Questões de Biologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As pontes de hidrogênio que ligam duas moléculas de água são muito importantes para a existência dessa substância em nosso planeta, uma vez que essas ligações químicas são responsáveis pela

  • A.

    contração do espaço entre as moléculas no congelamento, formando estrutura fechada.

  • B.

    permanência da água em estado sólido, com ligações firmes e alta densidade.

  • C.

    pequena capacidade térmica da água para o aquecimento de regiões geladas.

  • D.

    capacidade que as moléculas de água têm de atuar como solvente universal.

  • E.

    existência de água líquida, além do gelo e do vapor d'água.

"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".

No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    hipóteses, fatos, experiências controladas.

  • B.

    hipóteses, experiências controladas, fatos.

  • C.

    fatos, hipóteses, experiências controladas.

  • D.

    fatos, experiências controladas, hipóteses.

  • E.

    experiências controladas, hipóteses, fatos.

A discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo:

  • A.

    o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo.

  • B.

    as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo.

  • C.

    as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal.

  • D.

    o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros.

  • E.

    na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto.

Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que

  • A.

    os cientistas elaboram hipóteses baseados em fatos observados.

  • B.

    as explicações científicas tiram a grandeza e a glória dos mistérios do mundo.

  • C.

    a produção de alimentos exige obrigatoriamente tecnologia complexa.

  • D.

    as altas taxas de sobrevivência infantil ocorrem sem interferência de tecnologia.

  • E.

    o papel do ser humano na natureza só pode ser redefinido através de tecnologia.

Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele

  • A.

    utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios.

  • B.

    apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor.

  • C.

    proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo.

  • D.

    proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos.

  • E.

    tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos.

No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:

  • A.

    As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.

  • B.

    As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.

  • C.

    O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.

  • D.

    A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.

  • E.

    Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.

Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.

Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:

I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.

II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.

III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.

É correto o que se sugere em

  • A.

    I apenas.

  • B.

    II apenas.

  • C.

    I e II apenas.

  • D.

    II e III apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.

II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.

III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que

  • A.

    cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.

  • B.

    a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.

  • C.

    deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.

  • D.

    há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.

  • E.

    as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve

  • A.

    propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.

  • B.

    possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.

  • C.

    reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.

  • D.

    enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.

  • E.

    pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...