Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva dos pescados cultivados ou oriundos da pesca extrativista, a Bahia Pesca reestrutura e moderniza as unidades de beneficiamento de pescado existentes e implanta novas unidades em diversas localidades do estado. Com isso, agrega-se valor ao produto processado, forma-se mão de obra qualificada e amplia-se o desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda para as comunidades de pescadores e aquicultores. Assinale a opção correspondente às principais unidades de beneficiamento de pescados, implantadas pela Bahia Pesca.
Camacan, Paulo Afonso, Prado, Tamari e Taperoá
Camacan, Paulo Afonso, Prado, Taperoá e Valença
Fonte Nova, Paulo Afonso, Tamari, Taperoá e Valença
Camacan, Fonte Nova, Paulo Afonso, Prado e Taperoá
Cada ser vivo tem um habitat ao qual está adaptado onde o indivíduo encontra tudo para sua nutrição e a espécie encontra elementos para a sua reprodução, perpetuando-se assim no tempo e espaço. A delimitação geográfica deste habitat depende de vários fatores mesológicos tais como fatores físicos, assinale a alternativa que representa apenas fatores físicos influentes na definição dos diferentes habitats:
Temperatura, luminosidade, pressão, umidade e ph.
Temperatura, altitude, pressão eumidade.
Temperatura, luminosidade, pressão, dureza da água e ph.
Alcalinidade do solo, luminosidade, pressão, umidade, ph.
Uma área degradada pode regenerar-se naturalmente quando há algum fator biológico que seja capaz de iniciar a recuperação, como a existência de um banco de sementes no solo e a presença de vetores de polinização e dispersão no local. A inexistência desses fatores, por sua vez, pode dificultar a regeneração desse ambiente, sendo necessária uma intervenção externa para sua recuperação. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os termos recuperação e restauração de ecossistemas degradados referem-se ao mesmo processo biológico.
As técnicas de controle de erosão são importantes para a recuperação de áreas degradadas, pois a falta de cobertura vegetal acelera os processos erosivos em áreas mais instáveis, como margens de rios.
Quanto menor for o nível de alteração do ambiente, mais lentamente ocorrerá o processo de regeneração natural.
A presença ou ausência de certas espécies, bem como a sua densidade, pode indicar a qualidade do ambiente, mas não a degradação dos ecossistemas.
Sobre o método de coloração de Gram, pode-se afirmar que os cocos são geralmente positivos, com exceção do gênero:
Borrelia
Staphylococcus
Neisseria
Streptococcus
Clostridium
A ictiofauna brasileira compreende 2.300 espécies em água doce e 1.298 espécies marinhas. O estudo sistematizado da ameaça de extinção de espécies de peixes no Brasil teve início em 1989, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A intensa exploração pesqueira, com exceção da pesca de subsistência, incluindo aspectos particulares como a caça submarina e a captura para o comércio aquarista e de medicina popular, tem levado diversas espécies à situação de sobrepesca ou ameaça de extinção.
A bacia Amazônica é, de longe, a mais rica em espécies no Brasil (aproximadamente 1.400 espécies no território brasileiro), deve sua riqueza não apenas à sua grande área, mas também a fatores históricos, juntamente com sua heterogeneidade ecológica e complexidade geomorfológica.
Atualmente, têm-se informações necessárias para a aplicação dos critérios de avaliação do estado de conservação em peixes marinhos, bem como dados populacionais suficientes e informações sobre aspectos biológicos gerais para a maioria das espécies.
Os maiores impactos, estimados a partir dos dados preenchidos nas fichas de avaliação das espécies da ictiofauna marinha brasileira, são causados pela introdução de espécies exóticas e pelas ameaças indiretas, tais como falta de alimentos.
Para a manutenção do ciclo hidrológico é necessário o aporte de energia, assinale a alternativa que corresponde a fonte de energia para a manutenção deste ciclo:
Material radioativo.
Sol.
Energia Geotérmica.
Energia maremotriz.
Desertificação é
o processo de formação de desertos em áreas tropicais úmidas e semiúmidas decorrente de mudanças climáticas.
o processo de degradação do solo que gera campos de dunas.
a degradação da terra em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de diversos fatores, como variações climáticas e atividades humanas.
a degradação das terras causada por ação antrópica, independentemente de variações do clima.
as bactérias se reproduzirem, preferencialmente, de forma sexuada e gerarem novas variedades de bactérias resistentes ao primeiro antibiótico.
as bactérias selecionadas se reproduzirem de forma assexuada, gerando rapidamente um grande número de descendentes também resistentes ao antibiótico.
os antibióticos perderem seu efeito ao longo do tempo e provocarem mudanças fisiológicas nas pessoas que as tornam menos às resistentes bactérias.
os antibióticos induzirem mutações nas bactérias, tornando-as mais resistentes e permitindo a transmissão dessa característica a seus descendentes.
Os elementos figurados do sangue periférico de um indivíduo sadio, ao serem observados numa lâmina corada pelo Wright-Giemsa, apresentam as seguintes características, EXCETO:
numericamente: hemácias < leucócitos > plaquetas.
com relação ao tamanho: leucócitos > hemácias > plaquetas.
os megacariócitos (precursores plaquetários) não devem estar presentes na lâmina.
quantitativamente: leucócitos < plaquetas < hemácias.
volumetricamente: plaquetas < hemácias < leucócitos.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é um dos modelos de conservação mais sofisticados do mundo. Sua concepção vai além da manutenção da biodiversidade, pois possibilita vários usos do solo e dos recursos naturais. Assim, o SNUC se torna uma ferramenta para potencializar atividades que contribuem para a geração de emprego e renda, para o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do país, sem prejuízo para a conservação ambiental. De acordo com o SNUC,
reserva biológica é a área que abrange área destinada à preservação da diversidade biológica, onde podem ser efetuadas medidas de recuperação de ecossistemas ecológicos naturais alterados e de preservação e recuperação do equilíbrio natural, da diversidade biológica e dos processos.
reserva de fauna é a área natural com o objetivo principal de proteger os meios, a vida e a cultura de populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, ao mesmo tempo, busca assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes.
reserva extrativista é uma área natural onde vivem populações tradicionais apoiadas em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.
reserva de desenvolvimento sustentável é a área com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, onde são incentivados estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável dos recursos faunísticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...