Questões de Biblioteconomia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em indexação, o emprego de termos em número suficiente para cobrir o conteúdo temático do documento, de modo bastante completo, denomina-se

  • A.

    análise conceitual.

  • B.

    coeficiente de precisão.

  • C.

    seletividade.

  • D.

    coerência.

  • E.

    exaustividade.

Os produtos de uma unidade de informação são os mais variados. Assinale a alternativa que apresente os itens de importância dos sumários correntes.

  • A.

    Atualização tecnológica, transferência de tecnologia, divulgação e promoção da unidade.

  • B.

    Divulgação e promoção da unidade, atualização tecnológica, sensibilização da clientela.

  • C.

    Fonte de informação, transferência de tecnologia, atualização tecnológica.

  • D.

    Padronização da linguagem de indexação, facilidade de recuperação da informação.

  • E.

    Atualização tecnológica, redução de custos, redução de mão de obra.

Uma grande quantidade de normas técnicas são produzidas por entidades internacionais, regionais por continente, governamentais e, até mesmo, entidades privadas. A entidade que produz normas técnicas regionais para as três Américas é conhecida pela sigla

  • A.

    AFNOR.

  • B.

    ASTM.

  • C.

    ANSI.

  • D.

    COPANT.

  • E.

    INPADOC.

As gerações de sistemas de recuperação da informação, com as fases transitórias da formação do processo, basearam-se na tecnologia mais avançada para a época, o que acarreta implicações para a maneira como os sistemas são utilizados. Assim, como cada geração surge da anterior, os tipos de dados armazenados nos sistemas, a conectividade de sistemas, a interface do usuário e a natureza do grupo de usuários passaram por mudanças gradativas. Assinale a alternativa corrente, em relação as gerações de sistemas de recuperação da informação, de acordo com suas gerações de origem.

  • A.

    Primeira Geração - Dados com texto integral / Segunda geração - Metadados / Terceira Geração - Multimídia - Interfaces gráficas.

  • B.

    Primeira Geração - Metadados / Segunda geração - Dados com texto integral / Terceira Geração - Multimídia - Interfaces gráficas.

  • C.

    Primeira Geração - Metadados / Segunda geração - Multimídia - Interfaces gráficas / Terceira Geração - Dados com texto integral.

  • D.

    Primeira Geração - Dados com texto integral / Segunda geração - Multimídia - Interfaces gráficas / Terceira Geração – Metadados.

  • E.

    Primeira Geração - Multimídia - Interfaces gráficas / Segunda geração - Dados com texto integral / Terceira Geração – Metadados.

Segundo a autora, todos os sistemas de recuperação da informação podem ser compreendidos e estudados em três etapas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta destas etapas.

  • A.

    Indexação, recuperação e armazenamento.

  • B.

    Indexação, armazenamento e recuperação.

  • C.

    Recuperação, indexação e armazenamento.

  • D.

    Recuperação, armazenamento e indexação.

  • E.

    Armazenamento, indexação e recuperação.

Os estudos que se inserem um paradigma centrado no usuário preocupam-se com a percepção, com os sentimentos e com o modo como as pessoas aprendem. Enfim, com aspectos que, segundo os teóricos da corrente cognitivista, interferem no comportamento de busca e de uso de informação. Assinale a alternativa que não identifica argumento da abordagem cognitiva.

  • A.

    Aspectos cognitivos e afetivos, que interferem na busca e no uso da informação.

  • B.

    Relevância das experiências individuais.

  • C.

    Ferramentas de busca da informação.

  • D.

    A necessidade da informação é situacional e contextualizada.

  • E.

    A necessidade de informação muda à medida que o usuário avança no seu processo de busca de informação.

O treinamento para o usuário é fundamental para que ele saiba como utilizar os recursos disponíveis na biblioteca. O estudo de usuário para obtenção da qualidade da informação resulta de que fator?

  • A.

    Avaliar a terminologia adotada pelo sistema de recuperação da informação e sua adequação à terminologia empregada pelo usuário.

  • B.

    Avaliar o acervo geral periodicamente, em favor de seu estado de conservação.

  • C.

    Avaliar o perfil social e econômico dos usuários.

  • D.

    Promover a autonomia do usuário no uso do sistema de recuperação da informação.

  • E.

    Realizar as estatísticas de utilização do sistema de recuperação da informação.

No planejamento da pesquisa bibliográfica, a fase de organização geral do trabalho e de sua redação, selecionando e colocando em ordem os dados obtidos de acordo com o esquema definitivo, denomina-se

  • A.

    coleta de dados.

  • B.

    preparação.

  • C.

    realização.

  • D.

    delimitação.

  • E.

    comunicação.

Na recuperação da informação, em bibliotecas automatizadas, o tipo de estratégia de busca chamada desdobramento de uma citação-matriz é aquela que

  • A.

    emprega o conectivo de busca “e” para recuperar apenas alguns artigos.

  • B.

    emprega um pequeno conjunto de registros ou somente um registro como inspiração de termos de busca adequados, realizando-se, então, as buscas sob esses termos.

  • C.

    expande a consulta original, tomando-se cada um dos conceitos numa consulta sucessiva, incluindo seus sinônimos e termos relacionados, usando o conectivo de busca “ou”.

  • D.

    se caracteriza como um método para diminuir um conjunto grande de termos, mediante a seleção a que é submetido o emprego dos conectivos de busca “e” e “não”.

  • E.

    possibilita fazer ligações de informações em documento hipermídia, normalmente indicado por palavras destacadas em cores distintas ou sublinhadas.

As teorias de Karl Popper sobre o conhecimento objetivo, também conhecida como a Teoria dos Mundos, tem inteira relação com a Ciência da Informação. O conhecimento registrado com suas teorias, proposições e demais entidades linguísticas, que entram na codificação e registro do conhecimento, pertencem ao Mundo de Popper número

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...