Questões de Biblioteconomia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Como toda organização social, a biblioteca tem material organizacional e características intelectuais que servem como significado para expressar suas funções em uma estrutura social” (OLIVEIRA, 2005). Na visão da autora, é possível identificar, nas funções da biblioteca, três propriedades que pressupõem suas bases.

São propriedades das funções da biblioteca, EXCETO:

  • A. Propriedades de recuperação.
  • B. Propriedades intelectuais / profissionais.
  • C. Propriedades materiais.
  • D. Propriedades organizacionais.

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A guarda de cópias de documentos sob o solo prejudica o desenvolvimento de estratégias para o estudo e para a geração do conhecimento sobre a preservação.
  • B. Os arquivos são fontes de informação e conhecimento que proporcionam a gestão adequada do patrimônio documental e iconográfico à memória de uma nação.
  • C. O acervo memorial se constitui em matériaprima para estudo e pesquisas sobre o desenvolvimento e o avanço da educação e da ciência em um espaço geográfico.
  • D. Preservando e conservando o conhecimento de uma época a partir dos conteúdos arquivados, pode-se formar pessoas, que geram novos conhecimentos.

Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.

Considerando a importância das regras prescritas pelo AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale a alternativa em que estão relacionados apenas itens referentes à Descrição (primeira parte).

  • A. Regras gerais de descrição; gravação de som; recursos contínuos; nomes geográficos.
  • B. Materiais cartográficos; cabeçalhos para entidades; música.
  • C. Regras gerais de descrição; livros e folhetos e folhas impressas; recursos contínuos; materiais cinematográficos.
  • D. Títulos uniformes; cabeçalhos para pessoas; regras gerais de descrição; microforma.

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).

Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.

( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.

( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.

( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V V F
  • C. V V V F
  • D. V V F F

A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.

Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:

  • A. A mediação se amplia com a oferta de uma organização temática das coleções.
  • B. O acesso à informação é feito segundo o suporte de informação (livros, periódicos, recursos audiovisuais, bancos de dados, etc.).
  • C. Uma orientação individualizada aos usuários prestada por um Serviço de Referência representa, certamente, um caminho futuro para as profissões da informação.
  • D. A função de mediação visando aos novos serviços de informação implica na aquisição de saberes e competências suplementares.

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

  • A. representa a imagem da instituição.
  • B. é agente de captação de recursos humanos e financeiros da instituição.
  • C. intermedia uma necessidade de informação e as fontes de informação.
  • D. é polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informação.

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A. Leitura técnica
  • B. Consistência
  • C. Relevância
  • D. Leitura documentária

As matérias-primas e a composição química empregadas na fabricação do papel interferem na durabilidade ou deterioração de livros e documentos. Analise as afirmativas a seguir.

I. Os micro-organismos conhecidos como fungos e bactérias infectam os acervos, devido ao teor de água presente nos papéis.

II. O ser humano, ao lado dos insetos e microorganismos, pode ser considerado um “inimigo” dos livros e documentos.

III. Produtos químicos presentes no ambiente na forma de gás ou de partículas líquidas ou sólidas contribuem para a conservação do papel.

IV. O uso de tintas na escrita constitui um componente importante na produção de conhecimento, favorecendo a preservação do papel.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e IV, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

De acordo com Campos, Campos e Campos (2006), a gestão de conteúdos informacionais, no ambiente da Web semântica, envolve uma série de questões tradicionalmente presentes na prática dos profissionais da informação. Entre as atividades citadas pelas autoras, NÃO se inclui

  • A.

    a classificação de recursos informacionais.

  • B.

    o desenvolvimento de arquivos abertos.

  • C.

    a elaboração de vocabulários e ontologias.

  • D.

    a organização de informação.

Na coleção de jurisprudência encontram-se as seguintes espécies documentais básicas, EXCETO

  • A.

    acórdãos.

  • B.

    decisões judiciais.

  • C.

    projetos de leis.

  • D.

    súmulas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...