Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à biogeografia é falso dizer que
longos períodos de isolamento levaram à produção de formas únicas de vida em muitas regiões da terra.
regiões biogeográficas correspondem às massas de terras isoladas há muitos milhões de anos pelo deslocamento continental.
os deslocamentos continentais ocorreram até o final do cretáceo há 70 milhões de anos.
as grandes regiões amplamente aceitas são Neártica, Paleártica, Etiopiana, Oriental, Australiana e Neotropical.
condições ambientais semelhantes dentro de cada região levaram à evolução de soluções semelhantes.
O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de
garças
jaburus
jacarés.
capivaras
araras-azuis.
Acerca de aspectos relacionados ao tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Modificação genética em um vegetal que altere apenas 1% de seu DNA não é suficiente para produzir alterações nas características fenotípicas do indivíduo.
A microscopia óptica foi o método que permitiu o início dos exames histológicos e citológicos. A partir daí, diversas técnicas passaram a ser desenvolvidas para corte e coloração dos materiais. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
O corante de Giemsa é utilizado no diagnóstico de malária.
"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".
(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)
Segundo o texto
as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.
as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.
os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.
O rápido avanço da engenharia genética aplicada à agricultura tem gerado polêmica mundial e efeitos político-econômicos bastante significativos. Embora os alimentos que têm origem em organismos geneticamente modificados (OGM) sejam aceitos em alguns países, a rejeição a eles por parte de alguns países vem gerando uma demanda por alimentos convencionais. Esses mercados estão exigindo que seja assegurada a ausência de contaminação por OGM ao longo de toda a cadeia produtiva.
Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Os vegetais transgênicos produzidos para serem resistentes a um tipo de praga específica oferecem amplo benefício para o meio ambiente sob diferentes aspectos, além do fato de que o uso de defensores químicos será praticamente nulo.
Considerando o gráfico acima, que representa duas curvas teóricas de crescimento de uma população, julgue os itens a seguir.
A curva I representa o crescimento potencial caso não haja resistência ambiental.
A figura acima mostra um fluxograma para execução das atividades relacionadas a suspeitos de cólera. Com base nesse fluxograma e sobre a cólera, causada pela bactéria Vibrio cholerae, julgue os itens que se seguem.
Todos os sorogrupos de Vibrio cholerae são patogênicos.
Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde
a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.
a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.
o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.
a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.
a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.
Julgue os itens que se seguem, acerca do controle biológico de pragas.
O controle biológico de pragas aumenta os efeitos adversos dos agrotóxicos sobre a saúde humana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...