Questões de Biblioteconomia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No fluxo do Sistema de Recuperação da Informação, o tratamento do conteúdo de documentos consiste na

  • A.

    representação temática.

  • B.

    identificação e padronização dos pontos de acesso do documento.

  • C.

    utilização de um vocabulário terminológico.

  • D.

    construção de linguagem documentária.

  • E.

    determinação do número de chamada do documento.

No âmbito do gerenciamento eletrônico de documentos, pode-se afirmar que

  • A.

    a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), gerenciada pela Biblioteca Nacional, possibilita a busca e o acesso a esses documentos em um único portal.

  • B.

    as ameaças à segurança da informação no ambiente eletrônico estão relacionadas à perda de uma das características: confiabilidade, disponibilidade, integridade, multiplicidade e singularidade.

  • C.

    os diretórios são ferramentas automatizadas utilizadas para estruturar, organizar e categorizar os recursos da Web e são acionados por meio dos motores de busca.

  • D.

    o SGBD (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) é um conjunto de instrumentos, técnicas e regras operacionais para implementar e gerenciar serviços de informação online.

  • E.

    os repositórios digitais (RDs) constituem uma das estratégias propostas pelo Movimento de Acesso Aberto para promoção da literatura científica de forma livre e sem custos de acesso.

Com relação ao tratamento de documentos eletrônicos, é correto dizer que

  • A.

    o padrão Dublin Core substitui o AACR2.

  • B.

    os descritores do Dublin Core foram extraídos e adaptados do Unesco Thesaurus.

  • C.

    o Dublin Core é um padrão de metadados que tem como função facilitar a descrição de recursos eletrônicos.

  • D.

    os Metadados compõem instrumentos terminológicos estruturados de acordo com as ideias que representam.

  • E.

    o Sistema Especialista é uma ferramenta utilizada na estruturação de metadados.

O desenvolvimento de serviços de disseminação

  • A.

    apoia-se, via de regra, em estudos sobre as relações entre buscas booleanas e resolução de tarefas em contextos organizacionais.

  • B.

    centrados no usuário requer a organização da informação na forma de hipertextos e linked data.

  • C.

    tem como base fundamental a análise e a avaliação de métodos de mensuração da cognição humana.

  • D.

    contemporâneos considera mais relevantes os componentes técnicos do que as interfaces interativas de mediação.

  • E.

    considera, como questão substantiva, a necessidade de informação para a resolução de problemas.

A relevância

  • A.

    é um conceito subjetivo, sinônimo de estratégia de busca de informação.

  • B.

    é o processo de consulta a fontes de informação, medido estatisticamente.

  • C.

    pode se modificar dinamicamente em contextos de busca de informação.

  • D.

    é a relação entre precisão e especificidade da representação da informação.

  • E.

    é um princípio de análise do conteúdo semântico de registros bibliográficos.

Os critérios tradicionalmente utilizados para avaliar fontes de informação bibliográfica são:

  • A.

    autoridade institucional, autonomia, parcialidade dos dados e quantidade.

  • B.

    autoridade da fonte, confiabilidade da instituição, imparcialidade dos dados e atualidade.

  • C.

    autoridade técnica, confiabilidade formal e conversibilidade dos dados.

  • D.

    autoridade moral, imparcialidade, ética e confiabilidade graduável.

  • E.

    autoridade da fonte, confiabilidade política e grau de cobertura institucional.

As unidades de informação

  • A.

    são empreendimentos culturais que gerenciam o conhecimento por meio da coleta e disseminação informacional.

  • B.

    operam de forma independente, seja de instituições ou de redes de bibliotecas.

  • C.

    oferecem serviços de forma tangível (pessoal), intangível (virtual) ou material (impresso).

  • D.

    integram organizações socioculturais com o objetivo de difundir conhecimento para a comunidade do entorno, podendo ter ou não fins lucrativos.

  • E.

    são bibliotecas, centros de informação e documentação e arquivos, dos tradicionais aos digitais e virtuais, que operam com os mais variados suportes e linguagens de informação.

Quanto à acessibilidade, é correto afirmar que

  • A.

    acesso fechado, acesso aberto by-pass e acervo aberto com livre acesso, são formas de acesso em bibliotecas.

  • B.

    o sistema de acesso by-pass inviabiliza a entrada de usuários deficientes, portadores de cadeira de rodas.

  • C.

    o sistema de autoatendimento deve ser descartado em caso de usuários deficientes físicos.

  • D.

    o acesso fechado ao acervo físico é um sistema em extinção, por ser incompatível com os objetivos das bibliotecas do século XXI.

  • E.

    o acesso by-pass foi desenvolvido para usuários portadores de deficiência visual.

A comutação bibliográfica é

  • A.

    sistemática operacional mediante a qual os usuários de uma unidade de informação têm acesso ao acervo de outra instituição similar participante de uma mesma rede.

  • B.

    procedimento administrativo que viabiliza a permuta de itens bibliográficos entre unidades de informação participantes de um sistema.

  • C.

    serviço de permuta de itens bibliográficos entre bibliotecas integrantes do Sistema Brasileiro de Bibliotecas.

  • D.

    serviço, sem custo, de empréstimo entre bibliotecas participantes de uma rede.

  • E.

    serviço de empréstimo que, no Brasil, é gerenciado pela Biblioteca Nacional.

Gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como mapear e reconhecer os fluxos de conhecimento existentes em ambientes organizacionais, criando mecanismos que permitam subsidiar a geração de ideias, a solução de problemas e o processo decisório em âmbito organizacional. Nesse conceito, os fluxos de conhecimento são:

  • A.

    explícitos.

  • B.

    tangíveis.

  • C.

    informais.

  • D.

    formalizados.

  • E.

    sistematizados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...