Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A esquistossomose é uma doença de veiculação hídrica, causada pelo verme Schistosoma mansoni. O ciclo de vida desse verme está representado a seguir:
Fonte: https://dicasdeciencias.com/2008/06/27/schistosoma-ciclo-de-vida/.
Analise as afirmações sobre esse ciclo:
I - O caramujo é um hospedeiro intermediário onde os esporocistos se multiplicam, amadurecem e transformamse em cercárias. II - O miracídio, ao encontrar o ser humano, entra pela pele ou mucosas e viaja pelas veias até o coração, passa para os pulmões e fixa-se. III - O caramujo é o parasita causador da doença. Ele vive em ambientes de água salgada, infectando o ser humano ao penetrar pela pele. IV - As cercárias, após alguns dias, desenvolvem-se em sua forma jovem e depois se alojam no fígado, amadurecendo para as formas sexuais – masculina e feminina.
Estão CORRETAS as afirmações

    A) I e II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) II e IV, apenas.

    E) I e IV, apenas.

O tecido nervoso é um dos mais especializados do organismo animal. Os neurônios são células altamente especializadas, dotadas de corpo celular e numerosos prolongamentos, como mostrado no esquema: Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/neuronios.htm.
Na tabela a seguir estão descritas as funcionalidades de cada parte desta célula.
Estruturas da célula (1) Dendritos (2) Corpo (3) Axônio (4) Bainha de mielina (5) Nodo de Ranvier
Funcionalidades ( ) Prolongamento que garante a condução do impulso nervoso. ( ) Extensas ramificações que permitem estabelecer muitas conexões celulares. ( ) É formada por dois tipos celulares oligodentrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico. ( ) Local do neurônio onde está presente o núcleo, grande parte das organelas celulares e de onde partem os prolongamentos dessa célula. ( ) Região de descontinuidade da bainha de mielina, entre uma célula de Schwann e outra.
A associação CORRETA é:

    A) 5, 2, 4, 1, 3.

    B) 3, 1, 2, 5, 4.

    C) 5, 1, 4, 2, 3.

    D) 2, 1, 4, 3, 5.

    E) 3, 1, 4, 2, 5.

Uma planta original com flores vermelhas foi utilizada para produção de 20 clones. As mudas geradas foram divididas em dois grupos A e B e submetidas a diferentes condições de água e luminosidade. Na floração, observouse que as mudas do grupo A apresentavam flores vermelhas, e as mudas do grupo B, flores amarelas.
Sobre esse experimento foram feitas as assertivas.
I. Os clones apresentam os genótipos idênticos, embora apresentem flores com cores diferentes.
Porque
II. Pode ter havido modificação no fenótipo em função da diferença das condições de tratamento.
Qual das afirmativas é adequada para analisar as asserções?

    A) As asserções I e II apresentam relação e estão corretas.

    B) A asserção II é correta, porém não tem relação com a I.

    C) As asserções I e II estão incorretas e não apresentam relação.

    D) A asserção I é correta e não apresenta relação com a II.

    E) As asserções I e II estão relacionadas, mas são incorretas.

“Nos últimos anos, as plantas com histórico etnobotânico vêm sendo alvos constantes de estudos de bioprospecção, pois acredita-se que algumas propriedades medicinais atribuídas ao vegetal também possam estar relacionadas à produção de metabólitos secundários por seus fungos endofíticos”. Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/buos-99jfrp/1/tese_aline_bruna_martins_vaz.pdf.
Os fungos endofíticos são aqueles que

    A) obtêm alimentos decompondo organismos mortos, durante todo o ciclo de vida.

    B) causam efeitos negativos ao hospedeiro onde habitam durante seu ciclo de vida.

    C) habitam tecidos vegetais vivos sem causar sintomas aparentes de doença.

    D) formam relações de parasitismo com seu hospedeiro, por todo o ciclo de vida.

    E) retira os nutrientes do hospedeiro, em uma relação desarmônica de associação.

A porção sólida do sangue contém hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias possuem proteínas, antígenos ou aglutinogênios. A incompatibilidade entre os sangues surge quando há diferenças entre as proteínas presentes nas superfícies das hemácias do doador e do receptor, seguindo a lógica:

    A) Um indivíduo com tipo sanguíneo B possui anticorpos contra hemácias com antígenos B.

