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A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesão renal e geralmente perda progressiva e irreversível da função dos rins, podendo levar à falência do órgão e à necessidade de hemodiálise e transplante.
São consequências diretas do mau funcionamento decorrente da DRC:acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial.
redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue.
diminuição na produção de bile e alteração do metabolismo de gorduras.
redução do nível de hormônio antidiurético e elevação do nível de glicose no sangue.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui
I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;
II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;
III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;
IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;
V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.
Está correto o contido em
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Na Biologia há um consenso em torno da hipótese de que a vida surgiu e se diversificou em ambiente aquático e somente depois, de forma gradativa, os organismos conquistaram o ambiente terrestre.
Com relação à conquista do meio terrestre pelos animais cordados, é correto afirmar quea excreção de ureia, presente nos anfíbios e nos mamíferos, representa a forma mais eficiente de eliminação de excretas nitrogenados em meio terrestre porque proporciona grande economia de água.
o surgimento do âmnion, córion, alantoide e bolsa vitelínica nas aves representou uma adaptação importante por possibilitar o desenvolvimento do embrião em meio terrestre, distante da água do ambiente.
o surgimento da fecundação interna nos anfíbios representou um grande avanço para a conquista do meio terrestre porque isso tornou a reprodução dos cordados independente do ambiente aquático.
o desenvolvimento de um sistema respiratório eficiente e de circulação sanguínea dupla e completa possibilitou o surgimento da homeotermia, o que permitiu às aves e mamíferos a ocupação de novos ambientes.
Biologia - Impacto ambiental - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 43 a 45:
O uso intensivo de inseticidas e fertilizantes gerou um crescimento expressivo da agricultura nos últimos cinquenta anos. No entanto, cada uma dessas medidas teve impactos ambientais que demandaram controles rigorosos em sua utilização.
Diversos inseticidas se acumulam ao longo das teias alimentares. Esse acúmulo ocorre porque os inseticidas são substâncias:
orgânicas lipossolúveis que se acumulam no sangue;
orgânicas lipossolúveis que se acumulam no tecido adiposo;
orgânicas hidrossolúveis que se acumulam no sangue;
derivadas de aminoácidos e incorporadas nas proteínas;
derivadas de aminoácidos e incorporadas ao tecido adiposo.
A sífilis pode ser diagnosticada através do exame:
Beta HCG.
VDRL.
TAP.
VHS.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que
I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;
II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;
III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.
Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.
comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.
pelo diafragma, dispositivo circular de látex ou de silicone, colocado junto ao colo uterino, que atua como um obstáculo mecânico impedindo o acesso dos espermatozoides ao interior do útero e também o contágio de DST.
pelo DIU, dispositivo de plástico revestido de cobre ou hormônio, colocado no interior do útero pelo médico, que atua como um obstáculo químico e também mecânico para os espermatozoides, que não conseguem alcançar as tubas uterinas.
pela pílula anticoncepcional, que contém hormônios gonadotróficos sintéticos e é capaz de impedir o desenvolvimento e a maturação do folículo ovariano, além de tornar o útero um ambiente inóspito aos espermatozoides.
pelo preservativo feminino, uma bolsa cilíndrica de poliuretano transparente e macia, colocada no interior da vagina e que atua como obstáculo mecânico à entrada dos espermatozoides no útero, protegendo também contra as DST.
Biologia - Impacto ambiental - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre a contaminação do ambiente por metais pesados, NÃO é correto afirmar que:
o mercúrio, em uma de suas formas, pode ser absorvido pela pele humana;
os metais pesados que têm função biológica também podem ser tóxicos;
no ecossistemas aquáticos, a circulação dos metais pesados ocorre de maneira mais rápida do que nos ecossistemas terrestres, através principalmente das cadeias alimentares;
a contaminação por chumbo é muito grande em zonas de garimpo;
a contaminação do pescado por mercúrio foi responsável pela doença de Minamata, um dos maiores desastres ecológicos do Japão.
Antissepsia é:
Um controle microbiano feito com a finalidade de reduzir o número de organismos vivos de um ambiente ou equipamento.
A diminuição dos organismos vivos de uma superfície inanimada.
A redução do número de organismos vivos em tecidos vivos.
A eliminação total de organismos vivos em objetos e equipamentos.
Um dos conceitos mais consistentes na ecologia relaciona-se à biogeografia, ou seja, à relação entre a riqueza de espécies e a área de um habitat. De acordo com a biogeografia, que considera cada fragmento de uma área fragmentada uma ilha,
nos fragmentos maiores, estão presentes todas as espécies presentes nos fragmentos menores.
nos fragmentos menores, estão presentes as mesmas espécies dos fragmentos maiores, porém em densidades mais baixas.
há menos espécies nos fragmentos menores que nos maiores.
há o mesmo número de espécies nos fragmentos de mesmo tamanho.
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