Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um professor colocou protozoários de água doce em um meio hipertônico, rico em partículas alimentares. Em seguida, perguntando aos alunos o que poderia ser observado nesses protozoários, obteve as seguintes respostas:
I. Intensificação da atividade dos vacúolos pulsáteis.
II. Intensificação da formação de fagossomos.
III. Intensificação da ação dos lisossomos.
IV. Diminuição da atividade dos vacúolos pulsáteis.
V. Diminuição da formação de fagossomos.
São compatíveis com o experimento APENAS
III, IV e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
I e III.
Numa aula de Ciências, os alunos construíram um terrário. Sobre terra úmida colocaram pedaços de xaxim umedecidos e, com um estilete, rasparam sobre eles soros de uma folha de samambaia. Cobriram o terrário com uma placa de vidro, colocaram-no em local iluminado e, regularmente, pulverizaram água sobre o xaxim, para manter a umidade. Usando microscópio quando necessário, puderam observar a seguinte seqüência de etapas do ciclo de vida das samambaias:
esporo → prótalo → gametângios → esporófito
esporo → esporófito → gametângios → prótalo
esporo → gametângios → prótalo → esporófito
esporófito → prótalo → gametângios → esporo
esporófito → esporo → gametângios → prótalo
A homeotermia depende, em grande parte, da energia obtida do próprio metabolismo. Contribui para essa capacidade, por distribuir O2 mais eficientemente, a circulação
dupla e incompleta.
dupla e completa.
aberta e completa.
simples e completa.
fechada e incompleta.
As afirmações abaixo referem-se à fisiologia da respiração humana.
I. A acidez do sangue aumenta quando há liberação de gás carbônico e leva à diminuição da freqüência respiratória.
II. Os centros nervosos que controlam a respiração pulmonar localizam-se na medula oblonga.
III. Na espécie humana e nos outros mamíferos, a ventilação pulmonar depende da ação conjunta dos músculos localizados entre as costelas e do diafragma.
Dessas afirmações, APENAS
I é correta.
II é correta.
I e II são corretas.
II e III são corretas.
I e III são corretas.
Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo é possível descobrir os anticódons dos RNA transportadores responsáveis pela síntese de um polipeptídio codificado pelo seguinte trecho da fita ativa de uma molécula de DNA: TAC TCT GTA CAA GGA.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os RNA transportadores e o polipeptídio correspondente.
GGU AGA CAU GUU CCU e Tyr-ser-val-pro-gly.
UAC UCU GUA CAA GGA e Met-arg-hist-val-pro.
UAC UCU GUA CAA GGA e Tyr-ser-val-pro-gly.
GGU AGA CAU GUU CUU e Met-arg-hist-val-pro.
GGU AGA CAU GUU CCU e Pro-val-hit-arg-met.
O gráfico abaixo mostra os resultados de três experimentos em que linhagens da bactéria Escherichia coli desenvolveram resitência a três diferentes antibióticos.
A resistência se deve a mutações que ocorrem
ao acaso e os meios que contêm antibióticos eliminam os mutantes.
nos meios que contêm antibióticos e são causadas por eles.
com maior freqüência nas cinco primeiras gerações.
com menor freqüência da 5a à 10a gerações.
ao acaso e os meios que contêm antibióticos favorecem os mutantes.
Zooplâncton, peixes grandes, águias, peixes pequenos e fitoplânton incorporaram um inseticida organoclorado que, levado pela água das chuvas, atingiu um rio. Sabendo-se que esses grupos de seres vivos constituem uma cadeia alimentar, assinale a alternativa da tabela que mostra corretamente a concentração esperada (em ppm) do inseticida nos diversos organismos.
25 - 0,000 003 - 2 - 0,5 - 0,04
25 - 0,5 - 2 - 0,04 - 0,000 003
0,000 003 - 25 - 0,04 - 0,5 - 2
0,5 - 0,000 003 - 0,04 - 2 - 25
0,04 - 25 - 2 - 0,000 003 - 0,5
Em uma aula de campo, os alunos coletaram alguns espécimes de animais. Baseado nos exemplares coletados, como mostra a figura abaixo, o professor, no laboratório, poderá desenvolver todas as competências de seus alunos, exceto uma. Assinale-a.
Identificar os diferentes tipos de artrópode.
Classificar os artrópodes em classes ou grupos.
Identificar o processo de reprodução dos artrópodes.
Distinguir as várias formas do corpo dos artrópodes.
Caracterizar a morfologia externa dos artrópodes.
Analisando o desenvolvimento embrionário de equinodermos e cordados, os cientistas encontram relações de parentesco evolutivo entre os dois grupos, uma vez que ambos são
diblásticos, enterocelomados e protostômios.
diblásticos, esquizocelomados e deuterostômios.
triblásticos, enterocelomados e protostômios.
triblásticos, esquizocelomados e deuterostômios.
triblásticos, enterocelomados e deuterostômios.
Indicadores revelam que, no Brasil, doenças evitáveis, causadas por bactérias, são responsáveis por grande parte das mortes de crianças com menos de um ano. Assinale a alternativa que relaciona corretamente uma doença bacteriana ao seu modo de transmissão e à sua profilaxia.
Gastroenterite Contaminação fecal de água ou alimento Saneamento básico
Febre tifóide Gotículas de saliva Vacinação
Poliomielite Contato direto Vacinação
Tétano Contaminação acidental de ferimentos Saneamento básico
Sarampo Gotículas de saliva Vacinação
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...