Questões de Biblioteconomia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Considera-se a Monografia uma primeira experiência de relato científico que se constitui numa preparação metodológica para futuros trabalhos de investigação. Por esta razão, sua estrutura assemelha-se a das dissertações e teses, podendo restringir-se aos elementos considerados essenciais, tais como:

  • A.

    Capa, folha de rosto, errata, resumo na língua do texto, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão

  • B.

    Capa, folha de rosto, epígrafe, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia

  • C.

    Capa, folha de rosto, glossário, índice(s), introdução, desenvolvimento, referências

  • D.

    Capa, folha de rosto, sumário, resumo, texto, conclusão e referências

  • E.

    Capa, folha de rosto, sumário, resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão, glossário e bibliografia.

Documento que apresenta formalmente os resultados ou progressos em investigação de pesquisas em desenvolvimento ou que descreve determinada situação técnica ou científica, segundo a ABNT, denomina-se:

  • A.

    Relatório técnico-científico.

  • B.

    Dissertação

  • C.

    Tese

  • D.

    Abstracts

  • E.

    Memorial

Grogan cita uma velha anedota segundo a qual os professores de economia nunca incluem perguntas novas nos exames que aplicam porque as respostas mudam a cada ano. A moral desta história para o Bibliotecário é que a mesma questão de referência nem sempre pode ser respondida com a mesma resposta pela razão seguinte:

  • A.

    O Bibliotecário responde à pergunta sem levar em consideração o perfil do usuário.

  • B.

    O Bibliotecário responde à pergunta sem se adequar à escolaridade do usuário.

  • C.

    O Bibliotecário responde sem levar em consideração a faixa etária do usuário.

  • D.

    O Bibliotecário responde sem considerar a faixa etária, a escolaridade e o sexo.

  • E.

    Cada usuário formula uma mesma questão de forma diferente de acordo com a sua visão de mundo. Portanto, embora a resposta seja igual para uma mesma pergunta, ela deve ser adequada ao usuário

Um determinado usuário com 08 (oito) anos de idade, procura o Bibliotecário de Referência de uma Biblioteca Pública com a seguinte pergunta: salmonela é uma fruta ou uma flor? Quais os passos para localização dessa informação considerando a idade do consulente?

  • A.

    Ignorando a sua idade, o Bibliotecário encaminha o usuário às obras de referência.

  • B.

    Sumariamente, o Bibliotecário o encaminha para uma biblioteca especializada.

  • C.

    O Bibliotecário consulta o dicionário, pesquisa na enciclopédia e adapta a resposta ao perfil do usuário.

  • D.

    O Bibliotecário consulta uma enciclopédia geral e depois consulta o dicionário.

  • E.

    O Bibliotecário consulta o dicionário, pesquisa a enciclopédia, contudo, a resposta ao usuário não atende à sua necessidade de informação

Para Lancaster em "Avaliação de Serviços de Bibliotecas", o controle de qualidade poderia ser descrito como atividade permanente no sentido de identificar se os serviços fornecidos pela unidade de informação atingem o objetivo. Esta observação de Lancaster com certeza está direcionada para:

  • A.

    o usuário da unidade de informação.

  • B.

    a captação de recursos de informação

  • C.

    a alimentação de banco de dados.

  • D.

    a política de Recursos Humanos

  • E.

    o desbaste da coleção.

Uma questão básica para as bibliotecas é a avaliação do seu acervo. Pelo menos, isso é verdade se se aceita o fato de que os livros existem para usar e não para acumular. Diante dessa premissa, ao formular um processo de avaliação deve-se:

  • A.

    priorizar o espaço e a possibilidade de crescimento da coleção.

  • B.

    ter como objetivo primordial levar em consideração a opinião de especialistas na área.

  • C.

    ter como objetivo melhorar as políticas de desenvolvimento de coleções, melhorar as políticas relacionadas com o período de empréstimo e embasar decisões relacionadas com o uso do espaço.

  • D.

    levar em conta o método impressionista.

  • E.

    cotejar bibliografias com acervos e acervos com bibliografias.

A prática da catalogação compreende diversas etapas. De forma genérica visualizam-se: leitura técnica do item, descrição do item, determinação dos pontos de acesso e sua forma e determinação dos dados de localização. Na leitura técnica considera-se como fundamental:

  • A.

    A folha de rosto, fonte principal de informação para livros e base para a descrição bibliográfica.

  • B.

    Outras páginas que antecedem a página de rosto também identificadas como preliminares

  • C.

    A capa e o colofão.

  • D.

    Os glossários, as bibliografias e os índices, se houver

  • E.

    O verso da folha de rosto, os apêndices e os anexos, se houver

Ao utilizar o AACR2 para catalogar um documento, a preocupação inicial deve ser:

  • A.

    definir o tipo de documento.

  • B.

    consultar o catálogo topográfico

  • C.

    preparar uma ficha catalográfica.

  • D.

    selecionar o cabeçalho de entrada

  • E.

    escolher os cabeçalhos de assunto.

Na atualidade se faz uso constante de documentos acessados em meio eletrônico como bases de dados, listas de discussão, sites, arquivos em discos rígidos, programas (softwares) e mensagens eletrônicas. Examine atentamente as referências abaixo e assinale qual delas diz respeito a bases de dados:

  • A.

    Biblioteca "Prof. Rubens Costa Romanelli". Desenvolvido por Fabiano Roberto e Rosângela Costa, 2002. Apresenta produtos e serviços pela Biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/biblioteca Acesso em: 13 dez. 2002.

  • B.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Letras. Biblioteca. Atualização CCN. Txt:hold-Id modificados. Belo Horizonte, 2002. 1 disquete. Word for windows 7.0

  • C.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Letras. Biblioteca. Peri. Versão 3.7. Belo Horizonte, 1999. Disponível em: Acesso em: 03 fev. 2001.

  • D.

    NOW-Rau: software linic. Versão beta 2. Campinas, UNICAMP, 2002. Disponível em: Acesso em: 05 dez. 2002.

  • E.

    BARBOSA, M.M. Versão eletrônica de manuais. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por [email protected] em 12 sert.2002.

Conceitua-se uma base de dados como uma série de registros que são subdivididos em campos. Classificam-se as bases de dados em base de dados de referências ou bases de dados de fontes. As bases de dados de referência incluem:

  • A.

    os formatos MARC e CCF que são formatos de registros especiais não encontrados em bases de dados bibliográficos

  • B.

    as bases de dados estruturadas e indexadas adequadamente que não são necessárias para que os dados possam ser recuperados.

  • C.

    os arquivos invertidos não são utilizados em sistemas de gerenciamento de informações textuais

  • D.

    os sistemas de processamento de transações como os de gerenciamento de bibliotecas não adotam uma estrutura de base de dados relacional.

  • E.

    as bases de dados bibliográficos e as de dados catalográficos.

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