    B) Um indivíduo com tipo sanguíneo AB rejeita todos os tipos de sangue para transfusão.

    C) Um indivíduo com tipo sanguíneo A rejeita qualquer sangue que contenha antígenos B.

    D) Um indivíduo com tipo sanguíneo O possui antígenos do tipo A e antígenos do tipo B.

    E) Um indivíduo com sangue que contenha antígenos A ou B é doador para indivíduos tipo O.

A temperatura é uma das condições mais importantes para a vida dos organismos em qualquer estádio do ciclo de vida e limita a distribuição de uma espécie através de seus efeitos na sobrevivência, na reprodução, no crescimento e na interação com outras formas de vida. Os efeitos da temperatura podem ser muitas vezes indiretos e prejudiciais. O gráfico apresenta dados da incidência da ferrugem-do-milho, causada pelo Helminthosporium maydis, sobre uma população de milho crescendo em distâncias variáveis em relação às árvores que proporcionavam sombra sobre os indivíduos:
Fonte: BEGON et al., 2007.
Em relação ao efeito mostrado no gráfico, é CORRETO afirmar que

    A) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    B) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, menos sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    C) as plantas de milho mais distantes das árvores e, portanto, menos sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    D) as plantas de milho mais distantes das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    E) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as menos afetadas pela doença.

A análise de células em uma lâmina permitiu identificar um material como vegetal. O analista, para apresentar essa conclusão, observou as seguintes estruturas:

    A) Parede celulósica e lisossomos.

    B) Peroxissomos e lisossomos.

    C) Mitocôndria e plastos.

    D) Glioxissomos e plastos.

    E) Lisossomos e centríolos.

Cada estômato presente na__________________das angiospermas é formado por duas células clorofiladas chamadas ________________, que se dispõem de modo a deixar entre elas uma abertura denominada ostíolo. Essas células abrem e fecham o ostíolo controlando a_________________ e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
A alternativa que melhor completa as lacunas é

    A) colênquima, esclereides, respiração.

    B) epiderme, células-guarda, transpiração.

    C) epiderme, esclereides, transpiração.

    D) colênquima, células guarda, respiração.

    E) epiderme, células crivadas, transpiração.

O aquecimento global é um fenômeno climático que aumenta a temperatura média da Terra. Devido às ações antrópicas, o efeito estufa tem se intensificado e elevado as temperaturas do planeta e das águas dos oceanos. Sobre o aquecimento global e o efeito estufa, marque a alternativa correta:

    A) O efeito estufa não é um fenômeno natural, porém, os gases lançados decorrente das atividades humanas é que prejudicam o meio ambiente e aumentam as temperaturas na terra.


    B) Uma das principais consequências do aquecimento global é a grande abundância de chuvas que podem ocorrer em determinados localidades, o que pode trazer resultados positivos como negativos, mas que prova que o aquecimento global não é um fator de preocupação ambiental.


    C) O aquecimento global apesar de ser bastante noticiado nos meios de comunicação, não é uma verdade científica. Contudo, é necessário que seja sempre levado em consideração os impactos ambientais decorrente das atividades humanas para evitar danos ao meio ambiente.


    D) O óxido nitroso é um dos principais gases do efeito estufa.

    E) As atividades que mais geram gases que contribuem para o aumento do efeito estufa são o de transporte. Enquanto as atividades de agricultura, silvicultura e outros usos de terra tem uma parcela mínima de emissão de gases do efeito estufa.


Um olho normal forma sobre a retina uma imagem de um objeto que se encontra no infinito quando o olho está relaxado. Sobre os defeitos da visão, indique qual forma de correção está correta:

    A) O globo ocular de um olho míope, é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.

    B) O globo ocular de um olho míope é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea, ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente de superfície cilíndrica corrige esse problema.

    C) É observado que a superfície da córnea não é esférica em um olho com astigmatismo, ela é acentuadamente mais curva em um plano que no outro. O uso de lente convergente corrige esse problema.

    D) O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente com superfície cilíndrica corrige esse problema.

    E) O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...