Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As pontes de hidrogênio que ligam duas moléculas de água são muito importantes para a existência dessa substância em nosso planeta, uma vez que essas ligações químicas são responsáveis pela
contração do espaço entre as moléculas no congelamento, formando estrutura fechada.
permanência da água em estado sólido, com ligações firmes e alta densidade.
pequena capacidade térmica da água para o aquecimento de regiões geladas.
capacidade que as moléculas de água têm de atuar como solvente universal.
existência de água líquida, além do gelo e do vapor d'água.
"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".
No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:
hipóteses, fatos, experiências controladas.
hipóteses, experiências controladas, fatos.
fatos, hipóteses, experiências controladas.
fatos, experiências controladas, hipóteses.
experiências controladas, hipóteses, fatos.
A discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo:
o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo.
as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo.
as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal.
o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros.
na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto.
Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que
os cientistas elaboram hipóteses baseados em fatos observados.
as explicações científicas tiram a grandeza e a glória dos mistérios do mundo.
a produção de alimentos exige obrigatoriamente tecnologia complexa.
as altas taxas de sobrevivência infantil ocorrem sem interferência de tecnologia.
o papel do ser humano na natureza só pode ser redefinido através de tecnologia.
Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele
utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios.
apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor.
proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo.
proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos.
tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos.
No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:
As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.
As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.
O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.
A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.
Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.
Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.
Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:
I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.
II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.
III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.
É correto o que se sugere em
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.
II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.
III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que
cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.
a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.
deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.
há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.
as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve
propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.
possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.
reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.
enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.
pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...