Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa que é uma grave enfermidade. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os equinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. O agente causador dessa enfermidade é:
Rickettsia rickettsii.
Yersinia pestis.
Coxiella burnetii.
Rickettsia typhi.
Borrelia burgdorferi.
Uma análise crítica da percepção de Virchow em sua analogia entre o plano celular da vida e a utopia socialista revela um equívoco, traduzido em:
A contribuição da Teoria Celular para a construção do conhecimento científico no campo da Biologia está expressa no fato de que esta Teoria:
Considerando o papel dos cromossomos na transmissão hereditária e sua dinâmica ao longo do ciclo celular, pode-se afirmar:
Com base nos conhecimentos sobre diferenciação celular e considerando a importância do uso de célulastronco e de técnicas para sua obtenção, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra F, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A diferenciação celular é um processo restrito às etapas do desenvolvimento.
( ) A técnica permite a obtenção de células diferenciadas de difícil acesso in vivo, sem a utilização de processos invasivos.
( ) Células diferenciadas resultam de atividade regulatória específica que define o perfil metabólico dessas células.
( ) Em células diferenciadas, os processos de transcrição e tradução da informação genética se diferenciam daqueles que ocorrem nas demais células.
( ) A grande versatilidade das células em um organismo adulto reflete a presença de diferentes conjuntos gênicos em cada tipo celular.
Já no século V a.C., Hipócrates sugeria aos estudantes de medicina que considerassem fatores emocionais no tratamento e diagnóstico de doenças. Segundo essa ideia, válida ainda hoje no tratamento de doenças e na promoção da saúde, está correto:
O estilo de vida da pessoa pode interferir na habilidade do corpo em manter a homeostase e recuperar-se de alguma condição de estresse.
A homeostase, condição em que o líquido intersticial do corpo está dentro de certos limites fisiológicos, não se altera em condições de estresse, garantindo o equilíbrio do organismo.
Os mecanismos homeostáticos são controlados apenas pelo sistema endócrino, cardiovascular e respiratório.
Foi comprovado, através de estudos históricos, que não há relação entre condição socioeconômica e saúde.
Pessoas que não adoecem facilmente, mesmo submetidas a condições de grande estresse, são menos aptas a enfrentar desafios e olhar novas tarefas de maneira otimista.
Atualmente, admite-se que saúde deve ser caracterizada como bem-estar físico, mental e social. Algumas propostas de referenciais alimentares incluem exercícios físicos como parte importante na definição de uma dieta equilibrada. A relação entre alimentação, estilo de vida e saúde está corretamente apresentada em:
As gorduras, em exercícios de alta intensidade, são preferencialmente metabolizadas no corpo para obtenção de energia, ajudando no combate à obesidade.
A ingestão de menor quantidade de gordura ajuda a evitar obesidade, que é um fator de risco para desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Carboidratos armazenados no corpo na forma de amido e gorduras, principalmente na forma de triglicerídeos, são as principais fontes de energia para o corpo, durante a realização de atividade física.
Dados de pesquisa científica apontam que emoções como a raiva e a hostilidade exercem pouca influência na saúde geral do indivíduo.
O risco de desenvolver problemas como aterosclerose, artrites e dores lombares não apresenta relação dose-dependente com excesso de peso.
Os humanos estão expostos a diversos fatores estressantes ligados ao ambiente e também a condições de natureza biológica. A má nutrição deve ser entendida como um desses fatores. Dessa forma:
Dietas deficientes em calorias e satisfatórias em proteínas são possíveis e comuns em regiões subdesenvolvidas.
A deficiência na ingestão de lipídeos de origem vegetal não pode ser relacionada a problemas de má nutrição.
A deficiência protéica na nutrição humana pode ser atribuída principalmente à falha na ingestão dos aminoácidos essenciais.
O marasmo é uma doença presente em crianças submetidas a dietas com deficiência de micronutrientes.
A quantidade de alimento pode ser adequada, nos casos de subnutrição, porém a ingestão de nutrientes apresenta deficiência.
Considerando os processos fisiológicos humanos, está correto:
As trocas gasosas entre o sangue e o ar dos pulmões ocorrem nos brônquios.
As válvulas do coração humano têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
A passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra, por meio de mediadores químicos, consiste na sinapse nervosa.
Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãosalvo.
Os aminoácidos, após a digestão das proteínas no sistema digestório, passam para a corrente sanguínea e são absorvidos no estômago.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...