Questões de Biologia

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Ao respirar, ao esquentar uma água, ao abastecer o carro, quando se liga o microondas para esquentar um alimento, no calor, quando se come um sorvete, uma peça automotiva exposta ao tempo, e tantos outros exemplos são formados de reações químicas. Entendese por reação química, um processo no qual uma substância (ou substâncias) se transforma em uma ou mais substâncias novas.
Analise o exemplo a seguir, retirado de CHANG, Raymond. Química Geral. Rio de Janeiro: Grupo A, 2010.
Quando o alumínio metálico é exposto ao ar, forma-se em sua superfície, uma camada protetora de óxido de alumínio (Al2O3). Essa camada evita a posterior reação entre o alumínio e o oxigênio, e essa é a razão pela qual as latas de alumínio, para armazenar bebidas, não são corroídas. Logo temos a seguinte equação: Al + O2 ? Al2O3.
Considerando o tipo de reação e o balanceamento da equação, pode-se dizer que:

    A) A reação é reversível e a equação balanceada.

    B) A reação é irreversível e a equação balanceada.

    C) A reação é reversível e a equação não balanceada.

    D) A reação é irreversível e a equação não balanceada.

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca. Através do impacto mecânico da mastigação, os componentes alimentares são envolvidos na secreção salivar que contém a enzima ?-amilase salivar responsável pela hidrólise das moléculas de amido. Os amidos são grandes moléculas constituídas por cadeias de glicose lineares, conhecidas como amiloses e as cadeias ramificadas denominadas de amilopectinas.
Disponível em: COZZOLINO, Sílvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 4. ed. Barueri: Manole, 2012. 910p. Considere a equação geral global: C6H12O6 + 6O2 ? 6CO2 + 6H2O
Numa situação hipotética, ao serem ingeridas 536g de glicose, por uma pessoa saudável, eutrófica, durante um certo período, qual a massa de CO2 produzida?

    A) 76,6x103g CO2

    B) 7,88x103g CO2

    C) 78,6x102g CO2

    D) 7,86x102g CO2

Todas as células são compostas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo este último ausente em células procariontes, uma vez que o seu material genético se encontra disperso no citoplasma celular. A célula é considerada a menor unidade funcional e estrutural do ser humano e ela é formada a partir da preexistência de outra célula. Analise as proposições a seguir sobre algumas características das células:
I. Todas as células armazenam sua informação hereditária no mesmo código químico linear, denominado de DNA, composto por nucleotídeos, formado a partir da ligação química entre um açúcar-fosfato e uma base nitrogenada. II. As células transcrevem partes de sua informação hereditária numa forma intermediária, denominada de RNA. Geralmente esta estrutura é uma fita simples, elaborada a partir de uma fita de DNA pelo processo denominado de transcrição. III. A informação contida na molécula de mRNA é lida em grupos de três nucleotídeos por vez, sendo cada trinca desta denominada de códon. Anticódons, por sua vez, são uma sequência complementar aos códons que contém também três nucleotídeos e são transportados por tRNAs. IV. A molécula de DNA é demasiadamente extensa. Sequências específicas servem como pontuação, definindo onde a informação começa a termina, e segmentos individuais de DNA são transcritos em moléculas de tRNA, codificando diferentes genes. V. Cada sequência completa de DNA é denominada de gene e sua codificação determinam produtos celulares, como proteínas, por exemplo. Segmentos de DNA são denominados genomas, ou seja, toda informação genética contida no genoma prediz a natureza proteica celular, quando e onde elas devem ser produzidas.
Diante do exposto, pode-se inferir que:

    A) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV estão incorretas.

    B) Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV estão incorretas.

    C) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.

Sobre as teorias evolucionistas, uma delas é conhecida pela lei do uso e do desuso. Para o seu autor, certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros órgãos ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo melhor essa musculatura, levando ao seu aumento. Além disso, para este cientista, essas características adquiridas durante a vida eram passadas aos descendentes, que, se também as usassem, passavam para as próximas linhagens. Denominou isso de “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Selecione a alternativa que indica a qual cientista se refere essa teoria.

