todas as fontes disponíveis na biblioteca.

Para operacionalizar o serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região deu início à identificação dos perfis dos usuários a serem atendidos, tomando como base a área de atuação desses usuários, o seu histórico de consultas às bases de dados da instituição e as suas publicações mais recentes.

Neste caso, a identificação dos perfis é

  • A. individual, quando o usuário atua sozinho no processo de sua elaboração.
  • B. explícita, quando o usuário participa do processo de sua elaboração.
  • C. interativa, quando usuário e bibliotecário atuam juntos na sua elaboração.
  • D. implícita, quando o usuário não participa do processo de sua elaboração.
  • E. autônoma, quando o bibliotecário atua sozinho no processo de sua elaboração.

A biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região disponibiliza na internet uma base de dados

  • A. de referências; ademais, por conter o texto integral de certos documentos, é também uma base de dados de fontes.
  • B. de referências; porque inclui citações ou referências bibliográficas que apresentam uma síntese do conteúdo do documento original.
  • C. catalográficos; pois relaciona livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui, mas sem indicar informações sobre o seu conteúdo.
  • D. de fontes; uma vez que constitui um acervo completo em formato digital, o que inclui atos normativos, acórdãos e súmulas.
  • E. multimídia; além de documentos impressos, armazena uma série de diferentes tipos de meios, como som, vídeo e fotografia.

Ao planejar um serviço de disseminação seletiva de informações, os bibliotecários do Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região identificaram, em uma etapa chamada definição da política, as categorias de usuário e os recursos informacionais existentes na biblioteca.

Ocorre que os profissionais estão

  • A. incorretos; a política envolve a escolha da equipe e do sistema a ser usado para o serviço.
  • B. incorretos; a identificação de usuários e recursos deve ser feita durante o diagnóstico.
  • C. incorretos; o público-alvo e os materiais são definidos na etapa denominada estruturação.
  • D. corretos; trata-se da etapa inicial do planejamento e consiste na análise do ambiente (interno e externo) e do contexto.
  • E. corretos; além disso, nessa etapa, identificam-se as características do serviço, como método de envio das informações.

Um jurista procura a bibliotecária de referência do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região com a seguinte questão: – Preciso de informações sobre o perfil profissional do magistrado.

– Você está interessado em discussões a respeito ou na legislação existente sobre o tema?

– pergunta a bibliotecária, com o objetivo de entender melhor as necessidades do usuário.

No processo de referência,

  • A. jurista e bibliotecária encontram-se na etapa relacio nada à solução do problema da busca.
  • B. a bibliotecária empregou uma pergunta aberta, que deixa o usuário expressar as próprias necessidades.
  • C. o jurista apresentou uma consulta de referência imediata, que exige o fornecimento de material espe cífico.
  • D. o jurista apresentou uma consulta de localização de material, que indica que está em busca de uma de terminada obra.
  • E. a bibliotecária empregou uma pergunta fechada, que limita a resposta a ser dada pelo usuário.

O processo de referência requer dos bibliotecários:

I. Habilidade profissional: competência para usar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamento que possibilitam recuperar a informação.

II. Habilidade psicológica: competência para se relacionar com pessoas e identificar seus diferentes níveis intelectuais.

Verifica-se que

  • A. I e II estão incorretos; os termos referidos pela literatura são, respectivamente, habilidade técnica e humana.
  • B. I e II estão corretos; a definição original de ambas as habilidades é de Nice Figueiredo.
  • C. I está correto; a segunda habilidade é chamada in terpessoal, pois envolve a interação entre pessoas.
  • D. II está correto; a primeira habilidade é chamada cognitiva, pois é usada para aprender, compreender e integrar informações.
  • E. I e II estão incorretos; as definições estão corretas, mas se encontram invertidas.

Em relação à educação de usuários, considere:

I. Processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da biblioteca e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.

II. O primeiro passo para organizar um programa na área é realizar um estudo de usuários, que deverá ser medido por meio da quantidade de uso da biblioteca.

III. Seu conceito engloba formação, orientação, instrução e treinamento do usuário sobre o uso da biblioteca.

IV. Seus programas podem ser classificados como formais e informais. Os de caráter formal se referem a atividades organizadas de maneira sistemática e integradas ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser incluídas ou não ao currículo. Já os informais tratam das orientações oferecidas que surgem das necessidades emergentes dos usuários.

V. Tais atividades incluem visita guiada à biblioteca, orientação para elaboração de referências e trabalhos acadêmicos, treinamento no uso de fontes de informação, SDI, serviços de alerta, palestras, tutorial na internet e FAQ.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, IV e V.
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