Questões de Biologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) é um orgão com poder decisório que avalia processos de liberação de organismos geneticamente modificados (OGM) em condições de campo para fins de pesquisa e comercialização sob quaisquer condições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

Atualmente, genes que conferem resistência a antibióticos, como kanamicina e higromicina, devem ser utilizados como marcadores no desenvolvimento e na seleção de OGM para fins de pesquisa e comercialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, para determinar a segurança de um OGM que venha a constituir um novo alimento, é suficiente o estudo de mudanças da composição e a avaliação das seguintes etapas de desenvolvimento do produto: o doador, o receptor e o produto do gene.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

A utilização de soja tolerante a herbicida tem permitido reduções de custo de produção que chegam a 30% no Brasil. Mesmo sendo a soja uma planta autógama, com parentes silvestres no país, não há possibilidade de fluxo gênico entre lavouras próximas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

A certificação de um laboratório que atenda às Normas de Boas Práticas de Laboratório pode ser obtida por meio da CTNBIO.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

A biossegurança consiste de um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, desenvolvimento tecnológico, entre outros, que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.

O fluxo gênico refere-se a troca de informações entre indivíduos, populações ou espécies com a preservação da informação genética nas populações subseqüentes. O fluxo gênico somente se estabelece quando há isolamento entre as espécies consideradas e o cruzamento entre elas não ocorre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Teixeira e Valle (1996) conceituaram biossegurança como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Em um laboratório de microbiologia, a biossegurança se aplica desde a avaliação dos riscos até as medidas de controle e proteção. No que se refere a biossegurança em laboratórios de microbiologia, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O mapeamento de riscos em um laboratório de microbiologia deve estar a cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA).

  • B.

    O mapeamento de riscos é feito levando em conta os grupos de riscos ocupacionais, os quais são indicados por cores. Por convenção, o grupo 1, cor marrom, indica riscos físicos, por exemplo: calor, frio, vibrações e radiações. O grupo 3, cor verde, indica riscos biológicos, como vírus, bactérias e fungos infecciosos.

  • C.

    Nos laboratórios em que são manuseados agentes infecciosos, devem ser previstos requisitos de segurança específicos, denominados níveis de contenção física, classificados, de acordo com o risco biológico, de 1 a 4, sendo o último o nível máximo de contenção.

  • D.

    Laboratórios classificados no nível máximo de contenção física devem ser construídos em área isolada e funcionalmente independente de outras áreas.

  • E.

    Cada laboratório de microbiologia deve estabelecer um plano para os procedimentos de emergência, fazendo a previsão das situações de emergência e indicando os procedimentos de segurança para cada situação.

Segundo Mamizuka e Hirata (2002), os riscos biológicos são decorrentes da exposição a agentes do reino animal, vegetal e de microrganismos ou de seus subprodutos. Desse modo, faz-se necessário avaliar e classificar os agentes, para manuseá-los e descartá-los corretamente. Para os microrganismos patogênicos ao homem, a classificação de riscos foi elaborada com base nas informações biológicas e etiológicas disponíveis para cada agente, variando de 1 a 4, sendo que para cada grupo, já foram estabelecidos os procedimentos para o manuseio, controle e descarte. Julgue os itens a seguir, considerando os riscos biológicos, o manuseio e o descarte de material biológico.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    III e IV.

A respeito dos organismos geneticamente modificados (OGM) já existe legislação específica. A Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/2005) estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem os OGM e seus derivados. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), estruturada sob a forma de colegiado multidisciplinar, estabelece os critérios para a manipulação e o descarte de OGM. Está prevista, para cada instituição que desenvolva pesquisas nessa área, a indicação de um pesquisador principal e de uma comissão interna de biossegurança (CIBio) que serão responsáveis pelo cumprimento das normas e determinações da CTNBio. Quanto ao manuseio e ao descarte de OGM, assinale a opção correta.

  • A.

    Quanto aos riscos, a CTNBio classificou os OGM em dois grupos. No grupo 1, estão aqueles organismos em que pelo menos um dos parentais é patogênico e, no grupo 2, aqueles em que os parentais não são patogênicos.

  • B.

    Do ponto de vista do risco ambiental, a maior preocupação é que possa haver a transferência de genes dos OGM para outros organismos na natureza, levando a possíveis distúrbios ambientais e até de saúde pública em função de alterações genéticas dos tipos selvagens desses organismos.

  • C.

    Os experimentos com os OGM devem ser realizados no nível máximo de contenção, exceto aqueles das etapas iniciais para a obtenção dos OGM, em que as transformações ainda não tenham sido bem-sucedidas.

  • D.

    O descarte de resíduos de experimentos com OGM é tratado com muito rigor. Depois de uma triagem, o destino final da maioria do material a ser descartado é a autoclavagem e a incineração; porém, aqueles com menos risco de contaminação ambiental, como culturas de células, restos de extratos de células, cultura de células transformadas inviáveis, podem receber o tratamento dispensado aos resíduos de outros tipos de experimentos.

  • E.

    No âmbito de cada instituição, o controle dos resíduos e o descarte final de produtos e insumos é de responsabilidade direta dos pesquisadores. Cada pesquisador tem de se responsabilizar pelos resíduos do seu experimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...