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Na análise do sedimento do exame de urina, pode-se afirmar que são exemplos de cristais encontrados na urina alcalina:
uratos de cálcio;
fosfato amoníaco-magnesiano;
oxalato de cálcio;
ácido úrico cristalino;
uratos amorfos.
Analise as afirmativas abaixo:
1. As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre os componentes que constituem o tampão.
2. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado.
3. Soluções contendo: Ácido cítrico + Citrato de sódio ou Ácido fosfórico + fosfato de sódio são exemplos de soluções tampões.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
De acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), é competência dos municípios:
a coordenação da rede de laboratórios de saúde pública e hemocentros.
a vigilância sanitária de portos e aeroportos.
a execução de serviços de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador.
o financiamento pleno dos recursos para o setor de saúde local.
nenhuma das alternativas.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.
I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.
II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos
III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.
IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.
V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la
Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e V.
O exame de hemoglobina glicada é realizado com o objetivo de:
Identificar alterações nas concentrações de ferro no sangue.
Identificar de forma rápida alterações lipídicas.
Identificar possíveis falhas no metabolismo de lipídios.
Identificar a concentração média de glicose no sangue durante períodos de tempo longos.
Todas as alternativas anteriores estão corretas
O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular. Sobre essa importante rota bioquímica, analise as afirmativas a seguir:
1. No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA), resultando acetilcoenzima A (acetilCoA) que reage com o ácido oxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico e uma molécula de gás carbônico.
2. Ao final das reações do ciclo de Krebs, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.
3. Podemos concluir que o ciclo de Krebs é uma reação anabólica, e não metabólica, porque promove a oxidação do acetilCoA, a duas moléculas de CO2, e conserva parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, que serão utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Os trabalhadores da área da saúde estão expostos aos riscos por agentes biológicos, uma vez que cotidianamente se expõem ao contato com sangue e outros fluidos orgânicos contaminados por uma variedade imensa de patógenos desencadeadores de doenças. É bastante comum a utilização de termos como Transudato e exsudato. Assinale a alternativa verdadeira:
O Transudato é o fluido de baixo conteúdo protéico, resultado de alterações na pressão hidrostática, com permeabilidade vascular normal. Não tem origem inflamatório.
O Transudato é o fluído que envolve células, proteínas e materiais sólidos. Este material contém pus.
O exsudato é o fluído corporal destituído de pus. Material líquido devido a pressão sanguínea, sendo conhecido como líquido ou plasma sanguíneo.
Transudato e exsudato, ambos são de origem inflamatória.
Ágar sangue é:
Meio de cultura.
Conservante.
Corante.
Emulsificante.
Com relação aos processos bioquímicos que ocorrem em células e em suas biomoléculas constituintes, julgue os itens que se seguem.
Os nucleotídeos são monômeros constituídos de uma base nitrogenada, a qual é ligada a uma ribose e a um ou mais grupamentos fosfato. Quando ligados em sequência por intermédio direto de suas bases nitrogenadas, esses monomêros podem dar origem a uma molécula de DNA ou de RNA, dependendo das bases em questão.
O controle dos microorganismos é bastante abrangente e de inúmeras aplicações práticas envolvendo toda a microbiologia. Qual é o método empregado abaixo que é o mais eficaz, que mata todas as formas de vida.
Assepsia.
Desinfecção.
Anti-sepsia
Esterillização.
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