Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A condição de organismos fotoautótrofos caracteriza as plantas, ao lado de outros atributos anatomo-fisiológicos que as agrupam em um só Reino. Com base no conhecimento desses atributos, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra F, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A presença de estômatos na superfície foliar compensa a impermeabilidade criada pela cobertura cerosa cuja função foi essencial para o controle hídrico do vegetal.
( ) Processos celulares de transporte como difusão e transporte ativo se associam a mecanismos de natureza física que garantem a disponibilidade de água e nutrientes para toda a planta.
( ) As estruturas de sustentação nas plantas terrestres são constituídas de um mesmo tipo de célula em seus diversos tecidos.
( ) O crescimento das partes aéreas e a demanda energética deste processo estão dissociados do sucesso ecológico da planta.
( ) As adaptações morfológicas das plantas terrestres respondem às exigências de sobrevivência em dois mundos distintos, acima e abaixo do solo.
Sobre os efeitos do álcool no organismo, considere:
I. O álcool não deve ser considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central.
II. Os fatores que podem levar ao alcoolismo envolvem aspectos de origem biológica, psicológica e sociocultural.
III. A síndrome de abstinência do álcool, segundo o Cebrid, é um quadro que tem início de 6 a 8 horas após a parada da ingestão de álcool.
IV. As doenças mais frequentes no alcoolismo são as relacionadas ao sistema respiratório (p. ex. asma) e ao sistema digestório (p. ex. pancreatite).
Está correto o que se afirma em
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III, IV.
maior população em pH em torno de 7, e que o fungo tem uma população sempre menor, com máxima em pH em torno de 5.
maior população em pH em torno de 10, e que o fungo tem uma população sempre menor, com máxima em pH em torno de 8.
maior taxa de crescimento em pH em torno de 7, enquanto que o fungo tem taxa de crescimento sempre menor, mas com máxima em torno de 5.
maior taxa de crescimento em pH em torno de 10, enquanto que o fungo tem taxa de crescimento sempre menor, mas com máxima em torno de 8.
maior taxa de crescimento em pH a partir de 4, enquanto que o fungo tem taxa de crescimento sempre menor, mas com máxima a partir de 2.
Considerando aspectos anatomo-fisiológicos de plantas como a videira, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A produção do orvalho é uma resposta fisiológica à perda de água pela planta através da transpiração.
II. A distribuição de açúcares por toda a planta em resposta às demandas energéticas é atribuição dos vasos lenhosos.
III. A videira, como uma angiosperma, apresenta grande interação com biopolinizadores.
IV. A produção de frutos conferiu às angiospermas um grande potencial de dispersão, com importante repercussão evolutiva.
alga azul - simbiose com animais do lago, alterando equilíbrio.
cianobactéria - produção de toxinas nocivas aos animais e ao homem.
espiroqueta - infecção de animais e do homem.
actinobactéria - simbiose com animais do lago, alterando equilíbrio.
clorófita - consumo de oxigênio do lago, levando à anóxia nas águas mais profundas.
A figura é um cladograma que mostra algumas das características compartilhadas pelos grupos de planta, numa perspectiva evolutiva. Sobre as algas, colocadas à parte no cladograma, pode-se afirmar:
Numa perspectiva ecológica, a análise da situação descrita permite considerações que incluem:
No meio marinho, é cada vez mais reconhecida a importância das bactérias marinhas. Estudos filogenéticos mostraram que a vida surgiu de um ancestral comum e os dois grupos são procarióticos: Archaea e Eubacteria. A partir de estudos com ARN ribossomial, tornaram-se possíveis as seguintes conclusões:
a grande maioria das bactérias marinhas é cultivável em laboratório, o que pode facilitar diversos estudos de taxonomia e de processos no mar.
a superfície dos oceanos não possui estratificação do bacterioplâncton.
o maior grupo das Archaea é o das proteobactérias, com distribuição cosmopolita.
as bactérias associadas às partículas diferem daquelas de vida livre quanto a tamanho, metabolismo e interações intra e interespecíficas.
não há diferenças estruturais entre as bactérias marinhas.
Homeostase pode ser entendida pela constante busca do organismo para um equilíbrio que permita a manutenção da vida. É neste sentido que os processos celulares, teciduais, orgânicos e sistêmicos ocorrem, organizamse, adaptamse e mantêmse dentro de parâmetros considerados fisiológicos ou normais. Diante dessa afirmação, qual das alternativas abaixo NÃO representa um processo homeostático nos seres humanos?
Termorregulação.
Osmorregulação.
Excreção.
Carboxilação.
Regulação da glicemia.
Do ponto de vista evolutivo, as aquisições destacadas no cladograma conferiram às plantas vantagens adaptativas, a exemplo de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...