Questões de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Norma Brasileira "Índice – Apresentação", os índices podem ser classificados quanto à sua ordenação em:

  • A.

    Geográfico - Sistemático - Cronológico - Numérico - Alfanumérico.

  • B.

    Alfabético – Sistemático – Cronológico – Numérico – Alfanumérico.

  • C.

    Alfabético – Sistemático – Especial – Numérico – Alfanumérico.

  • D.

    Alfabético – Geográfico – Cronológico – Numérico – Especial.

  • E.

    Alfabético – Sistemático – Cronológico – Geral – Alfanumérico.

Normas, custos, esforço dispendido, tempo de resposta, aspectos da qualidade e satisfação dos usuários são alguns dos critérios usados para o processo de:

  • A.

    Preservação de acervos.

  • B.

    Organização de acervos.

  • C.

    Controle e avaliação de serviços de informação.

  • D.

    Elaboração de registros bibliográficos.

  • E.

    Gestão de sistemas de informação.

Atualmente, o profissional da informação conta também com bases de dados que trazem em seu conteúdo obras de referência, disponibilizadas gratuitamente na Internet, entre as quais estão:

  • A.

    Chemical Abstracts, Humanities Index e Index Medicus.

  • B.

    Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, Wikipédia, Webpédia e Dicionário Universal.

  • C.

    GIS Journals, Artindex e Art Source.

  • D.

    Revista de Direito Tributário, D.O.U. e Revista Trimestral de Jurisprudência.

  • E.

    D.O.U., Dicionário Universal e I.O.B.

Levando em consideração que a finalidade fundamental de um serviço de documentação é fornecer ao usuário os documentos que têm, para tal usuário, a máxima utilidade, devem ser observados alguns critérios para manter a qualidade desse serviço de documentação, entre os quais:

  • A.

    rapidez, pertinência, exaustividade, economia.

  • B.

    rapidez, exatidão, abrangência, preço.

  • C.

    cobertura, agilidade, precisão, recuperação.

  • D.

    cobertura, agilidade, precisão, recuperação.

  • E.

    diversidade, complexidade, exaustividade, brevidade.

O objetivo do serviço de referência é:

  • A.

    servir ao usuário e através dele à comunidade.

  • B.

    possibilitar a recuperação das informações que em algum lugar e sob alguma forma foram preservadas.

  • C.

    servir somente ao usuário.

  • D.

    o esforço organizado, por parte da biblioteca.

  • E.

    a ajuda do bibliotecário a alguém.

Segundo MARTINS e RIBEIRO (1979), além das qualificações profissionais e o conhecimento de outro(s) idioma(s), o bibliotecário de referência deve possuir aptidões especiais não exigidas para os demais bibliotecários de outros serviços. Em um levantamento realizado pelo Library Curriculum Study, da American Library Association, foram arrolados 27 itens com subitens sobre as aptidões que um bibliotecário de referência deve possuir. Sobre esse assunto, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3 - 4 - 4 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 4 - 1 - 3 - 3 - 1.

  • C.

    4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 1.

  • D.

    4 - 1 - 2 - 3 - 1 - 3.

  • E.

    2 - 1 - 3 - 2 - 4 - 3.

Segundo NOCETTI (1980), embora nem todos os serviços de DSI apresentem os mesmos roteiros de operacionalização e produção, existem certas etapas comuns. Estas etapas são:

  • A.

    Levantamento de perfis – Análise e tradução numa linguagem compreensível pelo sistema – Arquivamento de perfis de interesse – Recuperação da informação – Controle da qualidade das listagens – Expedição aos usuários.

  • B.

    Análise e tradução numa linguagem compreensível pelo sistema – Arquivamento de perfis de interesse – Recuperação da informação – Expedição aos usuários.

  • C.

    Levantamento de perfis – Arquivamento de perfis de interesse – Recuperação da informação – Controle da qualidade das listagens.

  • D.

    Análise e tradução numa linguagem compreensível pelo sistema – Arquivamento de perfis de interesse – Controle da qualidade das listagens – Expedição aos usuários.

  • E.

    Levantamento de perfis – Arquivamento de perfis de interesse – Controle da qualidade das listagens – Expedição aos usuários.

Durante o planejamento de implantação da DSI, qual o primeiro aspecto a ser observado?

  • A.

    As bases de dados existentes na biblioteca.

  • B.

    Os usuários naturais e potenciais do sistema.

  • C.

    As bases de dados às quais a biblioteca tem acesso.

  • D.

    O bibliotecário que executará o serviço.

  • E.

    Os recursos de informática existentes.

Existe um instrumental mínimo que permite administrar um serviço de DSI, facilitando o processo decisório e as transações internas e externas. Esse instrumental é composto por:

  • A.

    Registro de usuário – Dados estatísticos – Relatórios – Manual de procedimento – Programa de retroalimentação do sistema.

  • B.

    Arquivo de perfis – Dados estatísticos – Relatórios – Manual de procedimento – Programa de retroalimentação do sistema.

  • C.

    Registro de usuário – Arquivo de perfis – Relatórios – Manual de procedimento – Programa de retroalimentação do sistema.

  • D.

    Registro de usuário – Arquivo de perfis – Dados estatísticos – Relatórios – Manual de procedimento – Programa de retroalimentação do sistema.

  • E.

    Registro de usuário – Arquivo de perfis – Dados estatísticos – Manual de procedimento – Programa de retroalimentação do sistema.

Quanto a documentos digitais, SAYÃO (2003) assinala que o problema primordial da sua preservação é o conteúdo, e que, no mundo digital, a noção de conteúdo é complexa e estratificada. Entre os itens a serem observados para preservação do conteúdo, estão:

  • A.

    Cadeias de bits – Conteúdo – Autenticidade – Funcionalidade – Proveniência – Contexto.

  • B.

    Conteúdo – Hardware – Software – Suporte – Número de IP.

  • C.

    Cadeias de bytes – Número de IP – Rede lógica – Software.

  • D.

    Capa – Folha de rosto – Sumário – Índice – Introdução – Corpo do texto.

  • E.

    Autenticidade – Fidedignidade – Rede lógica – Hardware – Suporte.

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