Questões de Biblioteconomia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem bases de dados que cobrem todos os campos de assuntos. Embora muitas delas estivessem originalmente voltadas para a Ciência e a Tecnologia, atualmente isso não acontece. Relacionamos abaixo várias bases de dados que são consultadas por intermédio do DIALOG. Aponte a correlação da base de dados com o fornecedor:

  • A.

    Base de Dados: FLUIDEX/ Fornecedor: RILA.

  • B.

    Base de Dados: GEOARCHIVE/Fornecedor: BHRA

  • C.

    Base de Dados: ERIC/Fornecedor: Departamento of Education(EUA).

  • D.

    Base de Dados: METADEX/Fornecedor: University of Leeds

  • E.

    Base de Dados: TOXLINE/Fornecedor: Predicasts.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná produziu um software que se constitui em um sistema informatizado de gerenciamento que contempla as principais funções de uma biblioteca, desde a aquisição até o empréstimo. Criado em 1997 atualmente é composto por 101 instituições, incluindo Centros de Ensino de 1º e 2º graus, Faculdades, Universidades, Órgãos Públicos e Governamentais. Esse software denomina- se:

  • A.

    VTLS

  • B.

    Sophia

  • C.

    Pergamum

  • D.

    Minibiblio

  • E.

    CDS/Isis.

Lajolo e Zilberman em O Preço da Leitura (2001) descrevem a trajetória dos autores para conseguir legislação que considerasse o livro como propriedade intelectual, isto é, o direito autoral. Essa vitória contra a corporação de impressores, ilustradores e livreiros é conquistada inicialmente:

  • A.

    na França Jacobina no calor dos eventos revolucionários.

  • B.

    nos Estados Unidos recém-independente com o Federal Copyright Act..

  • C.

    em Portugal através da Mesa Censória.

  • D.

    na Inglaterra com o Estatuto de Ana

  • E.

    na Espanha após a publicação de Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.

Neste novo cenário dominado pelas novas, novíssimas tecnologias informacionais e comunicacionais, as bibliotecas convivem com sérios conflitos organizacionais, orçamento reduzido, pessoal insuficiente e muitas vezes não qualificado para o desempenho de suas funções atuais. Por esses motivos é importante que a biblioteca determine seus próprios requisitos obrigatórios e solicite as operações desejáveis somente após certificar-se de que as funções básicas e necessárias estejam plenamente atendidas. Assim, qualquer iniciativa de informatização deve inicialmente identificar:

  • A.

    Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; serviços e produtos oferecidos; recursos humanos disponíveis; revisão da literatura; análise das empresas prestadoras de serviço.

  • B.

    Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; acesso às informações disponíveis em sites específicos na internet; contatos com instituições idôneas que acompanham o mercado.

  • C.

    Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; troca de informações entre técnicos da área de informática e bibliotecários de instituições públicas e privadas; capacidade tecnológica e computacional da instituição

  • D.

    Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; troca de informações entre técnicos da área de informática e bibliotecários de instituições públicas e privadas; capacidade tecnológica e computacional da instituição

  • E.

    Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; análise real da biblioteca, do seu acervo, capacidade institucional, serviços e produtos; análise da idoneidade das instituições detentoras dos produtos, evitando a contratação de uma empresa sem história e credibilidade no mercado.

Vive-se uma época marcada por intensas transformações, cuja tônica repousa na informação e nos benefícios dela advindos, especialmente impulsionados pela revolução tecnológica. Nesta chamada Sociedade da Informação, Economia da Informação, Sociedade do Conhecimento, configura-se uma estrutura social associada a um modo de desenvolvimento emergente, organizado em forma de redes. Por conseguinte, nesse ambiente:

  • A.

    a tecnologia é a sociedade, e a sociedade pode ser entendida sem suas ferramentas tecnológicas.

  • B.

    na década de 1970 foi constituído nos Estados Unidos um novo paradigma, tendo como base a tecnologia da informação, visando a estender os benefícios informacionais a todo mundo.

