Questões de Biblioteconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito do serviço de referência, os dicionários prosódicos ou ortoépicos, que oferecem a pronúncia das palavras, são considerados dicionários:

  • A. gerais;
  • B. especializados;
  • C. técnicos;
  • D. funcionais;
  • E. especiais.

As fontes, categorizadas segundo o seu conteúdo e propósitos, são identificadas como:

  • A. primárias, secundárias e terciárias;
  • B. informacionais e referenciais;
  • C. gerais, especiais e especializadas;
  • D. bibliográficas e documentais;
  • E. originais, digitais e virtuais.

Os atlas e mapas podem ser de vários tipos. Aqueles que mostram a profundidade e as características do solo do mar, zonas costeiras, rios e lagoas são os:

  • A. topográficos;
  • B. meteorológicos;
  • C. hidrológicos;
  • D. geológicos;
  • E. batimétricos.

Entre as vantagens existentes numa rede de referência virtual, aquela que permite dividir de modo mais eficiente o trabalho entre bibliotecas e serviços de informação é um tipo de vantagem:

  • A. cultural;
  • B. social;
  • C. política;
  • D. econômica;
  • E. biblioteconômica.

Na implantação de um serviço de referência virtual, os aspectos técnicos que requerem a criação de uma seção específica do serviço no sítio da instituição, com a construção de páginas HTML ou XML e vínculos de hipertexto, dizem respeito à(ao):

  • A. acessibilidade do serviço em linha para o público;
  • B. modo de contato;
  • C. conectividade;
  • D. hospedagem do sistema.
  • E. segurança do intercâmbio e dos dados.

O produto de um serviço de informação é o conjunto de bens e serviços oferecidos para o conforto material e cultural do consumidor/cliente. Quando um usuário utiliza um serviço de informação, é necessário verificar o nível de satisfação em relação ao produto/serviço oferecido. Esse tipo de informação fornece um retrato do serviço e aponta as melhores ações para administrar o(a):

  • A. composto de marketing;
  • B. estratégia de marketing;
  • C. plano de marketing;
  • D. análise ambiental;
  • E. determinação do mercado.

Na prática do serviço de referência, segundo o modelo de Taylor (1962), o nível de necessidade de informação em que o usuário consegue apresentar uma hipótese, mas não sabe como encontrar uma resposta, é o:

  • A. visceral;
  • B. consciente;
  • C. negociado;
  • D. formalizado;
  • E. cognitivo.

Uma das utilidades do catálogo topográfico é:

  • A. facilitar o acesso direto a determinado assunto pelo leitor;
  • B. possibilitar a seleção de pontos de acesso principais;
  • C. impedir a repetição de números de chamada;
  • D. arrolar as fontes utilizadas pelo catalogador;
  • E. garantir arrolar as fontes utilizadas pelo catalogador;

Segundo o AACR2R, quando um item não apresenta data de publicação ou de copirraite, a data de impressão deve ser indicada como:

  • A. , [impressa em 2014]
  • B. , impressão 2014
  • C. , 2014 printing
  • D. , [2014]
  • E. , [s.d.; impr. 2014]

De acordo com o formato MARC 21 para dados bibliográficos, os campos de informações de autor, título, local, editora e outras sobre o material catalogado, que variam de 01X a 8XX, denominam-se campos:

  • A. de notas gerais;
  • B. de exibição constante;
  • C. variáveis de controle;
  • D. de notas bibliográficas;
  • E. de dados variáveis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...