Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A ISO é uma federação mundial de organismos de normalizações nacionais que conta com mais de 90 entidades participantes. Sobre a nacionalidade de alguns desses organismos, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 1 - 5 - 3 - 2.
4 - 2 - 1 - 5 - 3.
4 - 5 - 3 - 2 - 1.
4 - 3 - 5 - 1 - 2.
4 - 1 - 2 - 3 - 5.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Numere a coluna da direita, considerando a área de abrangência das normas apresentadas na coluna da esquerda.
2 - 4 - 5 - 1 - 3.
4 - 5 - 1 - 2 - 3.
3 - 1 - 5 - 2 - 4.
3 - 5 - 1 - 2 - 4.
1 - 4 - 3 - 2 - 5.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as informações abaixo:
Assinale a alternativa em que os elementos essenciais da referência seguem a Norma Brasileira para Referência da ABNT.CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. 23 cm, 324 p. ISBN: 85-7323-236-6.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. ISBN: 85-7323-236-6.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. 324 p ISBN: 85-7323-236-6.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. 324 p.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com base na Norma Brasileira "Sumário – Apresentação", considere as seguintes orientações:
O sumário deve ser apresentado segundo as orientações contidas em:1 e 3 apenas.
2 e 3 apenas.
2 e 4 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 e 4 apenas.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Segundo a Norma Brasileira "Guias de unidades informacionais – Elaboração", quais os elementos essenciais na estrutura de um guia?
Nome oficial da unidade informacional, seguido de sigla, quando houver, indicada por parênteses, com remissiva no índice, se houver - Histórico da unidade informacional - Endereços postal e eletrônico, números de telefone e fax, incluindo códigos do país e de área - Dias e horários de atendimento - Tipo de unidade informacional - Público a que se destina - Abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos - Acesso ao acervo: livre ou restrito - Serviços e custos (se houver) - Recursos disponíveis para a comunidade (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Nome oficial da unidade informacional, seguido de sigla, quando houver, indicada por parênteses, com remissiva no índice, se houver – Endereços postal e eletrônico, números de telefone e fax, incluindo códigos do país e de área – Dias e horários de atendimento – Tipo de unidade informacional – Público a que se destina – Abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos – Processos técnicos utilizados na unidade informacional – Acesso ao acervo: livre ou restrito – Serviços e custos (se houver) – Recursos disponíveis para a comunidade (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Nome oficial da unidade informacional, seguido de sigla, quando houver, indicada por parênteses, com remissiva no índice, se houver – Endereços postal e eletrônico, números de telefone e fax, incluindo códigos do país e de área – Dias e horários de atendimento – Tipo de unidade informacional – Público a que se destina – Abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos – Acesso ao acervo: livre ou restrito – Serviços e custos (se houver) – Recursos disponíveis para a comunidade (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Nome oficial da unidade informacional, seguido de sigla, quando houver, indicada por parênteses, com remissiva no índice, se houver – Endereços postal e eletrônico, números de telefone e fax, incluindo códigos do país e de área – Vinculação administrativa da unidade informacional – Dias e horários de atendimento – Tipo de unidade informacional – Público a que se destina – Abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos – Acesso ao acervo: livre ou restrito – Serviços e custos (se houver) – Recursos disponíveis para a comunidade (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Nome oficial da unidade informacional, seguido de sigla, quando houver, indicada por parênteses, com remissiva no índice, se houver – Endereços postal e eletrônico, números de telefone e fax, incluindo códigos do país e de área – Nome do responsável pela unidade informacional, no caso de guias publicados periodicamente – Dias e horários de atendimento – Tipo de unidade informacional – Público a que se destina – Abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos – Acesso ao acervo: livre ou restrito – Serviços e custos (se houver) – Recursos disponíveis para a comunidade (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O desenvolvimento dos thesauri parece ser também reconhecido na distinção que faz SOERGEL no livro "Indexing languages and thesauri: construction and maintenance", estabelecendo uma diferença entre dois tipos de thesauri, segundo seu arranjo. Ele os chama de modelo TEST e modelo Roget-Soergel. Assinale a alternativa que apresenta as partes de que se compõe o modelo Roget-Soergel.
Introdução – Thesaurus de termos – Parte principal em arranjo classificado.
Introdução – Índice classificado – Índice permutado – Índice alfabético.
Introdução – Índice classificado – Parte principal em arranjo classificado – Índice alfabético.
Introdução – Índice permutado – Parte principal em arranjo classificado.
Introdução – Índice classificado – Índice permutado – Parte principal em arranjo.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Segundo PIEDADE (1983), existem cinco tipos de edição da CDU, a saber:
desenvolvidas, médias, abreviadas, condensadas e especiais.
desenvolvidas, primárias, abreviadas, condensadas e especiais.
primárias, médias, abreviadas, condensadas e especiais.
completas, médias, específicas, abreviadas e condensadas.
médias, abreviadas, específicas, condensadas e especiais.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Norma que especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevam todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica:
MARC 21
ISO 2709
USMARC
Z 39.50
ISO 3708
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Quais as principais modificações feitas à notação da Classificação de Dewey para se criar a CDU?
Inclusão de zero, colocação de um ponto após cada grupo de três algarismos e uso de sinais gráficos.
Corte do zero final, colocação de dois pontos após cada grupo de três algarismos e uso de palavras.
Corte do zero final, colocação de dois pontos após cada grupo de três algarismos e uso de letras.
Corte dos zeros finais, colocação de um ponto após cada grupo de três algarismos e uso de sinais gráficos.
Corte dos zeros finais, colocação de dois pontos após cada grupo de três algarismos e uso de sinais gráficos
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sbre a análise documental, considere as seguintes definições:
Aplicam-se à análise documental as definições apresentadas em:1, 2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
1, 3 e 4 apenas.
2 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...