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Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor
oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.
organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.
trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.
Biologia - Fatores Abióticos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sabe-se que os fatores que influenciam a multiplicação dos microrganismos nos alimentos são classificados a partir de parâmetros intrínsecos ou extrínsecos. Um exemplo de parâmetro extrínseco
são os constituintes antimicrobianos.
são as estruturas biológicas.
é a microbiota competitiva do alimento.
é a umidade relativa.
Os rins são responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina. Ao se comparar a concentração de excretas e outras substâncias no sangue da artéria renal e na veia renal, tem-se que são maiores as concentrações de gás
oxigênio e ureia na veia renal, ao passo que as concentrações de glicose e gás carbônico são menores na artéria renal.
oxigênio e ureia na artéria renal, ao passo que as concentrações de glicose são menores na veia renal.
oxigênio, ureia e glicose na veia renal, ao passo que as concentrações de gás carbônico são menores na artéria renal.
carbônico e ureia na artéria renal, ao passo que as concentrações de gás oxigênio e glicose são menores na veia renal.
Biologia - Impacto ambiental - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma baía costeira foi submetida, por dezenas de anos, à poluição orgânica e contaminação industrial por metais pesados e hoje apresenta algumas áreas praticamente azóicas ou extremamente pobres quanto à sua biota. Entre as ações sugeridas em um programa de recuperação se destacam:
I. Oxigenação artificial de toda água da baía.
II. Revolvimento do fundo para reoxigenação do mesmo.
III. Redução da carga de poluentes.
IV. Remoção do sedimento do fundo.
Algumas dessas ações podem acarretar um efeito deletério para a saúde do ecossistema. Esse efeito deletério é maior em:
III e IV;
IV, apenas;
I, apenas;
II, apenas;
I e IV.
Um dos exames laboratoriais úteis no monitoramento da função renal é:
LDL colesterol.
Hemoglobina glicada.
Creatinina.
Cultura de urina.
Com a abertura de uma clareira em uma floresta, inicia-se um processo de sucessão secundário. Nesse processo, a diversidade
é igual no início e no fim do processo.
final é maior que a diversidade observada antes da abertura da clareira.
inicial é menor que a diversidade final.
mantém-se estável ao longo de todo o processo.
ovulação, e em II ocorreu nidação.
menstruação, e em II ocorreu ovulação.
ovulação, e em II ocorreu menstruação.
menstruação, e em II ocorreu fecundação.
Biologia - Impacto ambiental - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Há muitas causas para a extinção de espécies, umas mais importantes do que outras. A principal causa de extinção das espécies a partir do século XIX é:
o aumento da temperatura do planeta em função do aumento das emissões de gás carbônico;
a poluição do ambiente marinho que recebe grande quantidade de substâncias tóxicas além de bolsas de plástico;
a destruição de habitats em função do crescimento populacional humano;
a perda de diversidade genética das espécies utilizadas como alimento pelas populações humanas;
o aumento das atividades vulcânicas em função dos movimentos das placas tectônicas.
Para preparar uma aula prática sobre Reino Protista, o professor separará algumas lâminas para serem observadas em microscópios. No dia da aula, ele observa que uma das lâminas separadas não se enquadrava no conteúdo da matéria. Entre os exemplos abaixo, não seriam usadas nessa aula lâminas
que contivessem Amebas.
com amostras de Treponemas.
com amostras de Toxoplasma gondii.
Tubo de ensaio com tampa azul indica a presença de:
EDTA.
Citrato de sódio.
Álcool.
Fúcsia.
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