Questões de Biblioteconomia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito da sistematização dos cabeçalhos de assunto, a estruturação e ordenação das ideias que formam os assuntos compostos expressos por cabeçalhos compostos é tratada pela

  • A. sintaxe linguística.
  • B. sintaxe absoluta.
  • C. sintaxe absoluta.
  • D. forma temática.
  • E. ordenação alfabética.

Dentre os critérios definidos por Cleverdon (1964) para avaliação de linguagens documentárias na recuperação da informação, aquele que considera o nível de satisfação do usuário com o sistema de informação, com foco em todos os fatores que facilitam a operação do sistema, como a ergonomia e a usabilidade da interface, denomina-se

  • A. formato de saída.
  • B. critério de ordenação.
  • C. esforço do usuário.
  • D. formato de exibição.
  • E. tempo de resposta.

Os documentos que relacionam literatura e fontes de informação, apresentam uma visão geral da produção bibliográfica, incluindo comentários a respeito do material citado, incluindo informações sobre instituições, produtos, publicações e serviços de uma determinada área de conhecimento, cujo objetivo principal é manter seus leitores a par da existência daquelas fontes mais importantes, saber como utilizá-las e ajudá-los na otimização de pesquisa bibliográfica corrente ou retrospectiva são chamados

  • A. manuais e tratados.
  • B. indicadores de instituições.
  • C. fontes de informação técnico-científicas.
  • D. guias de fontes de informação.
  • E. guias de referência.

A promoção de produtos/serviços será inútil se eles estiverem em desacordo com a demanda, se não houver a noção de mercado, ou seja, qual a relação que o indivíduo ou os grupos de indivíduos mantêm com a informação e com os diferentes suportes e acesso à informação. Nesse contexto, DSI, empréstimos entre bibliotecas, acesso às bases de dados, web pages, cartazes e folders, são exemplos de

  • A. matérias-primas principais das bibliotecas.
  • B. pontos e canais de distribuição e venda de produtos e serviços de informação.
  • C. canais para a promoção de produtos oferecidos pelos serviços de informação.
  • D. sistemáticas de marketing e propaganda da informação.
  • E. comunicação pessoal e interpessoal entre a organização mantenedora e a biblioteca.

Considerando que os elementos essenciais estão vinculados ao suporte e variam conforme o tipo de documento, a referência que apresenta apenas elementos essenciais, segundo a NBR6023, é:

  • A. GEERTZ, Clifford. A religião como sistema cultural. In: ______. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 65-91.
  • B. CANEVAROLO JUNIOR, Sebastião V. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Artliber, 2006.
  • C. SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. (Coleção Milton Santos, 2).
  • D. BARDARI, S. Crisântemo amarelo. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção astrolábio).
  • E. AMADO, Jorge. O paiz do carnaval: romance. Rio de Janeiro: Schimdt, 1931. 217 p.

  • A. TEIXEIRA (1968) apud SOUZA; MACHADO (2010, p. 132).
  • B. Segundo Souza e Machado (2010, p. 132 apud TEIXEIRA, 1968, p. 85).
  • C. (SOUZA & MACHADO, 2010, p. 132, apud TEIXEIRA, 1968, p. 85).
  • D. (TEIXEIRA, 1968, p. 85 apud SOUZA; MACHADO, 2010, p. 132).
  • E. Segundo Teixeira (In: Educação..., 1968, p. 85apud SOUZA; MACHADO, 2010, p. 132).

A avaliação da ação cultural em bibliotecas deve ser um processo continuado, que garanta a participação dos envolvidos no trabalho, de modo que tenham total liberdade de expressar ideias e opiniões. Nessa avaliação os indivíduos aprendem a dialogar e a refletir criticamente sobre sua produção cultural, e analisá-las criticamente, num clima de receptividade e abertura a sugestões, pois se trata de um processo

  • A. socioeducativo.
  • B. político-pedagógico.
  • C. sociopedagógico.
  • D. político-social.
  • E. político-educativo.

Em termos de conservação preventiva de acervos bibliográficos, as ações de acondicionamento e armazenamento referem-se, respectivamente, à qualidade, tipos e funções de

  • A. suportes e informações.
  • B. embalagens e mobiliário.
  • C. temperatura e umidade relativa.
  • D. espaço físico e acervo.
  • E. ambiente controlado e armazéns.

Ao gerir uma unidade de informação de modo sistêmico, relevando o aspecto comportamental, definindo estratégias oportunas que favorecem o alcance dos objetivos e promovendo o comprometimento das pessoas com a estrutura e o trabalho, o bibliotecário adota um modelo de sistema aberto denominado abordagem de

  • A. papéis.
  • B. processo.
  • C. negociação.
  • D. diagnóstico.
  • E. aprendizagem.

Cada biblioteca é uma realidade diferente da outra, pois está ligada a contextos diversos e é constituída a partir de interesses e necessidades também diversas de seus

  • A. bibliotecários.
  • B. auxiliares.
  • C. usuários.
  • D. gestores.
  • E. mantenedores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...