  • C.

    a informação surge como insumo e produto valorizado porque a partir de 1980 passou a ser encarada como estratégica.

  • D.

    a internet originou-se de um esquema ousado, imaginado na década de 1960 pelos guerreiros tecnológicos, dos EUA, da mítica DARPA, visando a compartilhar informações com a União Soviética para o caso de uma guerra nuclear

  • E.

    as novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de instrumentalidade. A comunicação mediada por computadores não gera comunidades virtuais.

Na prática, a sociedade contemporânea recebe importante influência do uso das tecnologias da informação desde os processos de comunicação – telefone, televisão – até as mais aperfeiçoadas tecnologias – computador, internet, satélite -, porque não dizer impulsionadas pelo rigoroso processo de globalização vivenciado na última década do século XX. Esse cenário nos leva a refletir sobre:

  • A.

    Como as novas tecnologias de informação e comunicação representam uma ameaça à privacidade do indivíduo.

  • B.

    Como incorporar todas essas inovações na perspectiva de uma prestação de serviços de informação documental progressista.

  • C.

    Se por um lado as novas tecnologias da informação são representantivas do progresso, por outro, levam à exclusão social.

  • D.

    Se por um lado as novas tecnologias da informação são representantivas do progresso, por outro, levam à exclusão social.

  • E.

    A automação dos serviços de informação surge como elemento-chave para que os sistemas informacionais se aperfeiçoem e se expandam, porém, impenetráveis barreiras mentais os bloqueiam.

O processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa:

  • A.

    programas de busca, custos, perfis dos usuários.

  • B.

    meios de comunicação, pessoas intermediárias, perfis dos usuários.

  • C.

    autor da informação, indexadores da informação, coleta de dados para a formação dos perfis dos usuários.

  • D.

    o autor da informação, os coletores da informação, os indexadores da informação, os promotores e divulgadores dos serviços, o setor fornecedor do documento.

  • E.

    o autor da informação, divulgadores culturais, usuários.

Pode-se conceituar a Disseminação Seletiva da Informação como um serviço personalizado, atualizado e que tem como alvo um usuário ou um grupo de usuários, fornecendo listas de citações das publicações mais recentes, podendo ser efetivado através de meio impresso ou eletrônico. Nesse sentido, O SDI promove

  • A.

    por motivos vários, atraso no fornecimento da informação levando à insatisfação do usuário.

  • B.

    informações ultrapassadas e propaganda negativa pela ineficácia do serviço.

  • C.

    atualização e velocidade da informação, através da melhoria da qualidade dos serviços e da comunicação, levando à satisfação do usuário e ao feedback, conseqüentemente, à melhoria da interação usuário/bibliotecário.

  • D.

    fracasso completo da ação.

  • E.

    o não conhecimento do perfil do usuário ou do grupo de usuários é irrelevante para o sucesso do serviço.

O paradigma para formação e desenvolvimento de coleções de uma biblioteca deve ser

  • A.

    Investir na política de recursos humanos com ênfase no bibliotecário de referência.

  • B.

    Dotar a biblioteca de todos os meios disponíveis na área tecnológica

  • C.

    Captar recursos financeiros necessários ao investimento de novos títulos.

  • D.

    Promover encontros culturais, visando a angariar doações.

  • E.

    Conhecer o usuário e a comunidade na qual a biblioteca está inserida

A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: análise conceitual e tradução. Para uma eficiente indexação de assuntos deve-se levar em conta que:

  • A.

    a indexação de assuntos é, normalmente, feita visando a atender às necessidades de uma clientela específica.

  • B.

    existe um conjunto estipulado de termos fixos de indexação para qualquer documento.

  • C.

    o indexador não leva em consideração o perfil do usuário.

  • D.

    o indexador não está preocupado que o documento tratado seja incorporado ao acervo.

  • E.

    na indexação, o indexador não leva em conta a opinião esboçada pelo autor da publicação e sim sua opinião.

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