    A) Darwin

    B) Mendel

    C) Lamarck

    D) Wallace

Sobre o efeito estufa, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Por efeito estufa entende-se a retenção pela atmosfera de radiação emitida pela superfície terrestre, impedindo-a de ser liberada para o espaço.

    B) O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.

    C) Atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, o emprego de certos fertilizantes, o desmatamento e o grande desperdício contemporâneo de alimentos, que têm entre seus resultados a elevação nos níveis atmosféricos de gases estufa, vêm intensificando de maneira importante o efeito estufa e desestabilizando o equilíbrio energético no planeta, produzindo um fenômeno conhecido como aquecimento global.

    D) Os principais gases produtores do efeito estufa são o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o ozônio (O3).

Sobre os combustíveis, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Renovável ou não fóssil: trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. II. Água, etanol e madeira são exemplos de combustíveis não fósseis. III. Não renovável ou fóssil: trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. IV. Gasolina, gás natural e carvão são exemplos de combustíveis fósseis.

    A) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II são corretas.

    C) Apenas as assertivas III e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III são corretas.

O jogo presa-predador é uma atividade didática que possibilita a compreensão da dinâmica das populações. É um jogo do tipo pega-pega, no qual a turma é dividida em 3 grupos: ratos, cobras e frutos. Ao longo de quinze rodadas a população varia conforme o gráfico abaixo.

Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I –Populações de ratos podem ter um crescimento exponencial por curtos períodos de tempo sob condições favoráveis.
porque...
II – o crescimento populacional é influenciado pela capacidade de suporte, que por sua vez é determinada pela disponibilidade de recursos e predadores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições falsas.

    B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Ao longo da história da Terra, o clima tem apresentado mudanças. Todavia, as pesquisas mais recentes têm indicado que a mudança climática atual apresenta alguns aspectos distintos das anteriores. Considerando este contexto, analise as afirmativas abaixo:
I- Se houvesse um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se manteria praticamente inalterado ao longo da história da Terra. II- As mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função de ações antrópicas. III- Não é possível comparar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada hoje em dia com a variação natural dos últimos mil anos. IV- O Brasil ainda não reconheceu a Mudança do Clima da Terra e seus efeitos negativos como uma preocupação comum da humanidade.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) III e IV apenas.

    B) I e II apenas.

    C) I e III apenas.

    D) II e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Em 6 de junho de 1990 o Governo brasileiro publicou o Decreto Federal 99.280, com a promulgação da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.
Considerando o contexto, marque a afirmação CORRETA.

    A) A diminuição da camada de ozônio foi freada pela descontínua emissão de substâncias halogenadas.

    B) A camada de ozônio diminui a produtividade do fitoplâncton interferindo na base da cadeia alimentar aquática.

    C) O governo brasileiro mantém o consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, como o CFC.

    D) O ozônio estratosférico é naturalmente formado e destruído pela radiação ultravioleta do Sol.

    E) O ozônio é um gás protetor na troposfera, onde deixa de ser responsável pelo aumento da temperatura.

Considerando que os efeitos da radiação ionizante são cumulativos, ou seja, quanto maior a dose de exposição, maior a probabilidade de ocorrência dos efeitos, a adoção do Sistema de Proteção Radiológica tem como finalidade evitar os efeitos biológicos das radiações ionizantes a partir do uso de recursos de proteção radiológica.
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I – O uso de vestimentas especiais (tais como aventais de chumbo, protetores de tireoide e de gônadas, óculos plumbíferos, luvas e as mangas protetoras) é necessário para evitar os efeitos estocásticos e determinísticos das radiações ionizantes.
porque..
II – as radiações ionizantes são corpusculares ou eletromagnéticas, capazes de ionizar átomos, podendo então provocar alterações em moléculas, tais como o DNA, causando assim a transformação celular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

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