Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o Digital Object Identifier (DOI).
Identificador destinado à gestão de objetos digitais protegidos pelo direito do autor, desenvolvido pela Association of American Publishers.
Modelo conceitual de referência amplamente empregado para a gestão, preservação e acesso aos recursos digitais, desenvolvido pela NASA para a organização de documentos científicos.
Possui os mesmos objetivos do Dublin Core no que toca à recuperação da informação e procura analisar os metadados que descrevem os direitos do autor e as licenças de uso do objeto.
É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando- os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras.
Identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
É uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil a produção científica internacional. Conta atualmente com um acervo de mais de 30 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Assinale a alternativa que indica o nome desta biblioteca virtual.
Portal Domínio Público
Portal Periódicos da UFSC
Portal Periódicos da CAPES
Periódicos SCIELO
Portal do PROSSIGA
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A comutação bibliográfica é um serviço que permite:
a a disseminação seletiva da informação entre as bibliotecas cadastradas em uma rede de informação.
o intercâmbio de livros e outros materiais entre bibliotecas participantes de um consórcio.
a identificação, a seleção e a aquisição de materiais a serem incorporados no acervo de uma biblioteca.
a troca de cópias de documentos entre as bibliotecas para a formação de acervos especializados.
a obtenção de cópias de documentos técnico- -científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com o Código de Catalogação Anglo- Americano AACR2, revisão 2002, analise as afirmativas abaixo sobre a catalogação descritiva:
1. A edição de um livro é registrada na área 2.
2. O título alternativo deve ser registrado na área 1 precedido pelo sinal de igualdade.
3. Na área 5, a abreviação da palavra página deve ser: pag.
4. O International Standard Book Number (ISBN) deve ser indicado na área 7.
5. Quando a obra for ilustrada e colorida, deve- -se registrar na área 5: il. color.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo o Código de Catalogação Anglo- Americano AACR2, revisão 2002, a designação específica do material é o termo que indica a qual classe especial do material que pertence o item que está sendo catalogado (geralmente o tipo de objeto físico).
Assinale a alternativa que apresenta a área da descrição em que a designação específica do material deve ser registrada:
Área 1
Área 2
Área 3
Área 5
Área 7
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudo de comunidade; Políticas de seleção; Seleção; Aquisição; Avaliação; Desbastamento e Descarte são etapas interdependentes do processo de:
Referência
Tratamento da informação.
Recuperação da informação.
Disseminação da informação.
Desenvolvimento de coleções.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo Mueller (2000), com o desenvolvimento da ciência, houve a necessidade de a comunicação ser mais rápida e precisa sobre uma pesquisa ou observação específica, que permitisse a troca também rápida de ideias e a crítica entre todos os cientistas interessados no assunto, provocando a necessidade de um novo meio de comunicação científica, de alcance mais amplo que a comunicação oral e a correspondência pessoal é bem mais rápido que os livros e tratados.
Assinale a alternativa que apresenta o nome desse meio de comunicação científica.
Patente
Norma técnica
Periódico científico
Publicações governamentais
Índices de citação
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o nome da etapa da indexação que envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos.
Sintaxe
Tradução
Atinência
Exatidão
Extensão
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a biblioteca universitária, assinale a alternativa correta.
A existência ou não da biblioteca universitária no ambiente universitário em nada mudará o desempenho do ensino e da pesquisa.
A autonomia dos usuários proporcionada pelas tecnologias da informação e comunicação deve ser vista como uma ameaça para as bibliotecas universitárias.
A importância da biblioteca universitária não se resume no seu acervo interno, mas na sua capacidade de acessar, recuperar, comunicar e intercambiar informações, independentemente de sua localização espaço-temporal e do suporte da informação, agregando-lhe valor.
No âmbito das universidades, a pesquisa, o ensino e a extensão são atividades realizadas isoladamente. Assim, as bibliotecas universitárias planejam seus serviços separadamente para atender estas atividades.
Sua missão é prover informação para o ensino, de acordo com a política, o projeto pedagógico e os programas da universidade na qual está inserida.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Para Ramos (1999), nas bibliotecas universitárias pode ser uma ferramenta valiosa de avaliação, auxiliando no planejamento global, colaborando para o fornecimento de serviços de alta qualidade em diferentes áreas. Podem ser incluídos itens relacionados às funções na biblioteca, como administração, instalação, orçamento, pessoal, acervo, serviços e produtos.
Esta afirmação refere-se a:
Definição de usuários.
Captação de recursos.
Elaboração de projetos.
Estabelecimento de rotinas.
Estabelecimento de padrões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...