Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:
As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.
As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.
O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.
A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.
Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.
Acerca de aspectos relacionados ao tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A escolha de indivíduos que apresentem as características de interesse e a produção de novas plantas sem a manipulação laboratorial do código genético é considerada uma forma de melhoramento genético.
Com relação à parasitologia, julgue os itens subseqüentes.
6O diagnóstico da malária baseia-se em observações clínicas e detecção do parasita em esfregaço de sangue corado pelo método Giemsa.
As plantas com flores se tornaram dominantes no mundo inteiro entre 80 a 90 milhões de anos atrás. As possíveis razões para esse sucesso incluem todas as adaptações exceto
resistência à seca e ao frio.
produção de sementes em cones ou estróbilos.
evolução da deciduidade.
enorme diversidade química incluindo formas de defesas contra doenças e herbívoros.
evolução de mecanismos especializados de polinização e dispersão.
Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.
Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:
I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.
II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.
III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.
É correto o que se sugere em
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Acerca de aspectos relacionados ao tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A maioria das modificações genéticas realizadas com vistas à produção de organismos transgênicos envolve alterações químicas nas bases nitrogenadas, o que modifica as estruturas dos anéis duplos das pirimidinas.
Com relação à parasitologia, julgue os itens subseqüentes.
Lombriga (Ascaris lumbricoides) causa baixas mortalidade e morbidade.
Indique qual dos seguintes grupos de organismos pertence ao mesmo nível taxonômico.
Fungi, Monera e Chlorophyta.
Insecta, Mammalia e Mollusca.
Apis, Homo e Drosofila.
Lepidoptera, Primata e Bryophyta.
Leguminosae, Formicinae e Sphyngoidea.
Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.
II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.
III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Acerca de aspectos relacionados ao tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Para a obtenção de uma planta transgênica, deve-se inserir, no DNA de um indivíduo, um ou mais genes diferentes dos que lá se encontram, isolados de outro indivíduo necessariamente da mesma espécie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...